Escolas, faculdades e universidades estão constantemente buscando maneiras de tornar a experiência educacional mais envolvente e relevante para os alunos como uma forma de se destacar frente à difícil concorrência atual.

Uma das abordagens inovadoras adotadas por muitas instituições é a realização de jogos empresariais entre turmas e unidades distintas do mesmo grupo educacional, transformando o aprendizado em um grande evento institucional, um grande desafio.

Neste post, quero falar um pouco sobre como a aplicação de jogos empresariais em universidades se tornou um evento significativo para os alunos, promovendo uma competição saudável, aprendizado prático e colaboração.

Jogos empresariais como um catalisador no ensino

Nos últimos anos, os jogos empresariais se tornaram uma ferramenta valiosa para o ensino superior, em especial. Essas simulações permitem que os alunos experimentem situações do mundo real em um ambiente controlado, desenvolvendo habilidades essenciais para suas futuras carreiras.

O que torna isso tudo ainda mais emocionante é a transformação desses jogos em um grande torneio entre turmas e cursos. Em vez de simplesmente integrar os jogos empresariais no currículo, as universidades estão adotando uma abordagem mais abrangente, organizando competições entre um grupo maior de alunos de diversas fases, cursos e unidades da instituição. Essas competições não apenas despertam o interesse dos alunos, mas também proporcionam benefícios significativos em soft e hard skills.

Promovendo uma competição saudável

A competição é uma parte fundamental da natureza humana. Quando canalizada de forma saudável, pode ser uma poderosa ferramenta motivadora. Os jogos empresariais trazem essa competição para o ambiente acadêmico de maneira inovadora, gamificada e construtiva.

Ao competirem em equipes, os alunos desenvolvem habilidades de trabalho em equipe, comunicação e resolução de conflitos (soft skills). Além disso, a competição os incentiva a se superarem, a buscar o conhecimento entre as diversas áreas estudadas e a aplicar suas habilidades de forma mais eficaz, resultando em um aumento na motivação e no comprometimento com o aprendizado.

Aprendizado prático e relevante

Uma das vantagens dos jogos empresariais é a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em situações do mundo real. Essa aplicação prática torna o aprendizado mais significativo e memorável para os alunos. Quando os jogos empresariais são organizados como eventos, os estudantes têm a chance de competir em cenários de negócios simulados, tomando decisões críticas e enfrentando desafios semelhantes aos que encontrarão em suas futuras carreiras.

Além disso, esses eventos podem envolver a participação de empresas reais como parceiras ou apoiadores, proporcionando aos alunos a oportunidade de interagir com profissionais do setor e ganhar insights valiosos sobre o mercado real.

Colaboração e networking

Os jogos empresariais não se limitam apenas à competição entre os alunos; eles também promovem a colaboração e o networking. Os estudantes são frequentemente incentivados a trabalhar em equipes multidisciplinares com pessoas que nunca viram antes, o que reflete a diversidade de habilidades e perspectivas encontradas no mundo real dos negócios.

Além disso, esses eventos muitas vezes envolvem júris compostos por professores e profissionais da área, proporcionando aos alunos a oportunidade de receber feedback construtivo e orientação de especialistas. Isso cria conexões valiosas que podem ser benéficas ao longo de suas carreiras.

Elevando a qualidade do aprendizado

A aplicação de jogos empresariais em universidades como um torneio é uma abordagem inovadora e eficaz para o ensino superior. Ao promover a competição saudável, o aprendizado prático e a colaboração, esses eventos enriquecem a experiência educacional dos alunos, preparando-os melhor para enfrentar os desafios do mundo dos negócios.

À medida que as universidades adotam essa abordagem, é essencial continuar refinando e expandindo esses eventos para garantir que eles atendam às necessidades dos alunos, da instituição e do mercado de trabalho em constante evolução.

Fica evidente, no meu ponto de vista, que os jogos empresariais, aplicados como uma grande competição, têm o potencial de elevar o aprendizado a um novo patamar, proporcionando aos alunos uma dinâmica mais completa, integrativa, desafiadora e muito envolvente, chegando muito próximo ao que os participantes vivenciariam em um ambiente real de negócios. Por esses aspectos a metodologia acaba aumentando a percepção do aluno quanto à inovação e à qualidade do ensino da instituição que está promovendo o evento.

A Simulare hoje presta esse tipo de consultoria e ajuda universidades a criarem estes eventos a partir dos nossos jogos empresariais. Se você tem interesse em conhecer um pouco, entra em contato com a gente =)

 

Créditos
Imagem destacada de LipikStockMedia no Freepik
Conteúdo escrito por Tiago Rodrigo Piccinin

EnglishPortugueseSpanish