Nos dias atuais um grande desafio que os professores enfrentam no ambiente escolar é conseguir manter a motivação dos alunos. A atenção na aula é essencial para garantir um bom desempenho nos estudos. Logo, algumas medidas devem ser tomadas pelos educadores para conseguir alcançar esse objetivo.

É fato que o professor do século XXI deve buscar novas metodologias que abordem temas e atividades que façam parte da realidade do aluno. Por exemplo, seria um grande retrocesso dar uma aula sem o uso de tecnologias digitais para alunos que as utilizam na maior parte da sua rotina.

Desse modo, para ajudar você a estimular o aprendizado dos alunos e oferecer conhecimento com criatividade, preparamos uma lista com 5 medidas que serão indispensáveis na preparação de aulas interativas e dinâmicas.

Confira as dicas e contribua para a melhoria no aprendizado dos alunos. Boa leitura!

1. Apresentar os conteúdos de forma visual

Os estudantes aprendem de maneira mais produtiva quando há uma organização dos conteúdos. Fazer uma lista do que será visto durante a aula leva o aluno a fazer um mapeamento em sua mente. Assim, a aprendizagem é favorecida, pois ele saberá quais serão os próximos temas a serem abordados.

É importante fazer com que os estudantes se familiarizem com a aprendizagem. Logo, faz-se necessário dar uma explicação breve de cada tópico e deixá-los refletindo durante um tempo, para depois começar a aula e, obviamente, permitir que os mesmos participem com suas opiniões e ideias.

2. Misturar atividades online e offline

Com os avanços da tecnologia e o uso cada vez mais presente no dia a dia dos estudantes, a sala de aula não pode deixar de usar as ferramentas a favor do processo de aprendizagem. É importante realizar atividades tanto offline quanto online com os alunos. Por exemplo, uma aula sobre interpretação de texto é muito relevante para o desempenho dos alunos, mas já imaginou como seria dinâmico e interessante levar essa interpretação para o ambiente virtual, criando um fórum de debate sobre o texto?

Utilizar a internet no ensino é garantir uma maior aproximação do aluno com o ambiente escolar, já que os professores unirão a realidade da escola com os meios que já fazem parte do cotidiano de cada aluno.

3. Estimular os questionamentos e o trabalho em equipe

Tão importante quanto saber responder é saber perguntar. Os questionamentos dos alunos são muito importantes para o aprendizado. Dessa forma, o professor precisa dar abertura para que eles tirem suas dúvidas e não se sintam envergonhados ou retraídos.

Além disso, é essencial não dar respostas prontas, mas sim respostas que levem os alunos a refletirem sobre o assunto e incentivá-los a desenvolver críticas e novas ideias. Outro fator muito importante para manter a motivação dos alunos em sala de aula é inserir no currículo atividades que proporcionam a socialização entre os colegas, pois estimulam a construção do autoconhecimento.

4. Criar momentos únicos

Um professor que deseja ser ouvido deve criar aulas diferenciadas que prendam a atenção dos alunos. Portanto, faça algo original. Que tal vídeos engraçados sobre diversos temas? Permita que brincadeiras produtivas façam parte das aulas e abra espaço para a contribuição dos alunos. Pense em atividades que façam os estudantes se lembrarem do momento. Essa forma de ensinar, além de estimular a aprendizagem, aprofunda os relacionamentos.

5. Dar feedback e usar o reforço positivo

O feedback é muito importante no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, o professor precisa fazer uma análise das atitudes dos alunos e constatar o que está interferindo no desempenho dos mesmos. Assim, ao identificar as barreiras, o professor poderá, junto com o aluno, intervir e criar caminhos alternativos.

Também é essencial usar o reforço positivo, já que todos os seres humanos são movidos pelo que é favorável. Dessa forma, para motivar os estudantes e estimular o aprendizado, o professor pode utilizar o reconhecimento de suas participações e, claro, parabenizá-los pelas conquistas realizadas durante o período letivo.

Você curtiu o post? Então continue em nosso blog e leia agora mesmo o texto “4 sugestões de aulas interativas para utilizar em sala” e fique por dentro do assunto!

English EN Portuguese PT Spanish ES