Comércio de Eletro

As empresas comercializam 2 ou 3 produtos. Podem comprar suas mercadorias de até 4 diferentes fornecedores e atuam em uma ou várias regiões.

Para comercializar precisam de recursos como vendedores e, no cenário mais sofisticado, estoquistas, esteiras e empilhadeiras.

Devem estar atentas à armazenagem, pois as mercadorias compradas devem ser alocadas em depósitos próprios ou alugados.

DescriçãoEletro Zero (com)Eletro I (com)Eletro II (com)
Produtos2 (fogão, micro-ondas)3 (fogão, micro-ondas, tanque)3 (fogão, micro-ondas, tanque)
Tipo de mercadoRegião ÚnicaRegião ÚnicaVárias Regiões
Mercado de TrabalhoOpcionalOpcionalOpcional
Logística de ArmazenamentoSimSimSim
Logística de DistribuiçãoNãoNãoNão
Qtde insumos233
Fornecedores de Insumos344
Detalhamento tributaçãoNãoSimSim
Instituições Financeiras222
Tipos de máquinas002 (esteira e empilhadeira)
Produtividade da MáquinaNãoNãoSim
Tipos de Mão de obra1 (vendedor)1 (vendedor)2 (vendedor e estoquista)
Produtividade da Mão de ObraNãoSimSim
Detalhamento Encargos Sociais/TrabalhistaNãoSimSim
Qtde Períodos121212

 

Entenda melhor...

  • Produtos O que a empresa comercializa. Pode ser produto acabado, mercadoria ou um serviço.
  • Diferenciação Decisão de investimento da empresa para se diferenciar no mercado. Esse investimento pode ser em 'Design & Inovação', 'Treinamento e qualificação de Funcionários' e etc.
  • Tipo de mercado Várias regiões: mercado oligopolista composto de várias regiões, uma delas o mercado externo. As empresas podem definir diferentes preços e investimentos em propaganda para cada uma das regiões. Única região: mercado oligopolista composto de uma única região. As empresas devem definir um único preço e investimento em propaganda para a região.
  • Insumos As empresas devem comprar insumos (matéria-prima, componentes prontos ou mercadorias) de um ou mais fornecedores. Quando existem insumos fabricados, as empresas deverão, fabricar (além do produto acabado) seus próprios componentes.
  • Fornecedores de insumos Quantos fornecedores com condições distintas estão disponíveis no momento da compra. Podem existir diferentes configurações de preços, prazos, juros, IPI/ICMS, e descontos por volume. Fornecimento automático: as empresas não tomam decisões de compra. Os insumos são adquiridos automaticamente pelo simulador.
  • Detalhamento da tributação Quando habilitado, os cenários terão um nível maior de detalhamento na tributação de IPI/ICMS (com recuperação e recolhimento dos impostos).
  • Mercado de trabalho Quando habilitado, as empresas terão que tomar decisões mais detalhadas acerca da mão de obra direta, tais quais: benefícios, salários, participação nos lucros e treinamento. Essas variáveis irão refletir diretamente na produtividade, na contratação e demissão e em possíveis reivindicações e greves.
  • Instituições financeiras Quantos bancos estão inseridos no jogo. Quando existem mais de um banco, as empresas deverão escolher as melhores condições de crédito dentre os bancos existentes.
  • Logística de Armazenamento Ao comprar insumos ou estocar produtos acabados as empresas devem se preocupar com o espaço físico disponível em depósitos e/ou terrenos. Poderão, também, alugar áreas em depósitos de terceiros.
  • Logística de Distribuição Ao fabricar, as empresas deverão destinar seus produtos acabados para diferentes regiões. O transporte até as regiões poderá ser feito por 4 diferentes tipos de modais: aeroviário, aquaviário, ferroviário, rodoviário. Cada modal possui diferentes custos e configurações de entregas.
  • Tipos de máquina Quantos tipos máquinas são necessários no processos de comercialização, produção ou prestação de serviços. Os tipos de máquinas realizam diferentes tarefas em suas áreas e têm características distintas. Devem ser comprados separadamente.
  • Produtividade da máquina Quando habilitado, as máquinas tendem a produzir menos pelo desgaste natural de uso ou mais.
  • Tipo de mão de obra direta Quantos tipos de mão de obra direta são necessários nos processos de comercialização, produção ou prestação de serviços. Os tipos de mão de obra direta realizam diferentes tarefas em suas áreas e têm características distintas. Devem ser contratados e demitidos separadamente. Exemplo: podem existir um vendedor e um estoquista.
  • Produtividade Mão de obra Quando habilitado, a mão de obra direta tende a ficar mais produtiva no decorrer das rodadas pelo tempo de trabalho ou pelo treinamento.
EnglishPortugueseSpanish