Além de cumprir tarefas relativas a determinada função dentro de uma empresa, a iniciativa de apresentar sugestões sempre demonstra proatividade e comprometimento com o trabalho. No entanto, é preciso saber o momento certo de vender ideias inovadoras, para que esse espírito de iniciativa não seja visto com maus olhos.

Afinal, é importante expressar pontos relevantes de forma organizada, coerente e dentro da política da empresa, não é mesmo? Assim, você terá boas chances de convencer a diretoria e colocar os seus projetos em prática.

Portanto, algumas dicas podem ajudar você a contribuir com a gestão empresarial de forma satisfatória. Fique por dentro das dicas que preparamos no post de hoje. Confira a seguir:

Convença com um bom Pitch

Sabe aquelas primeiras palavras que podem valer ouro se bem colocadas nos momentos de conflito? São elas que traduzem a ideia de um Pitch — que significa, no bom português: discurso de elevador.

Na apresentação de um projeto, o Pitch deve durar entre 2 e 3 minutos — tempo suficiente da subida ou descida em um elevador. Então, aproveite cada segundo para ser objetivo nas suas colocações e convencer para os passos que virão a seguir, provavelmente mais detalhados.

Vale lembrar que o Pitch geralmente é preparado para ser falado. Porém, ele pode ser exibido por slides, por exemplo, dependendo do espaço e forma de apresentação na empresa.

Uma boa dica é preparar material leve e dinâmico, contendo informações básicas sobre o mercado a ser atacado, como o produto atende tal necessidade e, claro, o potencial do negócio conforme as metas empresariais.

Considere a cultura da empresa

Não basta só identificar determinado problema em uma organização e bolar o plano perfeito para resolver as questões. Antes disso, é muito importante avaliar se a ideia está alinhada com o que já é praticado e bem-aceito pela gestão. Não dá para querer mudar a cultura da empresa, certo?

Além do mais, devem ser considerados aspectos importantes, como a oportunidade ideal para falar sobre um assunto. Dependendo da cultura, um funcionário pode ser mal interpretado ao expor ideias em reuniões com a presidência, por exemplo, sem antes passar pelo crivo do chefe imediato.

Aliás, é bom estar ciente de que a cultura organizacional é influenciada diretamente pelos seus fundadores e principais gestores. Sendo assim, é bom ficar longe de conflitos com valores, crenças ou mesmo formas de linguagem implícitos com quem detém poder de decisão.

Consiga aliados para vender ideias inovadoras

Quem nunca trocou ideia com um confidente antes de tomar uma decisão importante na vida? Pois saiba que o mesmo vale para os negócios! Se a sugestão for muito inovadora, então, pode ser o momento de buscar a opinião de uma pessoa qualificada e de confiança.

Para isso, é preciso se manter aberto a críticas e sugestões. Assim, a segunda opinião representará, sobretudo, uma espécie de teste para que você possa vender ideias inovadoras com mais segurança no seu trabalho. De repente até com uma perspectiva melhor elaborada, não é mesmo?

Use a credibilidade a seu favor

Pode ser que a ideia seja muito boa, mas o momento de expressá-la ainda não chegou. Afinal, a formação profissional aliada à credibilidade conquistada ao longo do tempo dentro da empresa costuma ter um peso significativo na hora de dar novas sugestões. Portanto, é fundamental considerar essa credibilidade.

Certamente, quanto mais você demonstrar comprometimento, proatividade e eficiência no que faz, mais os “chefes” da organização estarão dispostos a ouvi-lo. E isso, sem sombra de dúvida, já será uma grande começo para que a sua ideia seja aceita. Pode apostar!

Com essas dicas valiosas, você provavelmente vai aproveitar boas chances de vender ideias inovadoras na sua empresa. Aproveite para assinar nossa newsletter e receber mais novidades na sua caixa de entrada, elas certamente vão contribuir para um futuro ainda mais promissor no ramo dos negócios. Boa sorte!

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