Um dos principais problemas educacionais do Brasil é a evasão escolar. Segundo um levantamento do Todos pela Educação, são quase 2 milhões e meio de crianças e adolescentes fora da escola em nosso país, montante que representa cerca de 6% dos nossos estudantes.

O problema atinge principalmente jovens entre 15 e 17 anos, que deveriam cursar o Ensino Médio e as razões são as mais variadas. Desde problemas geográficos (a evasão escolar é maior nas áreas rurais) e sociais (gravidez na adolescência, necessidade de trabalhar para complementar a renda da família, etc.) até a falta de interesse dos estudantes pela escola e as aulas. Mas, é possível trabalhar para amenizar algumas destas situações.

Como a escola pode ajudar a diminuir a evasão escolar?

Algumas destas questões não podem ser resolvidas pela escola e pelos professores, outras sim. Uma forma de diminuir a evasão escolar é fazer com que o colégio seja mais atrativo para os alunos e que eles encontrem na sala de aula não somente uma obrigação, mas também prazer.

Assim, no importante papel de professor, é possível tomar algumas medidas para tornar o ensino mais inovador e, consequentemente, diminuir a evasão escolar. Continue acompanhando e saiba como!

1. Uso de tecnologias em sala de aula

A geração Z, também conhecida como geração internet, é a dos nativos digitais. Nascidos a partir dos anos 2000, quase dá para se dizer que eles já nasceram conectados e com um smartphone na mão.

Sendo assim, não é possível imaginar que o modelo antigo de escola vá cativar esses alunos. É preciso encontrar outras formas, outras linguagens. E para isso, nada melhor do que inovar, incorporando o uso das tecnologias em sala de aula.

Neste sentido, a primeira sugestão é explorar o conteúdo disponível gratuitamente na internet através de ferramentas como o Google Art Project, que permite a exploração de museus de diversos locais do mundo, ou aplicativos como o Geogebra ou Duolingo. O primeiro é destinado ao aprendizado de álgebra e geometria, já o segundo é um excelente auxiliar no ensino de idiomas.

Outra excelente opção é trabalhar com jogos em sala de aula. Eles são adequados para qualquer faixa etária e auxiliam no aprendizado, já que com um jogo você sai do ambiente da sala de aula e pode abordar inúmeros assuntos de forma mais interativa e divertida.

2. Estimular a participação e interação dos alunos

Outra forma de diminuir a evasão escolar é estimular a participação e interação dos alunos. Afinal, não cabe mais tratar o ambiente de sala de aula como se o professor fosse o único detentor do conhecimento e os alunos não soubessem nada. É preciso que o espaço seja de troca, que todas as contribuições sejam valorizadas.

Em um ambiente assim, mais aberto, os estudantes sentem-se estimulados a buscar mais conhecimento e estudar mais, pois sentem que as suas opiniões e contribuições são valorizadas pelo professor e pelos colegas. Além disso, também é importante trabalhar os conteúdos de forma interativa, seja por meio de infográficos, e-books ou qualquer outra tecnologia que possa contribuir neste sentido.

3. Melhorar a infraestrutura da escola

Tão importante quanto o papel do professor é a infraestrutura da escola. O espaço deve ser bastante atraente, para que os alunos desejem permanecer no local. Por isso, é importante investir não somente em carteiras boas e ar-condicionado nas salas de aula, mas também em outros espaços.

Laboratórios bem equipados, quadras de esportes e espaços destinados ao lazer são fundamentais para melhorar a experiência do aluno na escola. Estes locais proporcionam tanto interação entre alunos, quanto entre alunos e professores e estimulam não só o aprendizado, mas a ocupação do espaço escolar.

Eles também são excelentes para desenvolver habilidades extracurriculares, como práticas esportivas, que podem acabar sendo um atrativo a mais para o aluno permanecer na escola.

Se você gostou deste texto e quer trabalhar para diminuir a evasão escolar, conheça também 4 técnicas para prender a atenção dos alunos em sala de aula. Você vai gostar!

EnglishPortugueseSpanish