Você já parou para pensar em um jogo virtual ou simulador como uma ferramenta de capacitação profissional? Pois bem, desde a metade dos anos 2000 esse tipo de tecnologia tem atraído empresas dos mais variados segmentos do mercado.

O fato é que os simuladores, quando utilizados em treinamentos corporativos, proporcionam uma série de benefícios à cadeia logística da empresa, como a agilidade em promover conhecimento e a preparação aos colaboradores para lidar com situações cotidianas de maneira prática, sem precisar de grandes investimentos em infraestrutura.

No artigo de hoje você entenderá a fundo o que é um simulador e como ele pode proporcionar ganhos exponenciais de produtividade ao empreendimento com seus recursos modernos. Confira agora!

O que são simuladores ou jogos para empresas?

Primeiramente, é preciso entender o que, de fato, são simuladores ou como também são conhecidos, jogos empresariais. Basicamente, são sistemas que têm o objetivo de agregar valor à metodologia de aprendizagem no ambiente corporativo, acadêmico ou até mesmo escolar.

A simulação como ferramenta de capacitação no meio empresarial teve origem no principal modelo de economia: oferta e demanda. Com o decorrer dos anos, diversos aspectos de organização interna passaram a ser incorporados nos métodos de treinamentos de equipe, até chegarmos aos atuais modelos de simulação de gestão.

Quais tipos de aptidões podem ser desenvolvidas por meio de um simulador?

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe, sem dúvidas, é um diferencial competitivo capaz de alavancar os resultados de qualquer empreendimento. E um dos pilares para se obter um bom trabalho em equipe é ter funcionários que gostam do que realizam na empresa.

A atual geração de jovens profissionais, conhecida como Millenials, prioriza ambientes laborais que despertem sua vontade de trabalhar, sua criatividade e seu empenho em realizar tarefas com prazer e dedicação.

Para reduzir a rotatividade de seu quadro de funcionários, muitas empresas têm investido em melhorias e adaptações em seus processos cotidianos para criar ambientes que atraiam e mantenham os melhores profissionais de mercado em seu time.

Além do fato de que quando esses profissionais trabalham em conjunto para alcançar os melhores resultados, a organização garante posições de destaque entre seus concorrentes. Dado esse contexto, uma ferramenta de capacitação tem um papel fundamental em todo o processo.

Tomada de decisões

Um jogo para empresas ou simulador é considerado também como um recurso de auxílio à tomada de decisões, já que os participantes podem utilizá-lo para assumir papéis de cargos administrativos para colocar em prática (de maneira simulada) os seus conhecimentos sobre gestão de negócios ou sobre outros departamentos da empresa.

O fato de um simulador manter as principais características de qualquer outro game (competitividade e estimulação do lúdico) faz com que sua aplicação seja um diferencial nos treinamentos corporativos, alcançando ótimos resultados em menores períodos de duração.

Permitir que os colaboradores tomem suas próprias decisões e analisem os efeitos gerados por elas, torna essa ferramenta de capacitação rica e desafiadora, além de despertar o interesse espontâneo dos participantes.

Perfil de liderança

Uma das aptidões mais importantes que uma ferramenta de capacitação pautada em tecnologia e inovação pode proporcionar à empresa é o desenvolvimento do perfil de liderança em seus colaboradores.

O perfil de liderança não se resume apenas à vontade de se tornar um empreendedor, mas sim a todo um conceito a respeito da forma como o colaborador enxerga seu papel dentro da organização.

Quanto mais ampla for sua visão sobre como a empresa depende de seu desempenho para alcançar suas metas — o empregado também depende da empresa atingir seus objetivos pessoais — melhor será a relação entre ambos.

Nesse aspecto, um simulador é capaz de colocar o funcionário diante de situações em que apenas um verdadeiro líder seria capaz de solucionar com eficiência e precisão, estimulando o desenvolvimento de seu perfil de liderança.

Planejamento estratégico

No meio corporativo, sem um bom planejamento estratégico, é praticamente impossível fazer com que a empresa saia da posição de sobrevivência e ascenda ao patamar de crescimento.

No entanto, é muito comum nos depararmos com a obsoleta cultura de que o pensamento estratégico é uma responsabilidade apenas dos gestores do negócio, enquanto os colaboradores devem somente se preocupar com as atividades de nível operacional, não é verdade?

Pois bem, o fato é que o planejamento estratégico não se limita apenas às decisões altamente influenciadoras da empresa, como o fechamento de negócio com um novo fornecedor de grande porte, por exemplo.

Pensar estrategicamente é algo que deve ser aplicado a todas as decisões cotidianas dos colaboradores, sejam elas pertinentes às tarefas de seus cargos ou mais amplas.

Afinal, somente com uma cultura de planejamento estratégico é possível classificar aspectos mais relevantes da empresa, como:

  • definição do mercado e do público-alvo;
  • identificação dos pontos fortes e fracos do negócio;
  • antecipação a tendências de consumo.

Entre outros aspectos, os jogos destinados ao ensino têm o poder de estimular na mentalidade da organização como um todo de maneira divertida, didática e eficiente.

Integração de conhecimentos de diversas áreas

Para finalizarmos o nosso conteúdo sobre o papel do simulador empresarial como ferramenta de capacitação, não poderíamos deixar de citar a forma como esse recurso permite como sejam integrados os conhecimentos de variados departamentos da empresa em um único lugar.

Quando os colaboradores compreendem que suas funções não geram impactos isolados, mas exercem influência dentro de toda a organização, afetando positiva ou negativamente outros departamentos, a tendência é que sua perspectiva seja expandida e eles passem a priorizar a integração de seus conhecimentos a respeito de outras áreas.

Na prática, esse processo pode ser complexo e oneroso, já que movimentar um empregado de um setor para outro apenas para fins de aprendizagem é quase que inviável.

Entretanto, uma ferramenta de capacitação baseada em simulação permite que um colaborador tenha a experiência de integrar a equipe de qualquer departamento da empresa, vivenciando o cotidiano e seus desafios de rotina.

O que faz com que ele entenda, de maneira prática, que uma organização funciona como uma máquina em que cada engrenagem tem sua função para fazê-la funcionar com eficiência, mas o menor problema pode afetar todo o desempenho.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como um simulador pode atuar como uma ótima ferramenta de capacitação? Quer entender como podemos ajudar? Então entre em contato com a gente para saber mais!

EnglishPortugueseSpanish