Em julho tivemos a grata surpresa de receber um artigo do professor Zuilho Rodrigues Castro, docente na Faculdade Pitágoras de Imperatriz. Neste artigo, publicado em julho de 2019, o professor desenvolveu uma pesquisa entre os alunos do curso de administração que participaram de atividades com o uso do nosso simulador gerencial (conhecido também como jogo de empresas) na disciplina de ‘Simulação Empresarial’.

Segundo o artigo, “foi possível constatar a unanimidade na aceitação e na avaliação positiva da ferramenta, pois os alunos avaliaram que fixaram melhor o conteúdo a partir das atividades desenvolvidas com a ferramenta, inclusive houve a percepção de que o Simulare poderia ser utilizado em outras disciplinas do curso, contribuindo dessa forma para tornar a aula mais dinâmica e atrativa”.

Veja a seguir os resultados da pesquisa:

De acordo com a publicação, “o primeiro questionamento, feito aos alunos, refere-se à contribuição do jogo Simulare para a estimulação do aprendizado. Como pode-se observar, no Gráfico 1, a maioria dos pesquisados (97%) responderam de forma positiva, em especial, porque o ambiente de aprendizagem é dinâmico e incita a competição”.

 

Gráfico 1 - Em sua avaliação o Simulare estimula o aprendizado?

Gráfico 1 – Em sua avaliação o Simulare estimula o aprendizado?

 

O gráfico 2, ainda segundo o artigo, “demonstra que na opinião de quase a totalidade dos acadêmicos pesquisados a ferramenta contribui para a integração entre o que é visto na teoria e o que é aplicado na prática. […] E a aprendizagem usando essa ferramenta contribuiu, entre outros aspectos, para a fixação de conteúdo, apontado de forma unânime pelos pesquisados como um fator positivo do jogo”.

Gráfico 2 - No que se refere ao uso do Simulare para a aprendizagem da disciplina "Simulação empresarial", contribuiu para integrar teoria e prática?

Gráfico 2 – No que se refere ao uso do Simulare para a aprendizagem da disciplina “Simulação empresarial”, contribuiu para integrar teoria e prática?

 

No curso de Administração, segundo o autor, “há a necessidade de integralizar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas cursadas ao longo do curso, por isso, questionou-se aos alunos que disciplinas eles visualizam que utilizaram na prática e de forma integrada na utilização do jogo. E o que pode-se constatar, com base no gráfico abaixo, é que os discentes apontaram um número considerável de disciplinas cursadas em períodos anteriores”.

Gráfico 3 - Relação de disciplinas que os alunos apontaram o uso de forma prática nas atividades da ferramenta Simulare.

Gráfico 3 – Relação de disciplinas que os alunos apontaram o uso de forma prática nas atividades da ferramenta Simulare.

 

O texto cita, em relação ao Gráfico 4 que “os dados do gráfico demonstram que os sujeitos com os quais se pesquisou, apontaram que tiveram dificuldades em competências básicas para a atuação do profissional de Administração. E ao desenvolver o que foi proposto por essa Ferramenta Digital, os jogadores foram, inclusive, avaliados quanto às ações que agregaram mais valor econômico e social na simulação vivenciada, o que deu maior sentido ao que estava sendo realizado, ganhando-se bônus ou arcando com o ônus de suas ações. Nesse caso, é possível afirmar que o Jogo, mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos alunos, contribuiu para a aprendizagem, pois foi possível que eles exercitassem tais competências que não dominavam, buscando assim o aprimoramento, o que consequentemente influencia na formação profissional”.

Gráfico 4 - Dificuldades enfrentadas pelos alunos ao fazerem uso da ferramenta Simulare

Gráfico 4 – Dificuldades enfrentadas pelos alunos ao fazerem uso da ferramenta Simulare

Prof. Zuilho, fica aqui registrado nossos agradecimentos por realizar a pesquisa científica e compartilhar conosco os resultados obtidos. Valeu!!!

 

 

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