Assim como a captação, a retenção de alunos também merece um olhar cuidadoso da instituição de ensino. Afinal, são dois processos que devem estar sempre alinhados, já que de nada adianta conseguir trazer muitos estudantes se não conseguir retê-los. O ponto positivo é que, quando a escola tem estratégias adequadas de retenção, geram-se inúmeros resultados satisfatórios de permanência dos discentes.

Reter alunos significa construir um relacionamento forte, benéfico e positivo com eles, de forma que permaneçam e façam do ambiente de ensino uma parte importante da sua rotina. O processo de retenção deve atrair os alunos para a instituição, tornando-a indispensável para o seu futuro.

Então, para que você consiga driblar os problemas mais comuns que ocasionam a desistência dos alunos, separamos algumas dicas infalíveis. Confira!

Invista em relacionamento com os alunos

Nos dias de hoje, é primordial que a escola invista em relacionamento. Estamos vivendo em uma era de informação, e todos procuram se comunicar a todo momento. Então, para evitar a evasão dos alunos e conseguir fidelizá-los, é preciso ter uma excelente estratégia de relacionamento.

Diante disso, usar a Internet é o ponto inicial dessa tarefa. Busque conversar com alunos por meio de redes sociais, e-mail, WhatsApp e, sobretudo, deixe claro aos estudantes que existe um canal aberto para que as interações sejam feitas.

Vale frisar também que, fora do ambiente virtual, é fundamental que a instituição promova relacionamento com os alunos e a comunidade, por meio de feiras e eventos, por exemplo, visando a uma aproximação com a escola e um fortalecimento de vínculos.

Use ferramentas tecnológicas e interativas

A tecnologia permite, cada vez mais, uma maior interatividade entre as pessoas e, além disso, proporciona o acesso à informação de maneira prática e rápida. Utilizar lousas digitais, tablets, agenda escolar digital, redes sociais, celulares, entre outros, é uma forma de facilitar o aprendizado e despertar o interesse dos alunos nas aulas.

Veja algumas dessas ferramentas relevantes para o ensino:

  • blog: criar um blog para a turma é uma maneira de fazer com que ela compartilhe notícias, entrevistas, fotos, produções etc.;
  • aplicativos educacionais: o uso de celulares e tablets já é bastante comum no cotidiano dos estudantes e dos professores. Com isso, torna-se mais fácil utilizar os recursos interativos como complemento para o processo de ensino-aprendizagem;
  • celulares e tablets: por muito tempo, esses aparelhos foram inimigos dos educadores em sala de aula. No entanto, o que antes atrapalhava se tornou um suporte na educação, quando utilizado de maneira certa e orientada pelo professor.

Apresente resultados

Muitas instituições se esquecem de apresentar os resultados para a família do aluno. E esse é um ponto muito importante, já que é uma forma de mostrar que estão fazendo um bom investimento, além de aumentar a sensação de pertencimento à comunidade escolar.

Tais demonstrações podem ser feitas com várias abordagens:

  • atualização das redes sociais e do site da escola, convidando a família para dentro da rotina da instituição;
  • realização de eventos escolares, como festas, campeonatos, feiras etc.;
  • emissão de relatórios anuais que mostrem as melhorias da escola, como reformas, investimentos, formação continuada dos professores, ações pedagógicas, entre outras;
  • agendamento de reuniões de pais ao final de cada bimestre ou trimestre.

Fique atento às necessidades dos alunos

Uma das formas de evitar a evasão dos alunos é oferecendo a eles a oportunidades de se expressarem. Os estudantes querem e devem ser ouvidos, por isso, sempre vão dar preferência para a instituição na qual sua voz tenha importância.

É por isso que a escola precisa disponibilizar meios para que os estudantes deem suas opiniões, apresentem sugestões e sintam que são representados. A instituição precisa ser vista como uma via de mão dupla, na qual ambos os lados tenham representatividade e força.

Então, é fundamental que a escola tenha uma ouvidoria para atender alunos e que se prepare para lidar com diversas questões, principalmente sobre preconceitos e bullying, de maneira respeitosa e acolhedora.

Se você trabalha com o segmento de educação, sabe que a evasão de alunos é uma realidade, logo, é essencial analisar as melhores formas de resolvê-la, e melhorar a retenção de alunos é uma das mais sábias.

E então, gostou deste post? Quer acompanhar todas as nossas atualizações na sua caixa de entrada? Assine a nossa newsletter agora mesmo!

EnglishPortugueseSpanish