Mais do que exercer meramente a função de chefes, os líderes de sucesso são capazes de buscar o crescimento da empresa ao mesmo tempo em que valorizam seus funcionários. E é para esse profissional que o mercado de trabalho está cada vez mais abrindo espaço, principalmente nas grandes empresas.

Mas, para isso, é muito importante saber reconhecer esses novos talentos. Até porque sabe-se que algumas características específicas são adotadas por quem tem esse espírito de liderança.

Portanto, se você quer de longe reconhecer os potenciais líderes de sucesso, acompanhe tudo o que trazemos neste post de hoje!

Relações interpessoais fortalecidas

Ao contrário do modelo tradicional, em que um bom líder devia ser temido pelos funcionários, o novo perfil busca a integração e a motivação. Dessa forma, aspectos mais humanos são adotados no ramo do empreendedorismo, de modo que o potencial de cada colaborador seja valorizado.

Nesse caso, as relações interpessoais são fortalecidas. Assim, o funcionário deixa de se sentir apenas como um número dentro da empresa. Atitudes simples, como uma aproximação baseada no diálogo, podem ser um grande passo para o aumento desse vínculo pessoal.

Atitudes do indivíduo observadas no dia a dia

Primeiro, é bom deixar claro que de modo algum o profissionalismo é colocado de lado em uma visão moderna de liderança. O que ocorre é uma mudança na percepção de bons negócios. Se antes apenas os objetivos da empresa eram absolutos, agora entram em cena os potenciais e as limitações dos colaboradores.

Para isso, é preciso olhar cada funcionário de modo individual. E o líder naturalmente lança essa espécie de observação exclusiva sobre os integrantes da sua equipe. Assim, será possível manter a boa convivência e distribuir tarefas que possam ser concluídas, entre outras vantagens.

Potencial de cada um valorizado

Para se tornar um bom líder, é fundamental unir forças e, dessa forma, potencializar o trabalho de toda a equipe. Nessa perspectiva, é imprescindível valorizar o que cada profissional faz de melhor, não é verdade?

Além de essa valorização resultar em um trabalho com maior qualidade, ela dá mais motivação para que os funcionários desempenhem a função com maior produtividade. Afinal, diferente das máquinas, os seres humanos precisam de estímulos para produzirem mais e melhor.

Comunicação eficiente

Uma boa comunicação pode ser a chave para grandes negócios, não é mesmo? E quando se tratam de bons negócios, os líderes de sucesso são imbatíveis. Tanto que eles mantêm uma comunicação eficiente junto aos seus colaboradores, para anunciar tanto oportunidades como mudanças de critérios.

Aliás, vale lembrar que as mudanças dentro de uma empresa não podem pegar os funcionários de surpresa. Uma atitude dessas chega a influenciar negativamente um funcionário, fazendo com que ele se torne menos produtivo.

Portanto, a comunicação eficiente informa as metas traçadas pela empresa, bem como assuntos de interesse do colaborador.

Integridade nas ações

Para conquistar o tão desejado respeito junto aos funcionários, um verdadeiro líder mantém uma postura coerente. Ele demonstra integridade em suas ações, servindo de exemplo para os demais da equipe.

Agindo de forma íntegra, ele não abre espaço para possíveis questionamentos de conduta. Por exemplo: se fossem utilizados “dois pesos e duas medidas”, privilegiando determinado funcionário e outro não, certamente essa postura resultaria em perda de credibilidade.

Além do mais, a integridade é um ótimo caminho para a aproximação com a equipe e a conquista da confiança.

Metas significativas traçadas

É tão bom caminhar e, por mais árduo que seja o percurso, saber exatamente aonde se quer chegar, não é mesmo? Da mesma forma é a atuação de um funcionário na empresa. Ele precisa de metas significativas para estimular o seu trabalho.

Por meio delas, é possível ultrapassar os obstáculos e situações de conflitos para, enfim, chegar à resolução de problemas. No entanto, se o colaborador não identifica essas metas, o trabalho pode soar como mesmice, causando desmotivação.

Maior aproximação com os funcionários

Em vez de se colocar acima dos funcionários para demonstrar autoridade, os líderes de sucesso comandam grandes equipes bem de pertinho. Isso mesmo! Ao fazerem parte da rotina dos funcionários, eles também transmitem humildade.

Assim, os colaboradores passam a depositar mais confiança e amizade nos seus líderes, pois a barreira da distância é quebrada. Essa atuação faz com que a dedicação de toda a equipe com o trabalho seja aumentada.

Ideias e sugestões ouvidas

Mais do que traçar metas e se colocar lado a lado de um funcionário, ser líder é saber ouvir o que cada um pensa e, até mesmo, suas sugestões para o melhor desempenho de um projeto. Por isso, quem tem espírito de liderança está sempre aberto a ideias inovadoras, capazes de intensificar o crescimento dos negócios. Por que não?

A habilidade de bom ouvinte também o coloca conectado com as melhores oportunidades para a empresa. Afinal, duas ou mais cabeças provavelmente pensarão melhor do que uma só!

Tarefas delegadas pelos líderes de sucesso

Se um líder de equipe conhece o potencial de seus colaboradores, detém a confiança deles e mantém a equipe motivada, o próximo passo é delegar tarefas. Dessa forma, a equipe terá mais autonomia para a realização do trabalho com responsabilidade, eficiência e foco nos resultados positivos para a empresa.

Nesses casos, a resposta chega a ser surpreendente, pois praticamente não é necessária uma intervenção da liderança. No novo modelo de gestão, a função do líder fica mais evidente nas situações de crise na empresa e para auxiliar nas dificuldades extraordinárias dos seus colaboradores.

Equilíbrio para o crescimento

Somente os líderes excepcionais conseguirão aliar o lado humano aos objetivos de crescimento de uma empresa. E tudo de maneira muito positiva e equilibrada. Dentro do modelo de liderança atual, os interesses pessoais, os da empresa e os dos funcionários precisam estar equilibrados como um tripé para o sucesso.

Assim, não é o interesse da empresa o que mais importa sobre qualquer hipótese. Mas a capacidade dos colaboradores de encontrarem satisfação no que fazem e, dessa forma, produzirem mais. Consequentemente, os resultados serão os melhores para a empresa e suas lideranças.

Com todas essas dicas ficou mais fácil identificar líderes de sucesso na sua equipe de trabalho, não é mesmo? Que tal compartilhar o nosso post nas redes sociais e ajudar os amigos a também identificarem os potenciais líderes em suas equipes?

EnglishPortugueseSpanish