Para dar conta de uma turma com alunos mais dinâmicos, interativos e donos de saberes que advêm naturalmente do uso das novas tecnologias, o professor tem precisado ressignificar as suas aulas. Daí, surge o educador 3.0, profissional capaz de fazer dos recursos digitais grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem.

Portanto, quem decide investir nessa educação a caminho do futuro encara a realidade de não deter exclusivamente o saber, mas ser o mediador dele, prendendo a atenção dos alunos para a construção do conhecimento.

Então, para você que pretende se tornar um educador mais dinâmico, que desperta o maior envolvimento nos alunos, confira as informações que selecionamos neste artigo!

Quais são as características do educador 3.0?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que a utilização de tecnologia na aplicação das aulas é a principal característica do educador 3.0. Porém, em uma visão mais aprofundada, é possível notar como o perfil de atuação desse profissional muda drasticamente dentro de um modelo mais inovador.

Quando um professor assume o compromisso de se conectar com o mundo digital ao qual está inserido, ele está abrindo um caminho de infinitas possibilidades para ensinar e, mais do que isso, promover uma educação significativa para os seus alunos.

Para isso, ele passa a ser capaz de conduzir pesquisas para novos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades. Agora, ele não é o único detentor de conhecimento, mas o mediador, com projetos que visam à solução de problemas e resultados favoráveis de uma aprendizagem efetiva.

Além disso, o professor tecnológico enfrenta o desafio de motivar os seus alunos pela busca do próprio conhecimento. As ações podem ser desenvolvidas não só em uma sala de aula, mas na perfeita conexão interdisciplinar, com toda a unidade.

Como funciona essa educação no cenário atual?

Estamos vivendo uma era de fortes transformações na sociedade, principalmente devido ao avanço tecnológico. Afinal, é inegável a velocidade com que as mudanças estão acontecendo na sociedade, na capacidade de comunicação e interação por meio do cenário digital, não é mesmo?

Portanto, essa modalidade educacional surge como uma solução tecnológica para atender à demanda de um novo perfil de alunos. Se a educação tradicional foi muito bem-sucedida no século passado, a realidade atual mostra que ela precisa ser reinventada para ser eficaz, agora em direção ao futuro.

Sendo assim, mesmo que o professor não se sinta preparado para esse desafio que se constrói, ele precisa buscar maneiras para entender o jovem e o que funciona, de fato, para a sua aprendizagem. Daí a necessidade de adaptação das aulas para despertar a curiosidade deles.

Tecnologia a seu favor

Uma alternativa que tem despertado bastante interesse nessa geração é a possibilidade de fugir das aulas teóricas, em geral, com utilização de dispositivos móveis ligados à internet, já bastante conhecidos por eles. Dessa forma, em vez de concorrer com a tecnologia, o professor a utiliza em aulas mais prazerosas e com capacidade incrível de prender a atenção dos alunos. É a transformação das habilidades existentes em educação 3.0

Jogos que parecem reais

Entre as várias opções virtuais, estão os jogos que imitam a prática. Embora o recurso tenha característica de entretenimento, é possível despertar os alunos para situações reais, com metas a serem alcançadas, solução de problemas, possibilidades de erros e acertos e feedbacks em tempo real. Uma atração para a nova geração!

Que benefícios podem ser percebidos?

Não tem aquele velho ditado que diz que “os fins justificam os meios”? Pois então, na educação não é muito diferente. Quando o assunto é promover uma aprendizagem efetiva, mesmo nas escolas mais tradicionais, é possível trabalhar com inovação. Os benefícios podem ser observados desde o maior empenho dos alunos em sala de aula aos rendimentos mais satisfatórios no índice de aprovação, por exemplo.

O melhor de tudo isso é que, na maioria das vezes, não é necessário um alto investimento. Isso porque, a maioria das escolas, inclusive unidades públicas, já dispõe de recursos em hardware e software para a realização dessas aulas.

Com todas essas dicas, você tem bons motivos para se tornar um educador 3.0 e fazer a diferença na sua unidade escolar. Que tal seguir as nossas redes sociais (FacebookLinkedinGoogle+ e YouTube) e ficar por dentro de mais novidades?

EnglishPortugueseSpanish