A leitura correta do clima nas organizações é peça-chave para que empresas sejam bem sucedidas, retenham talentos e obtenham melhores resultados.

Pessoas felizes, engajadas e comprometidas com os outros produzem mais e melhor. Em qualquer âmbito da vida, se sentir bem e enxergar o entorno de modo positivo trazem benefícios capazes de gerar um efeito dominó. Uma única pessoa motivada pode transformar a sua equipe, que por sua vez pode motivar todos em um setor e, quem sabe, trazer impactos positivos para toda a empresa.

Mas vale lembrar que o contrário também é verdadeiro. Uma única maçã podre poderá desencadear discórdias, atrasos e prejuízos para toda a organização. O como as pessoas enxergam seu ambiente de trabalho e percebem os valores e a cultura da empresa, o chamado ‘clima organizacional’, tem um poder gigantesco, capaz de alterar o desempenho e os ganhos de uma empresa.

A chegada da pandemia ainda fez com que boa parte dos profissionais questionassem o seu trabalho, função e futuro. Seja pelo medo de perder o emprego ou até por questões mais pessoais, como o propósito de vida, muitas pessoas estão ponderando se trabalham com o quê e onde gostariam.

Perceber a motivação dos colaboradores e o clima na organização deixou de ser um mero detalhe e, cada dia mais, torna-se fundamental para reter talentos, trazer inovações e gerar bons resultados. Ter uma equipe bem física e mentalmente passa, sobretudo, por um bom clima organizacional.

Porém, fazer essa leitura nem sempre é fácil. Afinal, essa é uma percepção que envolve questões subjetivas, que podem variar profundamente de pessoa para pessoa, com mais nuances do que dados concretos.

Além disso, essa percepção é dinâmica e pode mudar a qualquer momento. A pandemia, que colocou muitos profissionais em regime de home office, por exemplo, certamente trouxe novidades neste sentido. Um trabalhador que estava insatisfeito antes das alterações pode estar feliz agora, por não precisar se deslocar. Bem como outro pode se sentir isolado e excessivamente cobrado com o novo momento.

O cenário de incertezas somado às dificuldades inerentes da percepção do clima das organizações, trouxe à tona uma questão importante: como entender as motivações da equipe, seus anseios e ainda alinhar este conhecimento aos objetivos da empresa?

Você sabe qual a percepção que a sua equipe têm dos valores e cultura da organização? Quais são os aspectos que impactam diretamente na motivação e produtividade dos trabalhadores? Não dá mais para não saber responder essas perguntas.

As pesquisas de satisfação ainda funcionam?

Os tradicionais formulários, muito comuns para fazer levantamentos sobre o clima das empresas, ainda podem ser úteis, mas não podemos esquecer que vivemos na economia da atenção. Manter um colaborador atento e disposto a responder perguntas que nem sempre ele entende a importância pode trazer resultados pouco úteis.

Além da incerteza dos dados obtidos, vale ressaltar a baixa adesão, comum neste tipo de processo, onde parte da equipe sequer irá responder a pesquisa enviada. Seja por falta de motivação, tempo ou até esquecimento, os formulários, que mantiveram-se praticamente idênticos nas últimas décadas, já não são capazes de capturar as motivações, dificuldades e necessidades individuais dos colaboradores.

Será mesmo que não há outras maneiras de fazer essa leitura?

Jogos Empresariais como ferramenta de percepção de clima nas organizações

Enquanto os formulários ainda possuem as mesmas características básicas de 40 anos atrás, os jogos, por sua vez, não apenas estão em constante evolução, como são altamente adaptáveis.

Por meio dos jogos, é possível ter um conhecimento muito mais profundo sobre a empresa, a equipe e o como todos estão se sentindo. Além disso, critérios importantes que não estiverem performando bem, podem ser lapidados e aprofundados durante as partidas.

Assim, além de não exigir que o colaborador tenha que se dedicar a extensivos questionários que terão respostas pouco claras, os jogos empresariais ainda são capazes de medir a motivação do colaborador, como também motivá-lo.

Por meio de desafios e recompensas, a equipe joga enquanto se desenvolve, ao mesmo tempo que entrega valiosas informações sobre a sua visão dentro da empresa. Os jogos ainda podem preparar as pessoas para enfrentarem desafios com maior inteligência emocional e melhores tomadas de decisão.

Saber como a equipe se sente, escutá-la e promover trocas não apenas trará bons frutos para a organização, como também para quem faz parte do time e dedica horas de sua vida a empresa. Um bom clima empresarial é terreno fértil para a criação de novos produtos, inovações, economias, assim como a permanência e aquisição dos melhores talentos. Como boa parte da vida se dá em período laboral, nada como ter o privilégio de exercer a sua função em um ambiente produtivo e generoso.

Enfim…

Manter a equipe motivada nunca foi tão importante, nem tão difícil. Sabendo da tarefa hercúlea que envolve criar cenários amigáveis e arrojados, conte com a gamificação e jogos empresariais para chegar mais rápido e melhor a estes resultados.

 

EnglishPortugueseSpanish