Ao abrir ou gerir uma empresa, vários são os elementos que devem ser pensados e estruturados, desde o produto ou serviço que será ofertado até as formas de captação de cliente. Nesse ciclo, uma atividade é fundamental para o sucesso do negócio: a gestão empresarial.

Vamos ver, a seguir, a importância da gestão empresarial e como a visão sistêmica é relevante nesse processo.

O que é gestão empresarial?

A gestão empresarial, como o próprio nome já diz, consiste em gerir uma empresa. De forma simples, trata-se da condução de um negócio. Assim sendo, ela envolve as ações voltadas ao desenvolvimento e crescimento sustentável deste negócio.

A gestão empresarial perpassa a organização de processos como compra de mercadorias, compra de materiais, administração de recursos humanos, controle financeiro e todas as outras atividades que são necessárias para que se chegue a etapa de entrega do produto ou serviço seja entregue ao consumidor.

Apesar de parecer tema para grandes empresas, a gestão empresarial é essencial também para as pequenas e médias empresas. Isso porque, nessas empresas, geralmente, as diferentes atividades ficam concentradas em poucas pessoas – quase inexistindo a figura de um gestor. Em pequenas empresas, muitas vezes o dono do negócio é o gestor – mas isso não é uma exigência – e, as vezes, nem é uma indicação!

Agora que você já entendeu o que é a gestão empresarial, vamos entender alguns exemplos de atividades desempenhadas na gestão empresarial!

A lista a seguir apresenta os diferentes conceitos relacionados à gestão empresarial. Veja:

  • Definição de metas
  • Organização de processos
  • Planejamento estratégico
  • Controle e análise de custos
  • Organização de estoques: custos, compras e vendas
  • Controles financeiros de recebimentos e pagamentos
  • Contratações e demissões
  • Pós vendas

Como falamos anteriormente, a gestão empresarial envolve diferentes atividades e, para a sua realização é necessário dominar diferentes conceitos e dinâmicas. Desta forma, o profissional torna-se capacitado para estabelecer estratégias para o desenvolvimento, sobrevivência e expansão do negócio.

Gerir uma empresa não é tarefa fácil, mas quanto mais experiência você tem, mais você consegue se adaptar aos problemas que podem aparecer e entender as diversas forças que atuam no seu mercado. Uma visão sistêmica é fundamental para o sucesso do negócio.

O que é uma visão sistêmica empresarial?

A visão sistêmica é a capacidade de visualizar o cenário macro da empresa, isto é, o cenário completo que a envolve. A partir de uma visão sistêmica, a pessoa é capaz de analisar todos os agentes e todas as situações que fazem parte das rotinas de um negócio.

Essa visão completa da empresa ocorre a partir da análise das partes que a formam, isto é, a partir do conhecimento dos diferentes processos e setores do negócio. Assim sendo, o profissional precisa entender as relações que regem demandas internas e externas à empresa.

A partir deste conceito, percebe-se que institui-se um novo perfil de profissional: sai o profissional especialista e entra o profissional que tem conhecimentos distintos sobre diferentes áreas, sabendo analisá-las e relacioná-las. Deve-se pensar macro, buscando a fluidez dos processos. A visão sistêmica possibilita o amplo conhecimento da empresa, contribui no processo decisório, corrige falhas e evita imprevistos que possam vir a acontecer, tem papel fundamental no engajamento e também na motivação dos colaboradores e contribui para a expansão da empresa.

A visão sistêmica possibilita o amplo conhecimento da empresa, contribui no processo decisório, corrige falhas e evita imprevistos que possam vir a acontecer, tem papel fundamental no engajamento e também na motivação dos colaboradores e contribui para a expansão da empresa.

E como se tornar um profissional que tenha qualidade de analisar a empresa de forma sistêmica?

Como falamos anteriormente, o profissional precisa desenvolver habilidades que permitam que ele estabeleça relação entre diferentes conceitos, diferentes técnicas e diferentes dinâmicas. Ter a mente “aberta” para o novo e para a compreensão dele, é uma habilidade fundamental para tanto.

Depois disso, é necessário que ele tenha conhecimento aprofundado sobre a empresa, sabendo:

  1. as metas e diretrizes da empresa;
  2. seus valores;
  3. seus departamentos e processos; e
  4. como os profissionais da empresa realizam suas demandas.

Com isso, o profissional é capaz de entender como o todo funciona e analisar como cada uma dessas partes se relaciona e se alinha com as metas, diretrizes e valores da organização.

Existem algumas ferramentas que promovem a capacitação de profissionais sistêmicos e que auxiliam as pessoas a entender, de forma didática, o processo de gestão empresarial e da visão sistêmica – desde seu conceito até a visualização dos resultados a partir da prática.

O uso de simuladores gerenciais, por exemplo, é uma ferramenta prática para auxiliar no aprendizado da visão sistêmica, tendo em vista que ele permite que o usuário visualize a empresa como um todo, desenvolvendo estratégias macro para a empresa, bem como sendo capaz de tomar decisões com múltiplas consequências para a empresa – sendo essa decisão bem pensada e articulada para tais consequências.

Apesar de um simulador trazer um ambiente controlado, ele trabalha com dinâmicas de mercado que são desconhecidas do jogador, o que permite com que ele tenha que lidar com situações imprevisíveis e, a partir disso, tomar decisões pautadas em questões racionais e, sobretudo, estratégicas. Logo, é uma ferramenta muito bacana para quem busca se aprimorar em técnicas de gestão – que, como vimos nesse artigo, é uma demanda tão necessária para os profissionais atuais.

Conclusão

Diante da ideia de que a gestão empresarial compreende atividades diversificadas, pode-se compreender os seus diferentes benefícios, como a assertividade na tomada de decisão, um conhecimento ampliado e apurado sobre o mercado no qual a empresa está inserida e um melhor uso do capital disponível na empresa.

Além disso, a gestão empresarial permite que os processos sejam mais eficientes (há uma otimização nas atividades), seguros e menos suscetíveis a erros, tendo em vista que viabiliza uma maior integração entre os diferentes departamentos da empresa.

 

 

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