Muitos empreendedores e gestores sempre se questionam sobre o segredo da produtividade. Além de concentrar-se nas prioridades e ser organizado, existem inúmeras ferramentas/técnicas que podem ser investidas para que seus colaboradores melhorem o rendimento. No post de hoje, falaremos sobre a gamificação nas empresas.

Se você ainda não sabe do que se trata essa tecnologia ou pretende entender melhor sua implantação e benefícios, não pode deixar de conferir este texto. Continue com a leitura e descubra como melhorar a qualidade e a produtividade de sua equipe!

A gamificação nas empresas

Como o termo sugere, a gamificação (ou gamification) nada mais é do que uma plataforma que traz para o interior da empresa alguns sistemas e dinâmicas aplicadas em jogos. A intenção dessa técnica é fazer com que os participantes fiquem interessados e instigados a enfrentar os desafios apresentados nos “games” — comumente vinculados à rotina da organização.

Para tornar as atividades ainda mais eficientes e estimular a produtividade, a gamificação também utiliza rankings e gratificações para sinalizar o sucesso. Dessa forma, os melhores colaboradores são premiados.

As vantagens da gamificação nas empresas

Se existe algo que você pode ter certeza, é que a gamification promove o engajamento. Dentre os principais benefícios que podem ser obtidos por quem utiliza esse sistema metodológico estão:

  • maior facilidade em fixar o conhecimento, já que implica tanto a teoria quanto a prática simultaneamente;
  • oportunidade de ver as falhas como uma experiência de aprendizado;
  • aumento do envolvimento e motivação dos jogadores;
  • percepção de autonomia, pois os participantes podem fazer suas próprias escolhas;
  • ajuda na solução de problemas;
  • garantia de feedback em tempo real;
  • aumento do interesse em participar de treinamentos;
  • promoção de uma disputa saudável;
  • não gera prejuízo para o negócio e nem para o jogador quando não se consegue atingir o objetivo proposto;
  • pode ser aplicada em qualquer circunstância, seja ela formal ou não.

Como implementar a gamificação nas empresas

Existem alguns aspectos que devem ser considerados para implantação de uma ação para treinamentos organizacionais e educativos. Confira algumas recomendações.

Comece com um objetivo plausível

O alvo de qualquer game é o objetivo, seja ele resolver um puzzle (quebra-cabeças), seja derrotar um oponente. Sem uma meta predefinida, fica difícil promover o engajamento em qualquer atividade. O mesmo vale quando a meta a ser atingida parece irrelevante ou excessivamente difícil.

Antes de tudo, levante quais são os objetivos do negócio e dos seus funcionários. Depois disso, você terá ideias para estabelecer metas desafiadoras, porém que ainda sejam perfeitamente atingíveis.

Se houver pouca dificuldade, os participantes não sentirão a necessidade de se esforçar. Em contrapartida, se o nível de complexidade for extremamente alto, você não conseguirá nada além de insatisfação e desistência.

Ofereça recompensas conforme os resultados

Um fator crucial da gamificação nas empresas é que cada meta cumprida deve ter uma recompensa concreta. Faça perguntas para descobrir o que seria de maior valor para o seu time. Um abono, uma viagem, um brinde relacionado ao cargo exercido, etc. Se a retribuição for relevante, eles se esforçarão mais para consegui-la.

Mantenha uma rotina de feedback

Não existe algo mais desmotivador do que a ausência de feedback. Para que isso não seja o caso da sua empresa, a gamificação segue o princípio do retorno imediato.

Quanto antes for possível expor as consequências/efeitos das decisões tomadas nos jogos, mais rápido elas poderão ser corrigidas, sem que seja preciso desperdiçar tempo em algo que não está trazendo bons resultados.

Agora que você já sabe como funciona a gamificação nas empresas, pode começar a aplicá-la para melhorar a performance da sua equipe. Para isso, basta contar com uma ferramenta profissional!

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