Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e o processo de transformação acontece em uma velocidade extrema. Mas, no meio de tanta evolução, há um grande problema: a educação permanece tradicional. Os conteúdos, o método e as práticas continuam fora da realidade do aluno.

A grande maioria dos educadores, coordenadores e diretores acredita que investir em equipamentos tecnológicos garantirá que a escola ofereça aulas dinâmicas, atrativas e interdisciplinares. No entanto, pensar que os aparelhos farão o trabalho do professor é ser muito ingênuo, não é mesmo?

A tecnologia está aí para ser uma ferramenta de apoio que será utilizada pelos estudantes com o objetivo de reforçar os conteúdos aprendidos e, consequentemente, compreender para que servem os avanços tecnológicos.

O papel da escola e do professor, nos dias de hoje, é buscar resultados de aprendizagem mais consistentes. Pensando nisso, listamos os principais motivos para repensar o papel da educação e garantir inovação na sala de aula. Boa leitura!

A importância da atualização do profissional

O profissional só será reconhecido pelas novas gerações de alunos, caso ele acompanhe o novo processo de ensino-aprendizagem e se insira nessa realidade.

Muitos professores continuam com suas aulas tradicionais: carteiras enfileiradas, quadro negro, onde somente o professor fala e os alunos permanecem na posição de passivos do conhecimento. Fugir das aulas teóricas é uma necessidade nos dias atuais.

É preciso reforçar que essa não é mais a rotina do aluno do século XXI. Portanto, o professor que não buscar aprender os novos métodos de ensino será engolido pela tecnologia e deixará de ser referência para os alunos.

Enfim, o novo modo de ensinar é cada vez mais coletivo e o professor que deseja continuar nessa profissão terá que se atualizar constantemente estando a par das tendências mais inovadoras.

Esse modelo de ensino veio para ficar e para trazer benefícios, aliás, uma sociedade mais crítica conquista um mundo melhor e mais justo. A educação faz isso: revoluciona!

Alunos que serão agentes transformadores da sociedade

A inovação tem o objetivo de tornar a vida mais fácil e melhor. Ela proporciona aos alunos uma melhor comunicação e um novo modo de pensar sobre o mundo. As profissões do futuro exigirão muito conhecimento e uma capacidade imensa para refletir e propor soluções, portanto, o aluno precisa começar a ser preparado para essa nova realidade.

A escola que adotar aulas inovadoras conseguirá conquistar uma cultura de aprendizado, estimulando os alunos a buscarem conhecimento e a aprender com as novas experiências pedagógicas. O protagonismo, a autonomia e a independência devem ser incentivados.

O aluno do futuro é o autor das suas atividades, por isso, há a necessidade de encarar o professor como mediador e facilitador do processo de aprendizagem.

A necessidade de atender às demandas

Não buscar introduzir a inovação na escola é perder pontos no mercado. Quer continuar com salas de aulas lotadas e com educação massificada? Tudo bem, mas terá que assistir sua instituição de ensino sendo esvaziada.

A evasão acontece porque os alunos não se sentem motivados para ir à aula, pois sabem que vão fingir que estão prestando atenção. Para eles elas são maçantes, chatas e um verdadeiro tédio, simplesmente, por não atender as suas reais necessidades.

Está aí o porquê de uma grande inovação na sala de aula, já que o modelo tradicional não é mais motivador. A metodologia da escola precisa ter como objetivo a melhoria e a transformação da qualidade de ensino.

Estar atento às novidades metodológicas é garantir uma boa reputação como referência de ensino e proporcionar aos alunos uma educação que contribua para a formação de cidadãos críticos e criadores do seu conhecimento.

É importante entender que os estudantes dessa nova geração não precisam de informações, pois elas são fáceis de serem buscadas. Com tanta tecnologia, na verdade, eles precisam ser provocados a desenvolver suas diversas habilidades.

E aí, gostou do post sobre inovação na sala de aula? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas atualizações.

EnglishPortugueseSpanish