Se anos atrás era comum uma pessoa trabalhar por décadas na mesma empresa, nos dias de hoje encontrar um caso similar tornou-se um tanto raro. Com o aumento da rotatividade, as contratações e demissões ficaram mais frequentes. Para evitar custos extras e reduzir os percalços de adaptação tanto do novo colaborador, quanto da equipe, é fundamental que se conheça os perfis das pessoas envolvidas e é aqui que entram as dinâmicas em grupo.

Para desvendar com sabedoria qual dos candidatos é o ideal para a vaga, uma das técnicas mais comuns são as dinâmicas em grupo. As atividades, que costumam ser a etapa mais temida por quem almeja um posto de trabalho, avaliam muito mais do que competências técnicas.

As dinâmicas em grupo, quando bem empregadas são capazes de mostrar como o candidato lida com a hierarquia, se é seguro de si, quais são seus valores e metas, o seu raciocínio lógico, sua capacidade de resolver problemas ou de enfrentar pressão. Também são avaliadas as atitudes, os comportamentos (mesmo os escondidos) e o como o candidato se relaciona com os outros participantes. Habilidades de comunicação e de organização de ideias são outros pontos que podem ser observados por quem ministra as dinâmicas.

Os atributos ideais de cada cargo vão depender dos valores e da cultura da empresa contratante. Não existe uma receita que sirva para todos os casos e é justamente por esse motivo que se faz tão importante a compreensão de qual perfil se está buscando. Afinal, para se ter sucesso, é vital que a nova pessoa tenha afinidade com os futuros colegas e chefes – e vice versa.

 

Dinâmicas em grupo vão muito além das contratações

Engana-se quem pensa que as vantagens das dinâmicas em grupo estão restritas a recrutamentos. As práticas podem ser igualmente proveitosas para equipes já estabelecidas e são capazes de injetar ânimo e auxiliar na retenção dos bons funcionários.

De modo divertido e eficiente, as dinâmicas são capazes de aprimorar os relacionamentos dos colaboradores, que passam a se conhecer melhor e aprendem a lidar com suas diferenças. Como resultado, tem-se uma equipe mais cooperativa e ágil na execução das tarefas, um aumento do engajamento e uma significativa melhora na produtividade.

Ao se promover um espaço verdadeiro e confiável, é natural que o trabalho se torne mais leve e motivado, fazendo com que períodos de adversidades ou inconstâncias sejam superados em menor tempo.

Um exemplo do bom uso de dinâmicas fora das contratações ocorre com os educadores. Por ser um grupo que passa por distintas fases de trabalho, como início e fim das aulas ou planejamentos pedagógicos, as dinâmicas em grupo auxiliam na aclimatação dos docentes para cada um desses períodos de um modo mais divertido e eficiente.

Ao incentivar os docentes a colaborarem entre si, fomenta-se a inovação, o desenvolvimento de novas habilidades e a melhora da comunicação. Ingredientes fundamentais para se criar aulas mais criativas e inspiradoras.

 

Quanto mais envolvido, mais engajado

Ainda que pareça simples, promover dinâmicas em grupo não é tarefa fácil. É preciso atingir um real envolvimento dos participantes com as atividades. Técnicas antiquadas junto ao uso indiscriminado de dinâmicas fez com que muitas pessoas criassem resistência ao exercício, que ganhou fama de ser enfadonho e desnecessário.

Seja em um processo seletivo ou em uma equipe existente, para que os resultados sejam relevantes, é preciso comprometimento e confiança dos participantes. A gamificação é uma formidável técnica para se atingir estes objetivos.

Dentre as diversas gamificações disponíveis no mercado, destaco os jogos empresariais, que promovem o ensino da gestão, a visão sistêmica, o trabalho em equipe e cria situações que podem ser utilizadas para análise comportamental dos jogadores.

Em aplicações in company, os jogos empresariais podem se tornar dinâmicas em grupo para capacitação de colaboradores e também em processos de seleção e recrutamento.

Vantagens das dinâmicas em grupo com jogos empresariais

  • Videoconferência – Por meio dos jogos empresariais, as dinâmicas podem ser feitas a distância, atingindo mais candidatos no caso das contratações e reduzindo custos e limitações no caso das equipes já existentes.
  • Projetar e analisar cenários – Ao invés de se limitar a cenários hipotéticos, com os jogos é possível simular cenários mais próximos da realidade do cargo que está sendo disputado. Ganha-se então uma noção muito mais próxima do como o candidato se comportaria caso fosse contratado.
  • Mão na massa – Possibilidade de ver os futuros candidatos exercendo funções muito mais próximas da realidade e compreender com riqueza de detalhes as tomadas de decisões e o modus operandi de cada candidato. Para os funcionários já estabelecidos, é uma maneira controlada e rápida de se promover aprendizados lúdicos.
  • Habilidades interpessoais – Permite que o avaliador tenha uma ótima compreensão da personalidade dos jogadores e de suas habilidades de relacionamento com os colegas e chefes.
  • Interação – Ao acompanhar o jogador interagindo, pode-se notar o engajamento e a sua participação direta, além da sua capacidade de cooperação e seu envolvimento emocional.
  • Custos – Ao conhecer melhor seus candidatos e funcionários, as chances das contratações serem acertadas e duradouras aumentam, evitando demissões, pedidos de rescisão e treinamentos desnecessários. Reduz custos e ainda motiva os funcionários a continuarem na empresa.

Conclusão

As dinâmicas são práticas importantes e que podem trazer um excelente retorno financeiro e emocional quando bem aplicadas. As novas técnicas que mesclam jogos empresariais com as dinâmicas são uma maneira atual e inteligente de se promover acertos e engajamento com os colaboradores. Pessoas felizes em seus trabalhos são muito mais produtivas e motivadas a buscarem inovação e crescimento. Vantagem para todos!

EnglishPortugueseSpanish