Como fazer com que os colaboradores fiquem satisfeitos, cooperem e ganhem novas experiências a partir de treinamentos? É mais do que sabido a relevância de um bom treinamento para que os processos da organização funcionem de forma eficaz e produtiva.

Este, portanto, é o principal foco do treinamento in company: desenvolver as competências dos colaboradores para que eles se tornem cada vez mais habilidosos e capazes de lidar com clientes.

No entanto, é importante ressaltar que, para que o treinamento cumpra o seu dever e seja efetivo, é necessário que haja profissionais capacitados. A base da capacitação é desenvolver, nos colaboradores, habilidades para que eles consigam lidar com situações rotineiras de maneira mais eficiente.

Ficou curioso e quer saber o que é exatamente o treinamento in company, conhecer suas vantagens e as principais dicas para implementá-lo de forma eficaz e conseguir a participação de todos os envolvidos? Então, confira nosso texto e boa leitura!

O que é treinamento in company?

O treinamento in company pode ser definido como uma capacitação para os funcionários, oferecida pela própria empresa. Tal investimento tem um impacto direto na qualidade dos resultados da organização, uma vez que os colaboradores se sentem mais aptos, motivados e preparados para realizarem as suas tarefas.

Esse é um tipo de treinamento totalmente voltado para dar assistência aos colaboradores em seus trabalhos e sanar dúvidas referentes à empresa. Essa é, portanto, a principal diferença do treinamento in company quando se compara com os demais tipos de treinamentos, os quais são mais específicos e orientados.

Há duas maneiras de colocá-lo em prática: educação a distância, diminuindo os gastos e facilitando o alcance; e a tradicional, utilizando um espaço com a presença de especialistas nas aulas.

Quais as vantagens deste tipo de treinamento?

Personalização do conteúdo

A primeira grande vantagem que uma empresa obtém ao contratar um treinamento in company é a possibilidade de personalizar os temas a serem abordados. Com isso, as necessidades da organização são contempladas.

Em outras palavras, isso significa que ao compreender em quais pontos os colaboradores devem desenvolver habilidades técnicas, por exemplo, consegue-se acordar com os preparadores do treinamento alguns ajustes sobre diversos assuntos.

Contextualização com a realidade corporativa

A possibilidade de contextualizar os assuntos que são ensinados aos colaboradores com a realidade da organização é uma grande vantagem.

É possível trabalhar tanto os casos de sucesso quanto os de fracasso que ocorreram no negócio, exemplificando as dificuldades do mercado no qual a empresa atua. Contextualizar o treinamento com a realidade do negócio ajuda no envolvimento das pessoas, além de auxiliar na absorção do conteúdo.

Flexibilidade de cronograma

No modelo tradicional, os estudantes precisar ir até a instituição de ensino em dias e horários pré-definidos, pois há várias pessoas participando do treinamento. Quando a capacitação é realizada exclusivamente para uma empresa, é possível ter um cronograma mais flexível, que não vai atrapalhar as operações do estabelecimento.

Tal flexibilidade é muito vantajosa tanto para o colaborador quanto para a empresa, uma vez que muitas pessoas desistem de se capacitar por falta de tempo.

Economia de tempo e garantia de engajamento

Como o cronograma é personalizado conforme as diretrizes da organização, os colaboradores que fazem um treinamento in company não precisam fazer grandes deslocamentos. Isso vai garantir a eles um bom ganho de tempo.

Simultaneamente, a empresa terá a certeza de que vai haver comparecimento e também o engajamento dos funcionários.

Fortalecimento do espírito de equipe

Durante a realização do treinamento in company, os colaboradores saem um pouco das suas tarefas. Isso ajuda a aproximar as pessoas e até fortalecer o espírito de equipe.

Nos casos em que há vários departamentos reunidos para fazer um treinamento, por exemplo, há também uma integração natural de várias equipes diferentes. Se analisarmos, hoje, o que os RHs fazem para integrar os funcionários, esse pode ser um grande benefício.

Redução de custos com educação corporativa

E, por fim, uma vantagem muito relevante: a redução de custos. Ao personalizar os treinamentos, as empresas são capazes de criar grandes volumes de conteúdos que atendam às suas necessidades. É possível, portanto, envolver a maior quantidade de colaboradores e estabelecer um cronograma que não atrapalhe a rotina de suas operações.

Isso tudo vai ajudar a reduzir vários custos: tempo de inatividade, deslocamentos, pagamentos a fornecedores (cursos em geral, escolas técnicas), entre outros. Quando se tem um bom planejamento e uma excelente execução, o programa de treinamento in company pode otimizar significativamente o investimento.

Quais as principais dicas para fazer um bom treinamento?

  • tenha entendimento pleno sobre o seu negócio: é imprescindível que se tenha um entendimento profundo sobre o estabelecimento, tendo, principalmente, a empresa detalhada como um todo, desde macro até micro ações;
  • examine as necessidades do negócio: após ter um bom conhecimento do negócio, é o momento de criar um planejamento para realizar o treinamento. Esse é, sem dúvidas, um ponto que deve ser levado muito a sério, pois é o principal para que as necessidades das empresas e as dificuldades dos colaboradores sejam pensadas;
  • realize uma avaliação de desempenho da equipe: ao implementar um programa de treinamento in company, é fundamental que se tenha um olhar estratégico e que se tome as decisões com base em análises das competências de cada colaborador. Para isso, o ideal é que se faça uma avaliação de desempenho, buscando encontrar necessidades que possam prejudicar a empresa;
  • coloque em prática: seja realizado de forma tradicional, seja a distância, é hora de colocar o treinamento em prática, sempre seguindo o que foi combinado com os diretores da organização. Dessa maneira, é possível monitorar o desenvolvimento;
  • implemente o treinamento de maneira correta: explique sobre o curso, o motivo da escolha, quais as competências que serão desenvolvidas e, claro, o que se deseja alcançar. Com uma atitude assim, é mais provável que o interesse da equipe seja conquistado e que o programa de treinamento seja um sucesso;
  • sempre avalie os resultados finais: o objetivo de tudo o que foi proposto é apenas um: trazer melhores resultados para a empresa. Caso isso não aconteça, pouco adiantou tanto empenho e trabalho em cada etapa. Portanto, é extremamente relevante que se avalie os resultados finais, identificando o retorno sobre investimento (ROI).

Depois de fazer essa análise minuciosa, ficará evidente a importância de se investir na capacitação dos colaboradores.

Afinal, uma equipe de funcionários bem treinados é a peça-chave para que uma empresa seja bem-sucedida, pois eles dão vida à organização, contribuem para que os objetivos e metas sejam alcançados e, após um treinamento in company, vão produzir muito mais, desperdiçando menos que o comum. Ou seja, motivos suficientes para investir no capital humano!

Agora que você já sabe o que é treinamento in company e conhece as nossas principais dicas para o desenvolvimento dos seus colaboradores, que tal continuar aprendendo? Então, aproveite a visita e leia também o texto “Você sabe o que são jogos empresariais?”.

EnglishPortugueseSpanish