O maior objetivo da simulação no meio acadêmico é o aprendizado. Com o uso dessa tecnologia é possível cobrir uma grande lacuna dos cursos: a falta de prática. Raramente os alunos têm a oportunidade de aplicar teorias apresentadas pelo educador em aula. Então, implementando o aprendizado com simulação na universidade, os alunos poderão ter experiências positivas.
O aprendizado com essa tecnologia acontece de maneira lúdica e pela experimentação. Ou seja, a simulação permite que o estudante aprenda também com os erros cometidos, o que muitas vezes é bem mais produtivo do que o aprendizado pelo acerto.
As simulações permitem que os alunos experimentem ideias e dominem conceitos para aplicá-los em situações reais. Quer saber mais sobre o papel dos simuladores no aprendizado, como implementá-lo e suas principais vantagens? Confira este post!
Qual é o principal papel dos simuladores no aprendizado?
Uma simulação vai levar o aluno a sintetizar e integrar o que estão lendo, tomando decisões com base em dados apresentados no ambiente. Trata-se de uma tecnologia que oferece aos universitários uma dimensão temporal, uma oportunidade de experimentar os resultados que podem mudar de acordo com as escolhas ao longo do tempo.
Os simuladores têm aderência em disciplinas que visam ensinar conceitos básicos ou avançados de gestão. O aluno vai utilizar uma ferramenta bastante envolvente e vai aprender fazendo. Esse é o grande diferencial do aprendizado com simulação.
Enfim, as simulações são ferramentas úteis e comprovadas para melhorar a aprendizagem, além de criarem um ambiente seguro e agradável de aprendizado, onde a experimentação é possível, algo que muitas vezes falta quando falamos de aprendizagem.
Como implementar o aprendizado com simulação?
Os simuladores são especialmente indicados para cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em Administração, Economia, Finanças, entre outros. Eles podem ser utilizados em cursos de outras áreas também com o objetivo de promover o conhecimento sobre gestão e empreendedorismo, em formatos como:
- desafios e torneios internos;
- disciplinas regulares de simulação gerencial;
- atividades de extensão ou complementares;
- laboratório avançado de práticas gerenciais e executivas.
O simulador pode ser oferecido como uma atividade complementar. Para tanto, a universidade pode criar uma disciplina de 20 a 40 horas/aula para essa finalidade, seja presencial, seja à distância.
É uma excelente oportunidade de contribuir com a aprendizagem e, sem dúvidas, um ótimo negócio para a instituição.
Quais as formas de utilizar esse aprendizado?
Existem quatro maneiras de utilizar esse aprendizado, são elas: individual, em equipe, com o professor e no grande grupo. O primeiro ocorre quando o estudante faz uma análise dos resultados da simulação a fim de verificar os erros e os acertos. Tal aprendizado deve ser complementado com os demais formatos para que o aluno não tire conclusões equivocadas das análises feitas.
A discussão em equipe permite aprimorar o aprendizado individual, já que os alunos terão que discutir os resultados de maneira coletiva para tomar novas decisões na empresa simulada.
Eventualmente os estudantes vão recorrer ao professor visando sanar algumas dúvidas, o que permite criar outra forma de aprendizado, a qual ocorre entre os alunos de uma equipe e o educador.
No entanto, dependendo do questionamento feito, é preciso abrir a discussão no grande grupo, assim o tópico é assimilado por todos. Essa última forma de aprendizado envolve todas as equipes de forma simultânea.
Quais os benefícios da aprendizagem com simuladores?
Aumento considerável na fixação de aprendizado
Com as simulações, os alunos terão experiências divertidas. Obviamente que quando a universidade oferece uma simulação de treinamento, os estudantes ficam muito mais propensos a lembrar dos conceitos devido ao fato de que eles conectam emoções favoráveis ao tema.
Por exemplo, se o aluno encontra uma simulação tanto educacional quanto humorística, é bem provável que ele conserve o conhecimento de maneira eficaz. Por outro lado, se a simulação for tediosa e chata, certamente se esquecerão rapidamente da informação.
Ou seja, as simulações, quando bem utilizadas na educação, são capazes de levar os universitários a fixar o aprendizado de maneira bastante prática e eficiente.
Maior preparação para situações reais
Os simuladores, além de auxiliar os professores na tarefa de transmitir conhecimento aos alunos e levá-los a fixar o aprendizado com uma nova maneira de ensinar cada vez mais dinâmica, também reproduzem a realidade.
Com a realidade sendo cada vez mais reproduzida pelas simulações, há um grande favorecimento para os estudantes, já que motiva a sua aprendizagem e proporciona mais possibilidades de conhecer novas tecnologias.
Dessa forma, o aluno estará preparado para situações reais, sendo capazes de visualizar resultados mesmo antes da implementação
Aumento da confiança do aluno
O nível de conforto dos alunos aumenta rapidamente apenas com pouca experiência nos simuladores. Uma vez feita a imersão nessa tecnologia, os estudantes serão capazes de perceber o valor pedagógico dessa metodologia, fazendo com que aumentem o nível de confiança e de conforto.
Isso acontece porque eles têm a chance de ver o resultado de suas ações e decisões. Assim, consequentemente, terão mais confiança ao interagir com seus colegas e até mesmo com os professores. Todas as suas habilidades serão desenvolvidas com os simuladores, sem contar que poderão expandir seus conhecimentos em um ambiente de apoio.
Há um efeito dominó nessa situação, visto que os estudantes confiantes são mais propensos a realizar tarefas, ser felizes e, claro, confiar na universidade, ficando com ela até o final do seu curso.
Eleva a qualidade do curso
As simulações oferecem um aprendizado de qualidade, efetivo e que traz ótimos resultados para a aprendizagem dos estudantes. Tais resultados vão elevar a qualidade do curso e a satisfação de professores e alunos.
É importante destacar que o ensino, principalmente nos dias de hoje, deve se adaptar aos novos tempos e estar sempre à procura de recursos tecnológicos importantes nos processos de aprendizagem.
Uma universidade que pretende continuar sendo destaque entre as concorrências e garantir um ensino de qualidade precisa construir e propor novas ideias, desafiar os estudantes a testar e buscar metodologias de ensino reais, podendo assim, ser protagonista de sua aprendizagem com o apoio de novas tecnologias.
A simulação oferece inúmeros benefícios aos estudantes, aos professores e à universidade, por isso, é importante ter essa parceria para que haja um aumento significativo nas habilidades dos alunos, disponibilizando-o para o mercado de trabalho como um profissional qualificado e de alto desempenho.
Por fim, entende-se que o aprendizado com simulação na universidade pode ser um elemento fundamental para enriquecer as aulas, considerando as competências e habilidades esperadas para o perfil dos alunos e os conteúdos acadêmicos.
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