Jogos de Empresas nas Instituições de Ensino

N

Eleva a qualidade do curso

 

N

Melhora a avaliação do MEC

 

N

Cria oportunidades de negócios e novas receitas

 

N

Atrai alunos e diminui a evasão

 

Nas instituições de ensino, o simulador é especialmente indicado para cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em Administração, Finanças, Economia, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção, presenciais e a distância. Pode, ainda, ser utilizado em outros cursos de diversas áreas de formação profissional com o propósito de promover o conhecimento sobre empreendedorismo e gestão de negócios, em alguns formatos como:

  1. Disciplinas regulares de jogos de empresas ou simulação gerencial
  2. Atividades complementares e de extensão
  3. Torneio interno e desafios
  4. Laboratório avançado de práticas executivas e gerenciais como atividade de conclusão de curso

Nos cursos a distância, a Simulare oferece soluções completas durante a utilização dos jogos de empresas, tais como professor mediador, tutoria e relatórios de acompanhamento dos alunos.

Alunos da UFSC que ganharam o jogo realizam a apresentação final da empresa
Alunos da UCPEL recebendo certificado após a conclusão dos jogos

Jogos de Empresas em Disciplinas Regulares

Esta é a forma mais comum de aplicação dos jogos. É aplicada em cursos de graduação, pós graduação ou ensino técnico com o objetivo principal de integrar os diversos conteúdos e disciplinas de gestão ou relacionadas e colocá-las em prática.

O simulador é utilizado em disciplinas regulares como:

  • Jogos de Empresas, jogos empresariais ou Business Games
  • Simulação de Negócios ou Simulação Gerencial.
  • Planejamento Estratégico
  • Estratégia de Custos
  • Teoria de Jogos
  • Empreendedorismo

O simulador tem aderência em, praticamente, qualquer disciplina que tem como objetivo ensinar conceitos básicos ou avançados de gestão… Com um grande diferencial, o aluno estará utilizando uma ferramenta bastante envolvente. Aprendendo fazendo.

Conteúdo complementar:

Jogos de Empresas como Atividade Complementar

A aplicação semelhante a anterior. Neste caso, o simulador pode ser ofertado como atividade complementar ou de extensão. A instituição cria uma disciplina presencial ou a distância de 20 a 40 horas/aula especialmente para essa finalidade. Além de contribuir com a aprendizagem, com a conclusão das atividades complementares obrigatórias dos alunos, cria uma excelente oportunidade de negócio para a instituição. A Simulare fica responsável por gerenciar os jogos e auxiliar tutores internos ou professores a tirar dúvidas dos alunos.

Objetivos:

  • Proporcionar uma excelente experiência de gestão de negócios em ambiente simulado, por meio de atividades individuais ou em equipes no contexto das operações empresariais.
  • Estimular os estudantes na compreensão e no uso de relatórios gerenciais no auxílio de atividades de planejamento e tomada de decisões.
  • Permitir o exercício de análise e acompanhamento de resultados da empresa simulada.

Veja também:

Jogos de Empresas em Pós Graduação MBA

O que se busca desenvolver em alunos de MBA é a habilidade em Tomar Decisões: A habilidade de Tomar Decisões é um dos principais objetivos no desenvolvimento dos líderes e gerentes nas empresas.

A Teoria dos Jogos vem sendo estudada ao longo dos anos exatamente para entender como funciona o processo de Tomada de Decisões na vida das pessoas e dentro das organizações, procurando desenvolver métodos e proposições para equacioná-las.

O simulador tem uma excelente aderência para cursos MBA. Podendo ser utilizado como fechamento do curso, pois possibilita integrar diversos conceitos aprendidos em uma dinâmica envolvente e memorável.

Veja mais:

Jogos de Empresas como Torneio

O Torneio é um evento competitivo e emocionante que normalmente envolve toda a faculdade ou rede de ensino. Assim como na atividade complementar, os participantes poderão testar e praticar, por meio do nosso simulador, seus conhecimentos em gestão de negócios, colocando em prática os diversos conceitos já estudados.

O Torneio poderá ser aplicado:

  • A distância: Os participantes recebem cronograma e informações via e-mail. Podem acessar o simulador de qualquer lugar em qualquer momento.
  • Presencial: É realizada a apresentação e o fechamento de forma presencial e as decisões são tomadas em sala em um único dia ou em vários dias. Podem acessar o simulador apenas em sala.
  • Parte presencial, parte a distância: É realizada a apresentação e o fechamento de forma presencial, mas os participantes tomam as decisões a distância.Podem acessar o simulador de qualquer lugar e a qualquer momento

Gostou? Veja também:

Alunos da USJT no torneio 'Escala Empresarial'. Atividade organizada pelo Prof. Alexandre Merofa

Pessoas que confiam na nossa Solução

 

Oswaldo Martins dos Santos FilhoOswaldo Martins dos Santos FilhoProfessor Universitário
Com o uso da solução em sala de aula, a instituição contará com um software específico que ajudará os alunos a entender o tema da Gestão Estratégica de Custos, Rentabilidade e Desempenho Organizacional de modo prático, inovador e interativo. A parceria entre nossa Universidade e a Simulare Sistemas traz benefícios aos alunos, à empresa e ao setor privado, através do treinamento e capacitação no uso do software de simulação de gestão de negócios. A partir desta parceria, tivemos um significativo aumento nas habilidades dos nossos alunos, disponibilizando-o para o mercado de trabalho como um profissional de alto desempenho.

Ver depoimento completo

Neidí SchneiderNeidí SchneiderConsultora Senior em Schneider Consultoria
A Simulare tem um trabalho primoroso no seu simulador de negócios. Utilizo ele constantemente em trabalhos junto ao cliente que exijam visão de sistêmica gestão, tomada de decisão e comportamento. O resultado tem sido de impacto favorável e de resultados posteriores de melhora significativa na gestão de pessoas e do negócio.Trata-se de um trabalho muito consistente.

Ver depoimento completo

José Carlos Reston FilhoJosé Carlos Reston FilhoProfessor de Pós Graduação
Os jogos de negócios da Simulare promovem um ambiente de aprendizado único em nossos MBA´s. Os alunos se defrontam com a metodologia learning by doing e aprendem a se posicionar gerencialmente praticando o processo de tomada de decisão. Consideramos o discernimento como competência chave a um gestor. E aprender a decidir corretamente, nos mais variados cenários, capacita os nossos alunos a enfrentar os desafios inerentes a alta gerência no mercado de trabalho. A parceria da Pós-Graduação IDAAM com a Simulare nos ajuda a manter a liderança do mercado.

Ver depoimento completo

Paulo Henrique OliveiraPaulo Henrique OliveiraProfessor Universitário
A Simulare tem se mostrado uma empresa moderna, por oferecer diversos cenários de um sistema que muito se aproxima do cenário real, e uma empresa ágil no meu atendimento como moderador. Utilizo esta solução em minhas turmas de último período de administração, o feedback dos alunos e da coordenação são os melhores possíveis! Percebemos que através deste sistema podemos oferecer um projeto integrador e multidisciplinar, preparando nossos alunos de uma forma muito mais eficaz para o mercado de trabalho. Tenho certeza que nossa parceria só está começando!

Ver depoimento completo

Fernando Henrique ZumbiniFernando Henrique ZumbiniProfessor Universitário
Os Jogos Empresariais estimulam a ação integrada entre o racional e o emocional, proporciona o crescimento profissional técnico e humano através de atividades lúdicas. As atividades desenvolvidas nos jogos estimulam os participantes à cooperação, iniciativa, integração entre o grupo, flexibilidade, motivação, desenvolvimento da comunicação, relação interpessoal e a visão sistêmica. Acima de tudo não se deixar vencer pelos obstáculos sempre buscando uma nova estratégia para vencer os mesmos. Despertando vários sentimentos que antes alguns participantes desconheciam ou até mesmo, não expressavam. Sentimentos tais como: espírito de grupo, vontade de vencer, espírito de liderança, tomada de atitude, ansiedade e comprometimento. Para ...

Ver depoimento completo

Sueli Maria Weiss RankSueli Maria Weiss RankProfessora Universitária
Já utilizo o jogo de empresas da Simulare há 4 anos. Utilizar o simulador tem sido ótimo pois os alunos aprendem realmente como funciona a dinâmica do mercado. Eles tem possibilidade de simular, analisar e modificar decisões conhecendo os seus efeitos sobre o resultado da empresa, o que é fantástico, pois,  abre muitas possibilidades de atuação.  O sistema está sempre recebendo melhorias e ficando mais amigável e eficiente. Os alunos, por sua vez, aprovam as ferramentas e ficam ansiosos para conhecer o resultado das suas decisões por isso considero-o uma ótima ferramenta para materializar os conteúdos para os alunos propiciando a ...

Ver depoimento completo

Ailton DutraAilton DutraProfessor na FPB - Faculdade Internacional da Paraíba

Gostaria de compartilhar nossa experiência excepcional com o lançamento dos Jogos de Negócio Simulare em nossa turma de Processos Gerenciais hoje a noite.

Todos nossos alunos ficaram maravilhados com a novidade de pudermos reforçar os conhecimentos aplicados durante o curso, agora, de "forma prática" e num trabalho muito afinado em equipe.

Foi uma noite memorável e de muita expectativa para o que vem por aí proporcionado por essa excelente ferramenta de gestão.

Aproveito aqui para agradecer a vocês pela presteza e compromisso de nos acompanhar nesse momento inicial, resolvendo nossas dúvidas e se prontificando em ...

Ver depoimento completo

Regina SousaRegina SousaProfessora Universitária
Comecei a utilizar o jogo de empresas da Simulare no semestre passado 2014.1 na Faculdade onde ensino. E trabalhar com esse Simulador está trazendo muitos aprendizados para meus alunos. Pois através do Simulador eles têm a capacidade de unir a teoria adquirida na Faculdade à prática. Com isso as aulas se tornam mais dinâmicas com os alunos envolvidos em todo o processo. Sempre na busca de melhores resultados a cada decisão e estratégias utilizadas, fazendo com que eles desenvolvam capacidades de liderança diante das tomadas de decisões e como consequência de toda essa dinâmica também criando o espirito de competição.Espero ...

Ver depoimento completo

Pedro ShimePedro ShimeProfessor Universitário
Quando comecei a dar aula na disciplina de simulação empresarial (jogos empresariais), na Universidade que leciono, pesquisei e encontrei apenas alguns softwares, conversei com alguns colegas que ministravam a mesma disciplina em outras instituições, e junto com o Departamento decidi pelo SIMULARE. Passado esse tempo, embora não conheça os outros softwares tanto quanto o SIMULARE, posso afirmar com tranquilidade que a decisão se mostrou correta. O jogo é fácil de operar, dinâmico e envolvente, por isso, já por várias vezes os alunos, por iniciativa deles, ficaram após a aula trabalhando no jogo. Importante, também o material que o mediador tem ...

Ver depoimento completo

Glenio do Couto Pinto JuniorGlenio do Couto Pinto JuniorProfessor Universitário

Sou Professor da Disciplina de Administração II no Curso Técnico de Administração da Escola Técnica Estadual João XXIII, uma escola da rede estadual de ensino, localizada no município de Pelotas/RS, uma das quatro maiores cidades do Rio Grande do Sul, com mais de 300 mil habitantes, duas Universidades, Faculdades e um dos maiores Institutos Federais de Ensino Técnico do país.

Minha escola ministra os cursos de Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade e Técnico em Informática, com uma média de 4 turmas de primeiro ano e 2 turmas de segundo ano em cada curso, totalizando aproximadamente 300 ...

Ver depoimento completo

E aí, gostou?

O que acha de falar com a gente para entender um pouco melhor e esclarecer possíveis dúvidas? Aguardamos seu contato.

English EN Portuguese PT Spanish ES