Conversas constantes com o colega ao lado, bocejo, olhar perdido. Esses são alguns sinais de que seus alunos não estão muito interessados com a aula. Esse tipo de comportamento deixa muitos professores preocupados e logo questionam-se: como prender a atenção dos alunos?

Algumas estratégias podem ser tomadas antes e durante as aulas, como, por exemplo, planejar um material de aula com mais recursos visuais e promover debates podem ser alguns caminhos.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 4 métodos para chamar a atenção dos alunos para suas aulas. Confira!

1. Aproveite de recursos visuais em suas aulas

Os alunos de hoje estão integrados ao mundo tecnológico, por isso utilizam bastante os computadores, tablets e smartphones. Nesses dispositivos há uma infinidade de imagens, vídeos e outros modelos audiovisuais que prendem a atenção deles. Porque não aproveitar desse comportamento para as suas aulas?

Para abordar os temas da sua aula, não fique preso apenas em livros ou textos. Aposte mais em recursos visuais. Faça apresentações com fotos, áudios e vídeos. Assim, os alunos ficarão mais interessados nos temos abordados em sala de aula.

2. Promova debate em sala de aula

Pode parecer contraditório, mas muitas vezes os alunos perdem a atenção durante as aulas pois o professor fala o tempo todo. É preciso abrir mais espaço para a participação e opinião dos estudantes.

Neste sentido, promova debates em sala de aula. Apresente o tema e convide os alunos para discutir. Você pode pedir para fazer uma roda com a participação de todos, ou dividir os estudantes em grupos.

3. Aposte em Gamificação

Quem disse que aprende-se apenas com livros e aulas expositivas?

A Gamificação (ou, em inglês, gamification) significa simplesmente usar elementos dos jogos para engajar pessoas para atingir um objetivo. Na sala de aula, a gamificação funciona para despertar interesse, desenvolver criatividade e resolver situações-problema. Além disso, os alunos irão se divertir enquanto aprendem.

Há muitas maneiras de converter o tema da sua aula em jogo, como, por exemplo, montar um jogo de cartas com as palavras temas da aula e pedir para os alunos encontrarem o significado.

Para assuntos ou aulas relacionadas à gestão de negócios e empreendedorismo, vale a pena também aplicar os jogos empresariais. Esses jogos ou simuladores empresariais podem ser abordados em cursos de diferentes áreas de formação profissional. O objetivo é construir conhecimento unindo teoria e prática.

4. Deixe seus alunos escolherem os temas das aulas

A falta de atenção muitas vezes surge porque os alunos não estão entusiasmados com o tema. Experimente diversificar um pouco e ofereça alguns temas dentro da disciplina que você leciona e solicite os alunos para escolherem o que eles querem aprender primeiro. Dessa forma, eles vão ficar mais atentos à aula com assunto que mais se interessam.

Essas foram algumas dicas para você saber como prender a atenção dos alunos. É interessante abrir espaço para perguntas ao fim da aula. Assim eles vão se sentir mais à vontade para participar das aulas.

Diversifique o aprendizado para torná-lo agradável e produtivo!

Gostou dessas informações? Inscreva-se em nosso Newsletter abaixo para receber mais conteúdo por e-mail.

EnglishPortugueseSpanish