Não é de hoje que os simuladores estão sendo utilizados para promover o conhecimento teórico e prático em diversas áreas de atuação. Desde simuladores de voos e direção automobilística aos pacientes virtuais em aulas de medicina, a simulação no ambiente educacional se tornou uma importante ferramenta para promover a interação e a experimentação em diversos cenários possíveis, de uma forma didática que não apresentasse riscos reais.

Além disso, na atualidade, já não basta mais apenas absorver o conteúdo: o mercado de trabalho está exigindo profissionais mais capacitados, capazes de resolver conflitos com criatividade e proporcionando os menores riscos possíveis às empresas. A experiência prática através dos simuladores permite a aquisição de diferentes saberes práticos, mesmo dentro de sala de aula.

E com desenvolvimento cada vez mais rápido das tecnologias impactando a forma das pessoas se relacionarem e absorverem informações, o uso de simulação passou a proporcionar outros benefícios no ambiente educativo, tanto para professores, quanto para alunos.

Ficou interessado? Então confira agora alguns deles e descubra como utilizar essa ferramenta em suas aulas.

Uso de simulação no ambiente educacional

O uso de simuladores para ensinar aspectos práticos de determinado conteúdo data 1990, quando as tecnologias voltadas para a guerra passaram a ser aplicadas em situações cotidianas, barateando os custos dos aparelhos.

A partir daí, os avanços tecnológicos permitiram que os simuladores fossem adaptados para diversos contextos e áreas do conhecimento, incluindo gestão e negócios, visando avaliar estratégias sem a perda real de investimentos e/ou clientes.

Isso porque, além do caráter preventivo, os simuladores impactaram positivamente a educação, tornando possível a solidificação do aprendizado por sua capacidade de tornar palpável e visível aqueles conceitos explicados teoricamente.

Impacto positivo das novas tecnologias em sala de aula

Com a relação cada vez mais íntima entre pessoas e tecnologias digitais, sendo usadas largamente no cotidiano, as formas de aprendizado tradicionais passaram a ficar obsoletas e a entediar alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem.

Por isso, inserir tecnologias no ensino tem sido crucial para dinamizar as aulas e atrair a atenção das turmas. Dessa forma, o uso de simuladores se torna um bom aliado para a atualização do ensino.

No caso de simuladores empresariais, voltados para gestão de negócios, a aplicação está sendo bem avaliada por especialistas, profissionais e autores na área, que observam diversos impactos positivos em estudantes de graduação e especialização.

Isso porque, nesse contexto, diferentes variáveis influenciam os rumos dos negócios, sendo necessária uma capacidade de compreensão global e específica para prever, prevenir e gerir situações e seus impactos na empresa.

Dessa maneira, recorrer à simulação tem permitido uma capacitação mais realista de alunos de gestão empresarial e áreas afins, sem, de fato, colocarem em risco o capital investido no negócio existente.

Vantagens para professores e alunos

No ramo educacional, a prática de simulação permite diversas vantagens, quando comparada a situações onde as ferramentas são apenas os livros didático e, quando muito, alguns vídeos e casos ilustrativos.

No caso do simulador empresarial, seu funcionamento é como um jogo que permite vivenciar práticas reais dos negócios na área de gestão empresarial, economia, contabilidade, entre outras. Além disso, é possível fazer a adaptação para variadas disciplinas, sejam elas presentes em cursos de graduação, pós-graduação ou técnico.

Na prática, as teorias, técnicas e variáveis são convertidas em um jogo on-line, no qual os estudantes podem compreender o comportamento do mercado. Através do jogo, eles enfrentam desafios, avançando em diferentes níveis conforme cumprem corretamente as tarefas, os prazos e as metas estabelecidas. Os erros também impactam no aprendizado, demonstrando as possíveis consequências de uma má decisão ou atitude.

Aprendizagem de forma interdisciplinar

Além disso, os jogos não precisam resumir o conhecimento de apenas uma disciplina, podendo simular aspectos de diferentes matérias abordadas ao longo do curso ou ainda realizando uma conversação até com aspectos mais amplos, que envolvam estratégias de marketing ou gestão de pessoas, por exemplo.

A prática também promove um aprendizado empírico de outras habilidades, que são bastante determinantes na realidade dos negócios e que impactam positivamente a formação de um profissional capacitado. Entre elas estão a criatividade, a liderança, a cooperação no espaço de trabalho, a proatividade e o espírito inovador.

Dinamicidade nas aulas

Em busca de fugir um pouco dos livros didáticos e das aulas expositivas, onde muitos aspectos dos negócios aparecem distantes da realidade dos alunos, o simulador promove o contato direto com as situações que envolvem gerir uma empresa. Assim, os estudantes absorvem diversos conteúdos complexos, de uma forma lúdica e divertida, que relembram situações leves dos momentos de lazer.

Ainda assim, eles irão lidar com experiências desafiadoras que envolvem diversos aspectos importantes para a formação. Os jogos proporcionam desde a tomada de decisões em situações de risco, até a compreensão da dimensão temporal dos aspectos empresariais, o gerenciamento de crise e a capacidade de receber feedbacks sobre as decisões feitas.

Diferencial competitivo

O uso de simuladores empresariais também promove uma boa imagem da instituição educacional ou do curso ofertado. Por ser uma tecnologia que influencia positivamente o aprendizado, a promoção de aulas com simulação virtual se torna um diferencial que destaca o curso em relação aos concorrentes.

Seu uso pode ser utilizado como estratégia de marketing, para atrair mais alunos através da divulgação da ferramenta e de seus benefícios para a formação profissional.

Atualização profissional

Em momentos de crise, a atualização profissional também se torna uma exigência do mercado. No caso de professores na área de gestão, ser capaz de manusear e aplicar atividades com simuladores empresariais e outras tecnologias educativas permite um destaque frente à professores desatualizados.

No caso dos alunos, aulas que recorrem ao uso de simuladores também os colocam em melhores posições no mercado de trabalho. Por terem realizado experiências embasadas em situações reais do ramo, as empresas ficam mais seguras em contratar profissionais que, por experiência, têm menos riscos de colocar a empresa em situações negativas, difíceis de serem convertidas na realidade cotidiana.

Ou seja, o uso de simulação no ambiente educacional acaba sendo benéfico também para empresas que contratam estudantes que vivenciaram essas experiências, trazendo funcionários mais qualificados para a equipe.

Se você quer conhecer mais sobre o uso de tecnologias e simuladores no ramo empresarial, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!

EnglishPortugueseSpanish