Jogo de Empresas

Imagine o cotidiano de uma empresa. Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Precisamos providenciar recursos como máquinas, insumos, pessoas, crédito, clientes… Como saber se estamos no caminho correto? Precisamos estar atentos aos sinais que vão surgindo, saber interpretá-los e, assim, fazer nossas escolhas. Assim é no mundo real, assim é no ambiente de Jogo de Empresas.

Assista o vídeo a seguir para entender um pouquinho mais 🙂

Dinâmica Básica do Jogo de Empresas

O jogo de empresas ou simulador de gestão de negócios é utilizado como uma ferramenta que proporciona aos participantes, normalmente alunos de graduação, pós e cursos técnicos ou treinamentos in-company, a prática da gestão de um negócio.

Os participantes são, normalmente, reunidos em equipes de 3 a 5 integrantes, com a missão de administrar uma das empresas simuladas. As empresas competem entre si durante um período que pode variar de algumas horas a meses. O tempo vai depender da dinâmica e da didática adotada.

A simulação acontece em rodadas de decisões. A cada nova rodada, as equipes tomam decisões como preço, investimento em propaganda, prazos de recebimentos e pagamentos, compras de insumos e máquinas, contratação e demissão de pessoal, empréstimos, financiamentos, etc.

Todas essas decisões são tomadas com base em análises das regras do jogo, das notícias publicadas no portal da Simulare, dos relatórios contábeis e gerenciais emitidos pelo simulador e das políticas e metas da empresa simulada.

Para orientar e monitorar o grupo, é necessário um mediador. Ele é, normalmente, o professor da disciplina (quando aplicado em instituições de ensino) ou consultor (quando aplicado em empresas), sendo responsável por orientar, monitorar, negociar, definir prazos e lançar desafios no jogo de empresas.

Veja também:

Cenários

O nível de desafio ou complexidade do jogo de empresas pode ser definido pelos cenários. Os cenários são representações realistas de uma indústria, comércio ou prestadora de serviços. Hoje a Simulare possui mais de 10 cenários prontos para utilizar.

Online

Toda a dinâmica do jogo de empresas é realizada de forma online. Não se faz necessária nenhuma instalação de software ou configuração especial. Basta usar qualquer navegador de internet (como o Google Chrome ou Internet Explorer) e pronto!

Mais de uma dezena de cenários prontos!

Mais de 25 relatórios contábeis e gerenciais

Mais de 150 instituições de ensino superior atendidas

Mais de 10.000 alunos por ano!

Desenvolvimento Humano

O simulador de gestão de negócios pode ser utilizado em empresas e em instituições de ensino. É uma metodologia que oferece excelentes condições para o desenvolvimento de diversos aspectos humanos, tais como:

  • Perceber e analisar o todo (visão sistêmica)
  • Desenvolver estratégias
  • Trabalhar em equipe e tomar decisões em conjunto
  • Proporcionar o exercício do conhecimento de estratégias e visão voltada para o mercado
  • Assumir posições e desenvolver habilidades de liderança
  • Integrar conhecimento de diversas áreas
  • Tomar decisões em clima de incerteza e de risco
  • Perceber as múltiplas consequências de decisões de uma empresa e se responsabilizar por elas
  • Analisar e interpretar relatórios financeiros, contábeis e gerenciais
  • Perceber tendências e estar preparado para reagir rapidamente a mudanças

Por que escolher o jogo de empresas da Simulare?

Clique abaixo e conheça mais sobre os principais módulos e recursos do nosso simulador

Sistema de Apoio à Decisão

O SAD é um poderoso recurso de apoio a tomada de decisões e planejamento que faz o cálculo de todos os relatórios contábeis e gerenciais com base na previsão de venda/demanda e demais decisões da empresa. Como se fosse uma planilha de orçamento.

É a ‘simulação da simulação’. Ao utilizar o SAD, o aluno compreende muito melhor o impacto de uma decisão em todas as áreas da empresa, promovendo a visão sistêmica. Além disso, os alunos podem focar mais no que diz respeito à estratégia da empresa e não perdem tempo com tarefas operacionais, como criar uma planilha complexa no excel.

Tutor Virtual

O tutor virtual é um sistema que tem como objetivo auxiliar as empresas na tomada de decisões. É um recurso que complementa S.A.D. Ele faz uma análise das decisões tomadas pela equipe e se identificar algo que pode ser melhorado, apresenta para o aluno uma questão para reflexão e uma dica/sugestão do que pode ser feito.

Certificados

Ao finalizar o jogo de empresas, o mediador pode emitir certificados para os jogadores que participaram efetivamente das atividades.  Os certificados podem contribuir com a conclusão das atividades complementares obrigatórias dos alunos, exigidas pelo MEC.

Módulos de Logística

Gestão de distribuição: as equipes deverão destinar parte de sua produção para diferentes regiões e escolher o modal de transporte mais adequado – aeroviário, aquaviário, rodoviário ou ferroviário. Cada modal com características distintas de eficiência e custo.

Gestão de suprimentos de materiais: as equipes poderão comprar de diversos fornecedores, cada um com taxas de juros, impostos, prazos, tempo de entrega (lead time) e descontos diferenciados. Além disso, as equipes deverão estar atentas ao espaço disponível para armazenamento do estoque.

Gestão de processos de fabricação: as equipes deverão dar atenção aos processos de fabricação. Jogos mais complexos possuem até três produtos que devem ser fabricados. Cada um consumindo recursos próprios ou compartilhados, como tempo de mão de obra, tempo de máquina, insumos e espaço físico em depósitos.

Recursos Humanos

Além das decisões de contratar, demitir e utilizar horas extras (decisões comuns na maioria dos jogos de empresas), as equipes definem salários, benefícios, treinamento, jornada de trabalho, participação nos lucros e competem pela mão de obra. As empresas são percebidas pelo índice de satisfação de seus funcionários. A contratação e a produtividade vão depender diretamente da satisfação que cada empresa apresenta.

As empresas poderão monitorar esse coeficiente considerando os seguintes aspectos:

  • Salário;
  • Participação nos lucros;
  • Jornada de trabalho;
  • Assistência médica;
  • Auxílio alimentação;
  • Treinamento.

As empresas deverão acompanhar seus indicadores a fim de evitar paralisações, demissões e índices de produtividade baixos.

Análise de Crédito

Com este módulo habilitado os bancos, antes de conceder o crédito, irão avaliar a situação do tomador – as equipes – e definir o limite e os juros das operações de empréstimo de giro, financiamento de imobilizados e cheque especial. Basicamente, quanto maior o grau de endividamento e menor a rentabilidade da empresa, menor a capacidade financeira e maior risco e, consequentemente, maiores taxas de juros e limitações de crédito.

Comércio, Indústria e Serviços

A Simulare possui diversos cenários prontos para serem utilizados nos ambientes industrial, comercial e de prestação de serviço. Além disso é possível solicitar a personalização de cenários e criar uma simulação ‘sob medida’.

Compra de Informações e Relatórios

Quanto vale determinada informação para a empresa? Neste módulo, é possível configurar os relatórios para serem comprados. Dessa forma as equipes deverão avaliar se vale a pena ou não, adquirir uma informação privilegiada.

Negociação

Com algumas configurações no simulador é possível promover uma dinâmica onde as técnicas de negociação dos participantes são testadas. O mediador pode, por exemplo, avaliar propostas das equipes e conceder descontos sobre o preço de insumos, renegociar juros de bancos e etc.

Cooperação

São acordos entre duas ou mais empresas que utilizam seus volumes de compras para conseguir melhores descontos com os fornecedores. Quando um fornecedor permitir compra cooperada as empresas devem analisar a viabilidade estratégica de unir, ou não, forças com seus concorrentes para atingir um grande volume de compra e, consequentemente, um desconto melhor com o fornecedor.
É uma dinâmica bastante envolvente que estimula as equipes a colaborarem entre si em busca de um objetivo em comum: redução de custos.

Mais de 25 relatórios

O sistema possui mais de 25 relatórios contábeis, gerenciais e de mercado. Os relatórios contábeis e financeiros são elaborados de acordo com as normas do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e Padrão Internacional de Relatórios Financeiros (IFRS).

Alguns relatórios existentes:

  1. Balanço Patrimonial
  2. DFC – Demonstração de Fluxo de Caixa
  3. Entrada e Saída de Caixa
  4. Estoques
  5. Relatório de recursos disponíveis para produção ou venda
  6. Liquidez
  7. Grau de Endividamento
  8. Estrutura de Capital
  9. Relatório de Vendas
  10. Relatório de Compras
  11. Relatório da Mão de Obra
  12. Relatório de Custos de Produção (quando indústria)
  13. Relatórios de Despesas Fixas e Variáveis
  14. E Etc.
Capacitação Gratuita

Ao adquirir a licença de uso do simulador, o mediador poderá realizar uma capacitação gratuita. A capacitação é realizada online e o mediador fala diretamente com um dos nossos consultores.

Suporte

Suporte por Skype, E-mail e Whatsapp durante toda a aplicação.

Nas Instituições de Ensino

Entenda melhor como a aplicação do simulador pode melhorar a qualidade dos cursos a satisfação dos seus alunos na sua Instituição de Ensino.

Como pode ser aplicado em IES?

Nas Empresas

Se você é consultor ou quer aplicar o simulador dentro de uma empresa, veja como é possível diferenciar seus treinamentos com o uso do nosso simulador.

Como funciona o jogo em Empresas?

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e novos conteúdos por e-mail