O desenvolvimento de um bom planejamento estratégico tem a capacidade de realizar sonhos. Porém, para funcionar, é preciso ir além da sua criação. É preciso colocá-lo em prática.

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é uma ferramenta que tem o poder de converter ideias e anseios em resultados. Ele possibilita a compreensão e análise de cenários, bem como onde se deseja chegar e como atingir os objetivos em um determinado período de tempo.

Parece uma tarefa simples, mas na prática o planejamento orienta a tomada de decisões e exige o envolvimento de toda a equipe. Também é necessária uma excelente compreensão e análise do cenário atual, dos recursos existentes e de quais sonhos e metas são alcançáveis de fato.

Um boa percepção destas informações é vital, pois quanto mais clareza se tem, maior é o poder de ação dos envolvidos. Por consequência, melhores são os resultados conquistados.

Para quem o Planejamento Estratégico é recomendado?

Pode-se pensar que esta é uma ferramenta útil apenas para grandes empresas ou, pelo menos, para as que já estão bem estabelecidas. Entretanto, esse é um erro, já que o planejamento estratégico também é altamente recomendado para startups, pequenas e médias empresas e até mesmo para o âmbito pessoal.

Afinal, independente do tamanho ou da quantidade de recursos, todos possuem sonhos e metas para alcançar. O PE nada mais é do que um mapa para se chegar até aos objetivos previamente traçados.

Definindo o planejamento estratégico

Um planejamento estratégico eficiente precisa responder às seguintes perguntas:

  1. Qual cenário se encontra hoje?
  2. Onde se quer chegar?
  3. Como se deseja estar daqui determinado período tempo?
  4. Como chegar lá?

Para chegar nessas respostas, é necessário fazer um bom diagnóstico da empresa e do mercado. A análise SWOT tem um papel muito importante no planejamento estratégico e é uma excelente ferramenta para este fim ao ajudar a listar as principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa e do contexto que se está inserido.

Após avaliar esses parâmetros, é necessário entender como eles se relacionam com a empresa. Para tanto, é indicado definir a missão, a visão e os valores da empresa e assim conhecer a identidade e os objetivos da organização.

Com esses dados analisados, chega o momento de traçar as metas que irão guiar a estratégia e envolver toda a empresa para atingir os objetivos. Boas metas são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com data para acontecer. O ideal é que cada setor da empresa tenha as suas próprias metas.

Definidos os objetivos, é hora planejar a ação, desenvolver o cronograma e atribuir os responsáveis por cada tarefa. É preciso estabelecer quais ações são prioridades. Metas mais simples ou urgentes devem ser feitas primeiro.

Todos esses processos demandam de uma boa liderança e precisam ser revisados de tempos em tempos. Sempre que eles não estiverem mais alinhados com os objetivos da empresa, devem ser atualizados.

Sem ação não há avanços

De nada adianta fazer um planejamento estratégico e deixá-lo engavetado. Mesmo o mais perfeito dos projetos irá falhar se não for executado. Sempre envolve colocar em prática: revisar, atualizar e agir constantemente.

Contudo, com a rotina atribulada das empresas, somado aos incidentes que precisam ser resolvidos com urgência e até mesmo a criação de um plano inapropriado, é comum que o planejamento estratégico se torne um mero documento.

Para não cair nessa situação, os jogos empresariais podem ser muito eficazes para praticar o planejamento estratégico. Por meio de uma metodologia atraente para as pessoas – com metas, regras, feedback e participação voluntária – acontece o aprendizado para um planejamento virar realidade e ser aplicado às tarefas diárias da empresa.

São mecanismos que imitam a prática, de maneira mais lúdica, e que possibilitam ter uma visão mais sistêmica sobre os desafios. Isso ocorre ao envolver os integrantes de uma equipe na disputa pela solução de problemas, com etapas capazes de estimular os jogadores a tomar rumos diferentes até chegar à solução efetiva.

De modo geral, investir em business games auxilia os profissionais a se transformarem em líderes de sucesso comprometidos em converter planos em conquistas.

O que é, como vimos, indispensável para um planejamento estratégico ser tirado do papel e virar realidade. Desta maneira, sonhos distantes se tornam fatos e lucros.

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