De alguns anos para cá, o empreendedorismo tornou-se tão frequente e tão mais cheio de possibilidades que é quase impossível não contemplar um novo negócio surgindo. Mas, o que todos esses novos empreendimentos que surgem dia após dia têm em comum? A resposta é simples (e óbvia): tecnologia e inovação.

A tecnologia está cada vez mais acessível e, por conta disso, nunca foi tão fácil ganhar dinheiro com ela. Contudo, ela não fica limitada às empresas que têm nos recursos tecnológicos sua fonte segura de faturamento.

Ela também pode ser utilizada por empreendedores que querem facilitar sua rotina, simplificando a mesma e deixando a tarefa de fazer negócios muito mais prática e prazerosa.

Conheça, neste post, quais tecnologias podem te ajudar a atingir o sucesso empresarial, bem como suas vantagens. Confira!

Tecnologias que estimulam o empreendedorismo

Simuladores de gestão que proporcionam a capacitação de equipes

Simulação nada mais é do que o retrato de algo real, de um cenário ou de um processo. Trata-se de uma tecnologia imersiva para treinamentos a fim de aumentar as habilidades das equipes, diminuir erros e evitar riscos de acidentes.

Além de eliminar a monotonia das aulas teóricas, esses simuladores são desenvolvidos para esbanjar realismo com o intuito de intensificar o impacto de decisões humanas no gerenciamento da empresa. A simulação virtual traz muitos benefícios para o negócio, pois reduz custos de treinamento, evita prejuízos com erros humanos e aumenta a produtividade da operação.

O aprendizado em uma situação parecida com a realidade oferece a experiência prévia necessária para uma atividade profissional com maior rendimento. Com essa tecnologia, a fixação do conhecimento é superior a outras formas de ensino.

Os simuladores são indicados para aprender processos, desenvolver/obter destreza e tomar decisões em situações críticas.

Softwares integradores de processos

A integração entre processos e sistemas nas empresas não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade. Para você ter uma ideia de sua importância, em termos comparativos, administrar um empreendimento sem um software de gestão integrada é como utilizar um computador sem um painel/tela à sua frente.

Empresas de todos os portes e segmentos estão integrando seus processos para se manterem ativas no mercado. Nessa lógica, a implantação de um programa ERP (Sistema de Gestão Integrada) é a chave para as marcas que desejam obter sucesso em seus negócios.

Afinal, o que é um ERP?

São um conjunto de sistemas de computador criados para otimizar a gestão de processos. Podem ser utilizados em qualquer departamento da empresa, independentemente do porte e ramo de atividade.

Geralmente os ERPs são incorporados aos processos da empresa, desde o pedido de compra de um insumo até o recebimento da fatura. Permeiam também todos os procedimentos produtivos e suas aplicações contábeis. Ou seja, com esse tipo de programa é possível gerenciar qualquer função que for automatizada, sendo possível obter relatórios precisos de cada uma delas, o que garante tomadas de decisões mais certeiras de curto, médio e longo prazos.

Vantagens que podem ser obtidas ao integrar tecnologias na empresa

Aumento da produtividade

Com a implantação de soluções tecnológicas na empresa, é possível utilizar programas que aprimoram atividades cotidianas, eliminando a necessidade de controle manual. Dessa forma, os profissionais podem focar em tarefas mais estratégicas, sem se preocupar com procedimentos operacionais.

As ferramentas de tecnologia e inovação também ajudam a controlar o grande volume de dados que são emitidos e recebidos pela corporação/instituição, realizando o armazenamento e backup automático das informações. Isso é fundamental para agilizar o processo e garantir a disponibilidade do sistema para os colaboradores, que perdem menos tempo com paralisações e falhas.

Comunicação eficiente

Com as tecnologias e plataformas baseadas em cloud computing (computação na nuvem), o funcionário consegue se comunicar com agilidade e eficiência com colegas, superiores, fornecedores, parceiros e até mesmo com os consumidores.

Isso é possível devido a aplicativos empresariais de mensagens instantâneas (que ajudam a diminuir custos de telefonia), videoconferências e envio de e-mails. Esses mecanismos fazem com que os profissionais que estão distantes possam participar de reuniões e compartilhar informações significativas com os demais setores da corporação.

Relacionamento próximo com o cliente

Com as praticidades oferecidas pela tecnologia, é possível utilizar ferramentas para elaborar apresentações diferenciadas (ou personalizadas) para os seus clientes, tornando-as mais atrativas e despertando o interesse dos mesmos para os seus produtos e serviços.

O marketing também sai ganhando, já que pode se beneficiar do banco de dados dos consumidores para avaliar suas necessidades e criar campanhas mais certeiras, comunicando sobre novidades e promoções, além de oferecer suporte no pós-venda — o que aumenta a experiência do cliente consideravelmente, elevando as chances de fidelização.

Maior controle de finanças

O ERP também faz a categorização de receitas e despesas, através de centros de resultados, permitindo que empreendedores e gestores possam definir metas para cada departamento.

Além disso, outro recurso para planejamento contábil/financeiro é o fluxo de caixa, que permite o controle de toda a movimentação do capital da empresa, bem como uma estimativa da sua posição financeira atual, o que permite compreender qual será a melhor hora para realizar compras, solicitar empréstimos ou fazer investimentos.

Graças ao ERP é possível gerar relatórios rápidos, evitando o tempo que seria consumido para levantar todos os registros manualmente, além de tornar as informações levantadas mais confiáveis, uma vez que estas são sempre atualizadas de acordo com as movimentações do dia a dia.

Gestão geral mais ágil e acessível

O investimento com a integração de tecnologias pode tornar o local de trabalho mais organizado, mais simples de ser gerido e mais eficiente na obtenção de dados necessários para a realização das atividades dos colaboradores.

Além disso, vale destacar que o acesso rápido aos dados e informações ganhou força com a tecnologia mobile, permitindo o acesso (ou monitoramento) do sistema empresarial de qualquer lugar, em qualquer momento, graças aos dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks. Esse recurso torna as tarefas diárias bem mais ágeis e eficientes.

Como podemos observar ao longo deste artigo, o investimento em tecnologia pode estimular o empreendedorismo de diversas formas, seja em infraestrutura, seja em novas soluções, trazendo benefícios operacionais que vão desde a melhoria de processos até a possibilidade de atuar remotamente.

E então, gostou deste conteúdo? Aproveite essa oportunidade assine nossa newsletter para receber mais conteúdos relevantes como este diretamente na sua caixa de e-mail!

 

EnglishPortugueseSpanish