Viver é uma constante evolução. Não longe disso, a vida em sala de aula também precisa acompanhar esse evoluir da sociedade. A partir disso, os professores precisam se reinventar para que consigam acompanhar a velocidade de pensamentos e atividades que os jovens são capazes de fazer.

Reter a atenção dos alunos, nos tempos atuais, não é uma das tarefas mais fáceis. Não importa se você é um professor nota dez, se é um “showman”, a quantidade de informações que eles têm na palma da mão e as inúmeras ferramentas disponíveis a qualquer momento, tornam-se distrações – mesmo que o aluno esteja super interessado na aula – e essa é uma realidade que não temos como fugir.

No entanto, os professores podem utilizar essa revolução tecnológica a seu favor. Um exemplo disso é o uso de jogos de empresas (conhecidos também como simuladores gerenciais ou de empresas) como aliados aos diferentes cursos de graduação, em especial, nas faculdades de negócios: Administração, Ciências Contábeis e diversos MBAs.

Uma pesquisa realizada com os alunos da sexta, sétima e oitava fase de uma faculdade de Florianópolis-SC, que tiveram um semestre letivo de experiência com os jogos de empresas, mostra que os benefícios no uso dessas estratégias ocorrem tanto para alunos quanto professores.

Perspectiva dos professores quanto aos jogos de empresas

Sob a ótica dos professores, o principal benefício é a atenção dos alunos que se mostraram mais interessados pela disciplina durante todo o semestre. Após as simulações gerenciais, o rendimento dos acadêmicos diante de questões similares foi superior ao período no qual não houve a mescla de conteúdo e prática.

Outro aspecto importante se relaciona à interdisciplinaridade proposta pelo jogo, que permite com que os alunos utilizem conteúdos de diferentes disciplinas para a tomada de decisão. Além disso, as interações entre os alunos aumentaram, melhorando a capacidade de diálogo e de discussões entre os alunos.

Perspectiva dos alunos quanto aos jogos de empresas

Durante o segundo semestre de 2020, foram entrevistados 35 alunos. Deste total, 85,71% afirmaram que o uso de um simulador gerencial foi fundamental para a compreensão dos conteúdos discutidos na disciplina.

Ainda sob a percepção dos alunos, 97,14% dos entrevistados consideram a utilização dos jogos de empresas uma inovação nas faculdades de negócios; 94,28% deles considera o jogo uma estratégia dinâmica e agregadora à disciplina e 80% dos alunos percebem os jogos como uma forma criativa de aula.

No que diz respeito ao conteúdo, 88,57% dos entrevistados consideram que os jogos de empresas auxiliam na absorção do conteúdo proposto na disciplina e 71,43% alegaram ter uma visão mais abrangente do curso depois da prática gerencial.

No que diz respeito às dificuldades encontradas pelos alunos, uma curiosidade, 77,14% apontam que é o diálogo entre o grupo: o trabalho em equipe e a dificuldade de concordância em relação à tomada de decisão como o aspecto mais trabalhoso do processo.

Conclusão

Em 2020, 35 alunos experimentaram uma forma diferente de aprender: o ensino a partir da prática, proposta por um jogo que simula a administração de uma empresa, com exercícios de tomadas de decisões a partir de análises gerenciais, o software é desenvolvido e comercializado pela Simulare.

Ao longo do semestre, os alunos mesclaram o conteúdo teórico com a prática com o jogo de empresa e, de acordo com a percepção dos professores, houve um aumento de atenção e melhora no desempenho dos estudantes quando da aplicação do jogo. Sob a percepção dos alunos, os principais benefícios envolvem a inovação, o dinamismo e a inovação trazida pelo jogo.

EnglishPortugueseSpanish