Com a crise econômica que o país está vivendo há uma necessidade muito grande de melhorar a captação e a retenção de alunos nas instituições. Diante de um cenário de queda no número de estudantes na rede particular de ensino, várias estratégias para aumentar a retenção de estudantes vêm se tornando bastante relevantes.

Essa é uma prática que precisa ter a mesma importância dada à captação de alunos, o que é pouco recorrente nas instituições, que cometem o erro de pensar que apenas conquistar mais alunos é o suficiente.

Com estratégias de retenção baseadas em tecnologia, muitos resultados positivos serão gerados. Para contribuir com esse processo, preparamos algumas ações estratégicas e exemplos de tecnologias que podem ser utilizadas em sala para despertar o interesse do aluno e auxiliar no seu desenvolvimento educacional. Confira a seguir!

Comece o trabalho de retenção desde a captação

Trabalhar a retenção de alunos desde o momento da captação é uma prática excelente que traz ótimos resultados. É natural que ao iniciar os estudos em uma instituição de ensino, o aluno deseje finalizar essa etapa. No entanto, por diversas questões, no decorrer dos anos, ele pode abandonar o percurso sem finalizá-lo.

Para que isso seja evitado, é preciso expor ao aluno, com clareza e objetividade, todas as informações a respeito da instituição e do caminho que ele vai trilhar. Dessa forma, a expectativa do estudante é trazida à realidade da instituição desde o início, para que ele saiba se programar de forma adequada para cumprir os objetivos dos estudos.

Devem ser oferecidas informações sobre a estrutura, métodos de ensino e, principalmente inovações dentro de sala de aula. Esta última, em especial, desperta o interesse dos alunos.

Introduza a tecnologia na sala de aula

Os recursos tecnológicos devem ser utilizados em sala de aula. No entanto, não se trata apenas de inseri-los na escola como um fim em si mesmo, é preciso saber utilizá-los para que tragam bons resultados, tanto para os alunos quanto para a qualidade das aulas do professor.

A geração Z, ou seja, a faixa formada por alunos nascidos e criados nesse mundo tecnológico, não consegue ficar atenta por muito tempo em uma aula tradicional, focada no livro didático e na fala do professor.

Esses novos alunos precisam de metodologias voltadas para a sua realidade. Portanto, é difícil imaginar que eles resistirão à implementação de recursos tecnológicos na sala de aula.

Invista em relacionamento com os alunos

Uma boa estratégia de relacionamento é primordial e indispensável para fidelizar e evitar que os alunos abandonem a instituição de ensino. Vivemos, hoje em dia, na era da comunicação e sabemos que os estudantes buscam se comunicar o tempo todo. Por isso, o professor precisa utilizar a internet a seu favor.

É fato que a grande maioria dos alunos está nas redes sociais na maior parte do dia. Desse modo, é importante manter um diálogo e deixar claro para eles que interações são sempre bem-vindas.

Além disso, manter um relacionamento com os pais também é uma forma de retenção. Por meio da internet é possível disponibilizar a eles todas as informações atualizadas sobre a instituição. Isso traz confiança e credibilidade.

Entenda a demanda dos alunos

Esse é um ponto muito importante para não só inserir a tecnologia à gama de recursos disponíveis na sala de aula, mas também para aproveitar os benefícios que ela pode oferecer. Para isso, é essencial entender quais são as principais demandas dos alunos.

Assim, é possível empregar os recursos que eles necessitam para melhorar o desempenho e ainda garantir que essa medida fará efeito no engajamento e na motivação dos estudantes.

Uma forma de melhorar a retenção é dar voz aos alunos. Eles adoram se expressar e dão preferência para a instituição que abre espaço para eles. Então, é indispensável criar uma forma de ouvir suas necessidades, como, por exemplo, uma ouvidoria para atendê-los. E, claro, pesquisas devem ser realizadas para entender as reais carências desses estudantes, como:

  • o que eles desejam aprender quando o assunto é tecnologia;
  • o que eles sabem sobre os diversos tipos de recursos tecnológicos;
  • quais são os tipos de aparelhos tecnológicos que eles mais utilizam fora de sala de aula;
  • que tipo de conhecimento ou de informação do uso da tecnologia os alunos vão precisar em suas vidas profissionais no futuro;
  • quais os aplicativos e programas que eles mais utilizam para fins educativos ou pessoais.

A partir dessa pesquisa será possível entender quais são os recursos que terão mais aceitação e utilidade na sala de aula, além de poder criar atividades interessantes relacionadas à tecnologia que vão prender a atenção dos alunos.

Mapeie os principais problemas em sala de aula

Para sanar problemas em sala de aula com a ajuda da tecnologia, deve-se, antes de tudo, localizar esses problemas, certo? Assim, as chances de efeitos positivos serão bem maiores.

Além da pesquisa para atender às demandas dos alunos, é importante conhecer os problemas enfrentados por todos os professores no dia a dia, desde problemas como a falta de motivação até a escassez de novas práticas de ensino.

Após esse levantamento, é possível traçar um plano de melhoria estudando os recursos disponíveis para sanar essas dificuldades.

Empregue tecnologias inovadoras para a sala de aula

Existem diversos recursos tecnológicos que podem ser utilizados pelo professor para deixar a aula mais dinâmica e, assim, obter a atenção dos alunos. Confira algumas sugestões:

  • jogos: uma opção muito interessante para promover a interatividade entre os alunos. Os jogos têm a prioridade de ensinar de forma bastante despercebida;
  • redes sociais: elas são fundamentais para que o professor mantenha uma interação com os estudantes fora da sala de aula. Podem ser utilizadas para compartilhar informações, matérias, vídeos, enfim, conteúdos que despertarão o interesse dos alunos por estarem disponíveis em ambientes que fazem parte do cotidiano deles;
  • prezi: uma ferramenta fundamental para que os alunos criem apresentações mais dinâmicas;
  • softwares de simulação: soluções que podem ser adaptadas para as disciplinas que desejam oferecer um conhecimento mais amplo dos negócios, de empreendedorismo e de gestão. Uma ótima opção para inovar os processos de ensino. As simulações auxiliam o aluno a tomar decisões críticas para solucionar os problemas no negócio;
  • sites: é interessante que o professor crie um site para a sala a fim de deixar disponível conteúdos das aulas e variadas informações relevantes a temas tratados em sala.

Fazer um bom uso de recursos tecnológicos como esses ajuda a instituição a ter o compromisso de formar alunos para um futuro que vai exigir muito conhecimento, novas competências e habilidades.

Além de melhorar a retenção de alunos, essas soluções tecnológicas ajudam os estudantes a enriquecer suas experiências e aumentar o entusiasmo com os estudos.

Com essas dicas você vai melhorar a retenção de alunos e ainda contribuir para um ensino mais dinâmico e produtivo. Então, para aprender mais sobre o assunto, baixe agora mesmo o e-book “4 tendências do mercado de educação que você precisa conhecer”.

EnglishPortugueseSpanish