Entenda melhor…

  • Produtos
    O que a empresa comercializa. Pode ser produto acabado, mercadoria ou um serviço.
  • Diferenciação
    Decisão de investimento da empresa para se diferenciar no mercado. Esse investimento pode ser em ‘Design & Inovação’, ‘Treinamento e qualificação de Funcionários’ e etc.
  • Tipo de mercado
    Várias regiões: mercado oligopolista composto de várias regiões, uma delas o mercado externo. As empresas podem definir diferentes preços e investimentos em propaganda para cada uma das regiões.
    Única região: mercado oligopolista composto de uma única região. As empresas devem definir um único preço e investimento em propaganda para a região.
  • Insumos
    As empresas devem comprar insumos (matéria-prima, componentes prontos ou mercadorias) de um ou mais fornecedores. Quando existem insumos fabricados, as empresas deverão, fabricar (além do produto acabado) seus próprios componentes.
  • Fornecedores de insumos
    Quantos fornecedores com condições distintas estão disponíveis no momento da compra. Podem existir diferentes configurações de preços, prazos, juros, IPI/ICMS, e descontos por volume.
    Fornecimento automático: as empresas não tomam decisões de compra. Os insumos são adquiridos automaticamente pelo simulador.
  • Detalhamento da tributação
    Quando habilitado, os cenários terão um nível maior de detalhamento na tributação de IPI/ICMS (com recuperação e recolhimento dos impostos).
  • Mercado de trabalho
    Quando habilitado, as empresas terão que tomar decisões mais detalhadas acerca da mão de obra direta, tais quais: benefícios, salários, participação nos lucros e treinamento. Essas variáveis irão refletir diretamente na produtividade, na contratação e demissão e em possíveis reivindicações e greves.
  • Instituições financeiras
    Quantos bancos estão inseridos no jogo. Quando existem mais de um banco, as empresas deverão escolher as melhores condições de crédito dentre os bancos existentes.
  • Logística de Armazenamento
    Ao comprar insumos ou estocar produtos acabados as empresas devem se preocupar com o espaço físico disponível em depósitos e/ou terrenos. Poderão, também, alugar áreas em depósitos de terceiros.
  • Logística de Distribuição
    Ao fabricar, as empresas deverão destinar seus produtos acabados para diferentes regiões. O transporte até as regiões poderá ser feito por 4 diferentes tipos de modais: aeroviário, aquaviário, ferroviário, rodoviário. Cada modal possui diferentes custos e configurações de entregas.
  • Tipos de máquina
    Quantos tipos máquinas são necessários no processos de comercialização, produção ou prestação de serviços. Os tipos de máquinas realizam diferentes tarefas em suas áreas e têm características distintas. Devem ser comprados separadamente.
  • Produtividade da máquina
    Quando habilitado, as máquinas tendem a produzir menos pelo desgaste natural de uso ou mais.
  • Tipo de mão de obra direta
    Quantos tipos de mão de obra direta são necessários nos processos de comercialização, produção ou prestação de serviços. Os tipos de mão de obra direta realizam diferentes tarefas em suas áreas e têm características distintas. Devem ser contratados e demitidos separadamente. Exemplo: podem existir um vendedor e um estoquista.
  • Produtividade Mão de obra
    Quando habilitado, a mão de obra direta tende a ficar mais produtiva no decorrer das rodadas pelo tempo de trabalho ou pelo treinamento.
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