Estar no mercado, competitivo e expansivo, requer do empreendedor uma boa dose de estratégia e paciência. Estratégia para analisar todas as opções que o mercado oferece e paciência para compreendê-las e, então, decidir.

Diz-se que o desafio dos gestores e das empresas, em geral, consiste em tomar uma decisão. Neste artigo vamos falar sobre uma decisão muito importante para as empresas: a formação do preço de venda.

Formação de Preço de Venda

Preço de venda é o preço praticado pela empresa na oferta de produtos e/ou serviços no mercado. Formação de preço de venda demanda conhecimento, pois o preço afeta diariamente a vida das empresas, independentemente de seu tamanho ou do serviço/produto que oferece.

Essa noção de preço de venda que temos hoje decorre das transações em escala, que se iniciaram no final do século XIX. Antigamente, os preços eram formados a partir de barganhas: compradores e vendedores negociavam o preço mais adequado para ambos, sem que nenhum dos dois saísse perdendo.

Não se pode dizer que a barganha esteja totalmente extinta, pois ainda é fundamental em estratégias de venda. No entanto, a formação do preço de venda, hoje em dia, requer alguns cuidados muito importantes que vão muito além do custo.

Separamos três dicas que devem ser observadas atentamente no momento de formação do preço de venda de um produto ou serviço.

Exigências legais e fiscais: Você deverá observar as regras existentes para o seu mercado, conhecendo a legislação nacional e internacional destinada à proteção dos consumidores e da livre-concorrência. Isso é fundamental para saber quais são os tributos incidentes sob o seu serviço ou produto.

Concorrentes: Você sabe quem são os seus concorrentes? Para definir um preço de venda, você deverá verificar quais são os preços praticados no mercado.

Isso é fundamental, pois permite que você analise sua estrutura de gastos, a fim de verificar se os custos de seus produtos somados às suas expectativas de ganho permite que você coloque preços competitivos no seu produto, ou seja, que você tenha chances de competir no mercado. Nesse ponto, vale destacar que algumas empresas fazem uso de softwares de simulação gerencial para testar algumas decisões da empresa.

Demanda de preço: Se a sua empresa já está pensando em definir preço de venda, é porque já sabe que há um mercado para este produto. Mas este é um item que deve constantemente ser observado.

A formação do preço de venda deve levar em conta o valor concebido pelos clientes, isto é, como o cliente percebe esse preço? O seu consumidor está satisfeito com o serviço/produto que está sendo entregue a ponto de manter-se comprando?

Um consumidor insatisfeito, principalmente com o preço, poderá recorrer a outras fontes para o produto ou serviço ou acabar substituindo-o por um produto diferente. No caso de empresas, um cliente pode avaliar o custo de oportunidade, por exemplo, decidindo produzir o item por si mesmo caso considere o preço elevado demais.

Todos estes três itens relacionam-se a um item muito importante: elasticidade do preço. O valor praticado pela sua empresa é o seu limite mínimo? Isto é: você consegue diminuir seu preço de venda sem que sua qualidade seja afetada? Essa elasticidade se refere ao quanto você pode oscilar seu preço de venda, para se tornar atrativo para o mercado, sem que os demais processos de sua empresa sejam alterados.

A elasticidade do preço é muito importante para os casos de mercados agressivos, nos quais os concorrentes realizam ações de baixa de preços constantemente.

Esses são os três principais conceitos que você deve aprender se estiver pensando em definir preço de venda. Eles são fundamentais para que você vá muito além dos custos, ampliando seus horizontes para tudo que envolve o mercado no qual está inserido. Só assim, será capaz de formar um preço de venda que lhe permita ser competitivo e auferir resultados positivos

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