O professor é considerado, desde os primórdios da educação, o elemento responsável pela transmissão do conhecimento aos alunos. Infelizmente, nos dias atuais, a maioria tem sofrido com o mesmo problema: alunos desinteressados e com um baixo rendimento nas aulas.

Então, se essa é uma realidade tão comum nas escolas, o que fazer para mudá-la ou, pelo menos, melhorar alguns aspectos?

Essa não é uma tarefa simples, pelo contrário, como muitos professores sabem, melhorar o desempenho dos alunos é um processo árduo e que exige muito compromisso. Para ajudar nisso, preparamos 5 estratégias que podem ser usadas pelo professor. Confira!

1. Mude a abordagem

Os tempos mudaram e os professores reconhecem que essas novas gerações de alunos não conseguem mais prestar atenção em aulas expositivas e monótonas. Principalmente a geração Z, os chamados “nativos digitais”, ou seja, aqueles que nasceram na era tecnológica e jamais viram um mundo desconectado.

Alunos dos dias de hoje só vão se interessar pelas aulas se elas forem mais atraentes do que os seus celulares. Portanto, o professor que deseja captar os alunos com seus conteúdos e, assim, melhorar o desempenho escolar, terão que transformar as aulas teóricas em exemplos práticos condizentes com a realidade dos estudantes. Dessa forma, o processo de aprendizado se torna mais atrativo e passa a ter mais sentido.

2. Aproveite as novas mídias

As aulas tradicionais em que os professores eram os detentores do saber e os alunos faziam o papel de discípulos já não são mais relevantes. Com os avanços tecnológicos, as possibilidades de acesso ao conhecimento aumentaram drasticamente. O conteúdo está a apenas um clique de distância dos alunos.

Portanto, o professor precisa utilizar essa facilidade a seu favor. Levar para a sala de aula todas as ferramentas digitais que possam ser utilizadas para o ensino, como os tablets, celulares, computador, enfim, tudo aquilo que já faz parte da realidade do aluno fora de sala de aula.

3. Faça do aprendizado uma diversão

Estudar pode sim ser divertido, quem disse que não? É muito válido utilizar a criatividade e, com a ajuda da tecnologia, preparar aulas interativas, dinâmicas e lúdicas. Assim, os alunos poderão adquirir o conhecimento de forma divertida e descontraída.

É essencial aproveitar o interesse dos estudantes pelas ferramentas digitais e levar jogos e aplicativos para surpreendê-los com atividades diferentes. E também explorar os ambientes da escola, como fazer visitas à biblioteca, quadra, sala de informática e outros, pois isso torna a rotina dos alunos mais leve e ainda melhora o desempenho deles.

4. Estimule os feedbacks sobre as aulas

Dar um feedback aos alunos sobre o que estão melhorando nas aulas é muito produtivo para que eles se sintam confiantes de como estão indo nas aulas. No entanto, faz-se necessário também receber um feedback dos alunos, aliás é por meio dele que o professor poderá fazer uma análise mais profunda do seu trabalho.

Dessa forma, torna-se possível identificar as dificuldades particulares de cada estudante e ainda ficar mais próximo do educando, tornando-se aberto e sensível às necessidades deles.

Lembrando que o objetivo principal desse feedback é a possibilidade de intervir na metodologia de ensino para adaptar o planejamento a fim de melhorar o desempenho dos alunos nas aulas.

5. Acompanhe o desempenho individual

Fazer um acompanhamento do aprendizado e do progresso de cada aluno é fundamental para verificar se os métodos utilizados estão atingindo os objetivos de transmitir o conhecimento. Esse tipo de diagnóstico ajuda tanto o professor quanto o aluno a entender sua evolução nos conteúdos do plano pedagógico.

Com os resultados é possível traçar estratégias de ensino mais eficazes. Com esse acompanhamento o professor poderá testar formas distintas de trabalhar os conteúdos e avaliar qual combina mais com cada turma.

É muito importante identificar as dificuldades dos alunos no aprendizado para que as atividades futuras sejam direcionadas a fim de minimizar essa lacuna e melhorar o desempenho dos alunos. Lembrando que a ideia não é apenas identificar o certo e o errado, mas saber como mensurar o desempenho e o conhecimento.

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