Nos moldes do sistema educacional tradicional tem sido crescente a desmotivação dos estudantes. Os alunos da nova geração absorvem conteúdos de maneira mais ativa, direta e rápida. Por isso, é necessária uma boa gestão de sala de aula para promover o engajamento dos discentes e mantê-los interessados.

Esse é um dos grandes desafios dos dias atuais para os educadores. Assim como a comunicação, as gerações e o mercado de trabalho se transformam, é fundamental que a educação crie maneiras de estimular, inovar e motivar os estudantes, de forma a trazer bem-estar e confiança.

É possível promover algumas ações em sala que levem os alunos a participar das discussões. Por isso, trouxemos alguns elementos relevantes para a boa gestão de sala de aula que ajudam o professor a motivar os alunos e mantê-los engajados. Confira e boa leitura!

Amplie as oportunidades com novas metodologias

Já se foi o tempo em que a sala de aula e os livros da biblioteca estavam entre as poucas oportunidades para ensinar sobre um assunto. Hoje em dia, o estudante pode encontrar inúmeras abordagens sobre um tema em artigos, vídeos, jogos e sites.

Então, em vez de ensinar conteúdos por meio de aulas tradicionais, opte por interagir com os alunos de maneira diversificada e constante. Exemplos do dia a dia, uso de tecnologia, experiências científicas e ensino colaborativo são algumas maneiras de engajar os estudantes.

Além disso, apresentações, palestras e debates são formas de inovar na sala de aula. Lembre-se de criar projetos que incentivem o protagonismo dos alunos, uma vez que eles trazem excelentes resultados. Um jornal virtual, jogos, documentários, tudo produzido pelos discentes, faz grande diferença nas aulas.

Experimente meios digitais para motivar

Você sabe o que é gamification? É o uso de dinâmicas e mecânicas de jogos para engajar os alunos, melhorar o aprendizado e resolver problemas no mundo real de maneira interativa e lúdica, de forma a motivar o comportamento e as ações em ambientes fora do contexto dos jogos.

O objetivo principal é despertar a curiosidade dos alunos e aumentar seu engajamento nas aulas. Em poucas palavras, a gamificação utiliza mecanismos e ideias de jogos para incentivar os estudantes a fazerem algo.

Entre as vantagens da metodologia estão a diversão, o diálogo, a facilidade de absorção do conteúdo, os desafios e a menor taxa de reprovação. Isso tudo porque os alunos já estão conectados e familiarizados com a linguagem dos jogos, o que estimula a transmissão do conhecimento e desperta o interesse.

Investigue o conteúdo para resolver problemas

Para favorecer o engajamento dos estudantes, é importante que o educador leve-os a investigar o conteúdo, de modo a criar um ambiente colaborativo. Dessa forma, o aprendizado será alcançado a partir da busca por informações sobre o tema e da comunicação com os colegas.

Assim, ele vai acontecer de forma colaborativa, em que os alunos podem ser divididos em grupos a fim de resolver determinados problemas. Cada um deles, então, vai ter a oportunidade de demonstrar seu pensamento analítico, suas habilidades sociais e sua visão crítica.

O estudante passa a ser o maior responsável por seu aprendizado e recebe estímulos dos professores para encontrar os melhores métodos de aprendizagem. Isso os deixa mais confiantes e seguros para a construção de seu conhecimento.

Interaja com a realidade do aluno

É fundamental que os professores apresentem exemplos que estejam relacionados com a realidade dos alunos. Essa atitude estimula a participação dos jovens e cria um ambiente de críticas construtivas, visão empática em relação a outras opiniões e busca por soluções.

O aprendizado deve ser mais atraente e favorecer a criatividade, a socialização e a autonomia dos alunos. Com essas ações e com uma boa gestão de sala de aula, os professores serão capazes de promover o engajamento e formar cidadãos mais críticos, que solucionam problemas com facilidade e competência.

E aí, gostou de saber como garantir o engajamento dos alunos em sala de aula a partir de uma boa gestão? Então leia também “Inovação na sala de aula: por que ela é cada vez mais urgente” e se aprofunde no assunto!

EnglishPortugueseSpanish