Como você já sabe, na área de negócios existem alguns jogos que auxiliam na compreensão de conteúdos, eles são contemplados na Teoria dos Jogos – que se refere à tomada de decisão de indivíduos em um contexto de interação com demais pessoas. Neste artigo, falaremos sobre o Dilema do Prisioneiro – um dos exemplos mais clássicos da Teoria dos Jogos.

Além disso, você poderá baixar gratuitamente, ao final do conteúdo, um eBook completo que traz um exemplo de aplicação em sala de aula.

Vamos lá?!

O que é o Dilema do Prisioneiro

O Dilema do Prisioneiro é um jogo muito conhecido entre a Teoria dos Jogos. Neste tipo de jogo conseguimos nos inserir em diversas situações que ocorrem no cotidiano ou, até mesmo, no mundo corporativo.

Nele temos a seguinte situação:
Dois suspeitos são presos, porém a polícia não tem provas suficientes para condená-los. Esses suspeitos ficam em celas separadas e sem contato algum, então eles precisam decidir entre trair ou cooperar com a polícia e isso tem algumas vantagens ou consequências.

Como funciona o jogo

A dinâmica do jogo é a seguinte:

  • Se um suspeito confessar: ele sai livre e o outro pegará 10 anos de prisão.
  • Se ambos ficarem em silêncio: pegarão 1 ano de prisão cada um.
  • Se ambos confessarem: pegarão 5 anos de prisão cada um.

E, agora é que vem as perguntas:

  1. Qual seria a sua escolha?
  2. O que você faria?
  3. Existe alguma decisão racional a ser tomada?

É aqui que o dilema começa a ficar interessante, pois podemos utilizar uma matriz de resultados para analisar todas as alternativas. Veja a seguir:

Matriz de resultados

Veja que existem praticamente quatro opções para cada suspeito:

  1. Prisioneiro A e B ficam em silêncio = 1 ano de prisão cada um;
  2. Prisioneiro A e B confessam = 5 anos de prisão cada um;
  3. Apenas o prisioneiro A fica em silêncio = ficará 10 anos na prisão;
  4. Apenas o prisioneiro A confessa = sairá livre.

Se A trair e B também, são 5 anos para cada um, mas se A trair e B não, ele sairá livre.

Olhando racionalmente podemos ver que se A e B ficarem em silêncio, ambos terão menos tempo de prisão, mas como eles não podem se comunicar e combinar o que irão falar, você confiaria no outro suspeito? Arriscaria ficar 10 anos na prisão?

Podemos perceber que a confiança na relação entre o suspeito A e B fica extremamente abalada.

O GRANDE DILEMA aqui é TRAIR – TRAIR

É importante lembrar que na teoria dos jogos – e no dilema do prisioneiro, temos o equilíbrio de Nash, desenvolvido por John Nash, que representa uma situação na qual em um jogo com dois ou mais jogadores, nenhum jogador tende a ganhar caso mude sua estratégia unilateralmente.
Agora, em situações nas quais sabe-se que o jogo irá ser encerrado em breve, os jogadores são impulsionados a trair, pois buscam maximizar seus benefícios.

E aí, qual é a matriz que você optaria em um dilema na sua vida pessoal? e no mercado?

Assim, encerramos este texto sobre o Dilema do Prisioneiro, um dos mais famosos exemplos de jogos utilizados na gestão de empresas e conflitos entre dois ou mais jogadores.

Dinâmica em sala de aula

Se você quiser entender como funciona a dinâmica em sala de aula, baixe nosso eBook gratuitamente e confira o penúltimo tópico 🙂

EnglishPortugueseSpanish