Você consegue imaginar como pode ser instigante utilizar o fascínio dos jogos para solucionar problemas comuns do dia a dia na sua empresa, dos mais simples aos mais complexos? Ou então, para aprender, de fato, aquela disciplina que derruba toda a turma? Pois saiba que isso é possível por meio da gamification!

Mas, afinal, que termo é esse capaz de operar tantos milagres? A resposta é bem simples. Na verdade, trata-se de uma estratégia que simula as fases dos jogos na condução dos participantes a determinado objetivo. Assim, é possível mobilizar equipes para alcançar metas, superar limites e ganhar reconhecimento por isso.

Quer entender melhor como essa técnica pode fazer parte da sua empresa com resultados reais positivos? Vamos explicar cada detalhe no post a seguir! Confira!

A lógica dos jogos na vida real

Exatamente isso! Nessa perspectiva, a ideia é utilizar o passo a passo dos jogos para superar os desafios que surgem a todo instante dentro de uma empresa, como resolver a problemática da aprendizagem dentro de uma instituição de ensino, por exemplo.

Caso você esteja associando essa prática ao entretenimento ou mesmo à imagem de falta de comprometimento em torno dos jogos — que advém de muito antes da propagação dos games eletrônicos — pode ficar sossegado! Aqui, haverá apenas a imitação deles, mas para resolver situações reais.

Afinal, os jogos não atraem milhões e milhões de adeptos — entre crianças e adultos — simplesmente porque oferecem distração nas horas vagas. Na realidade, eles prendem a atenção dos seus jogadores, uma vez que lançam desafios, geram a possibilidade de interação com os demais participantes e de recuperação após um lance mal feito, e a tão esperada pontuação.

Como eles podem ser usados?

A gamification, então, utiliza os aspectos envolventes do jogo para estimular a dedicação, a produtividade, o foco e a resolução dos problemas. E melhor, tudo dentro de uma engrenagem mais espontânea dos seus participantes. Por meio dessa estratégia, a cobrança direta fica em segundo plano, sobreposta pela determinação de cada um.

Podemos utilizar esses estímulos na relação interna de uma organização e, também, na relação com os clientes. Em geral, é possível mobilizar os colaboradores — com metas pontuais — e o seu público-alvo, por meio de um convite que proponha metas a serem cumpridas.

Essa prática tem se mantido muito eficaz pelas redes sociais, com propostas de divulgação e indicação de produtos, criando possibilidades de acompanhamento para recompensas virtuais ou mesmo físicas.

Qual a finalidade dessa estratégia?

Bom, a principal finalidade dessa estratégia é tornar o caminho para se alcançar um objetivo muito mais simples. Além do mais, ela está aliada às novas técnicas de liderança, em que o colaborador desenvolve mais autonomia dentro da sua área, com poder de iniciativa e tomada de decisão.

Outro fator que merece destaque é o fato de ela despertar o espírito de cooperação e competitividade, mas, a partir de um ambiente saudável, em que todos têm possibilidades de superar seus limites e obter o reconhecimento individual por isso.

A motivação dos participantes com o resultado efetivo

É a motivação o ingrediente indispensável para a realização de grandes feitos, você concorda? Como resolver um cálculo matemático, por exemplo, se você não tem estímulo para isso? As chances de você se dar mal serão bem maiores, pode estar certo disso!

Por esse motivo, a técnica dos jogos tem apresentado resultados tão significativos quanto à eficácia na condução da aprendizagem e do aperfeiçoamento profissional no ramo dos negócios.

Aliás, esse conceito já vem sendo desenvolvido nas escolas da atualidade, que buscam uma aprendizagem efetiva por meio do lúdico. A proposta é muito parecida, só que envolve profissionais interessados em melhorar o desempenho e a prática profissionais.

Vamos conferir o passo a passo?

Objetivos

Primeiramente, é preciso estabelecer os objetivos a serem alcançados por meio da gamification. A clareza dessa etapa pode fazer toda a diferença entre os seus participantes. É a mesma objetividade dos jogos, você lembra? Quando você começa uma disputa, já não sabe exatamente onde pretende chegar? Faça o mesmo!

Feedbacks

Não dá para esquecer dos feedbacks a cada acerto ou erro como uma forma de direcionar o caminho a ser seguido. Eles que darão a chance de recuperação dentro do jogo, alimentando os estímulos em busca de novos caminhos diante dos níveis de dificuldade apresentados.

Essa prática é excelente para a formação completa desse profissional, com flexibilidade para enfrentar os possíveis imprevistos e intercorrências.

Recompensas

Os jogos sempre tiveram o caráter de recompensa para os vitoriosos. Quem não gosta de experimentar essa sensação de vitória e ser admirado e recompensado por isso, não é mesmo? Portanto, estabeleça premiações! Pode ser algo simples, como reconhecimento público e jantares ou algo mais significativo, dependendo da dificuldade superada.

A aplicação de acordo com o que se pretende alcançar

Para aplicar a gamification, você precisará deixar claro a sua importância para a evolução dos negócios, assim como para cada participante. Essa medida colabora com o novo perfil dessa geração, inserida no mundo digital e com uma visão muito mais dinâmica do que a tradicional.

Vamos supor que você tenha uma instituição de ensino, mas o considerável índice de evasão tem atrapalhado os lucros. Então, pode ser a hora de mobilizar os professores e demais colaboradores para investir nessa estratégia de imitação dos jogos.

Além da possibilidade de redução dos índices, com aulas mais atrativas, essa iniciativa pode significar um excelente marketing para a sua empresa, o que acha?

A vantagem de utilizar a gamification nas empresas

Já deu para perceber como essa relação com os jogos pode ser vantajosa para os negócios, certo? O melhor disso tudo é que mesmo as empresas mais tradicionais podem se enquadrar nesse formato, propondo inovação junto aos colaboradores, clientes e empresas parceiras.

Fidelização dos clientes

Quando você lança um programa de recompensas para clientes (badges, placares de líderes ou pontuação cumulativa para a retirada de prêmios) mediante o cumprimento das metas preestabelecidas, você está fidelizando-os ao seu produto, sua marca.

Voltando ao exemplo de uma instituição de ensino, é uma boa oportunidade de despertar maior interesse nos alunos por determinado curso ou unidade com esse perfil de dinâmica de jogos.

Engajamento dos colaboradores

Para o sucesso na sua organização, não basta centralizar apenas o fortalecimento da marca e o aumento do consumo. Na política atual de uma empresa, o engajamento dos seus colaboradores passou a merecer maior atenção. Quando um funcionário “veste a camisa” da companhia, os níveis de produtividade tendem a aumentar.

Está aí mais um bom motivo para investir na lógica dos jogos — uma maneira de promover a autossatisfação nos seus colaboradores diante da superação das dificuldades.

Agora ficou bem mais fácil entender como a gamification pode ser promissora na sua empresa, não é verdade? Ela pode ser a solução para melhorar os negócios e integrar a sua equipe! Entre em contato conosco e obtenha o suporte necessário para implantar essa estratégia na sua organização!

EnglishPortugueseSpanish