“Oi, vocês estão me ouvindo?”

Se você é estudante e neste ano ainda não ouviu essa frase, você não está estudando direito! Você é professor? Bom, você deve ter aberto um sorriso ao começar a ler esse texto!

Educação a distância. Esse é um termo íntimo àqueles que já estão acostumados com a tecnologia. No entanto, em 2020, ele passou a ser presente na vida de grande parte da população mundial. Aqui, você vai ler algumas considerações sobre o contexto no qual se insere a educação a distância e os desafios – principalmente para os professores – dessa modalidade de ensino tão expoente em 2020.

O que é educação a distância

A educação a distância é uma modalidade de ensino na qual há a separação física e/ou temporal de alunos e professores. Ou seja, as aulas são transmitidas a partir do uso de tecnologias – seja essa transmissão ao vivo ou por meio de gravações.

A educação a distância é regulamentada e, aqui no Brasil, há uma legislação específica que permite essa modalidade desde a educação básica até a educação superior. Nos últimos anos, o Governo tem trabalhado a temática da educação a distância sob a perspectiva de tornar a educação mais inclusiva e acessível a todos.

Como ocorre a educação a distância

A educação a distância pode ocorrer por meio de aulas gravadas e disponibilizadas aos alunos, o que configura a educação a distância física e temporal (aulas assíncronas), ou podem ser realizadas ao vivo, nas quais ocorre apenas a distância física (aulas síncronas). As aulas ao vivo permitem o diálogo instantâneo, o que traz diferentes características para o ensino. A aula gravada, por sua vez, precisa fazer uso de tecnologias mais avançadas para estabelecer a comunicação professor-aluno.

Em ambos os casos, no entanto, é necessário o uso de tecnologias e plataformas para fazer a conexão professor-estudante. Portanto, uma das características principais da educação a distância é o uso de tecnologia para a sua consolidação.

Desafios atuais da educação a distância

A tecnologia, sem sombra de dúvidas, se consolida como o elemento mais importante na educação a distância – seja pela necessidade de tecnologia para prover a educação à distância, seja pela necessidade de tecnologia para os alunos usufruírem dessa educação. Já falamos sobre isso aqui!

No entanto, ela não é o único desafio. Sob a perspectiva do professor, é preciso pontuar como um desafio a interação aluno-professor-conteúdo, isto é, o movimento que existe para que o professor consiga transmitir conteúdo e o aluno possa assimilá-lo.

Primeiro, precisamos lembrar que o conteúdo é um objeto de mediação. Então, se o aluno se identifica, se tem proximidade, se tem conhecimentos prévios, a mediação para aprofundar o conhecimento é um tanto quanto facilitada. Mas se ele desconhece completamente as relações desse conteúdo, então ele precisa de uma mediação mais efetiva. A mediação é a troca entre as maneiras que o professor tem de ensinar e as formas como o estudante acessa esse conteúdo. A mediação entre conteúdos-professor-estudante se constitui, dessa forma, como um grande desafio da educação a distância.

Como fazer a mediação conteúdo-professor-estudante?

No contexto da pandemia e da necessidade de isolamentos sociais, os usos das tecnologias virtuais em processos formativos vêm exigindo vivências de professores e estudantes de reinventar modos de lidar com o conhecimento e de aproximar as pessoas e as instituições.

Além disso, as exigências desse novo “normal”, vêm também gerando necessidades de pensar quais são esses conhecimentos: eles precisam ser multidisciplinares! As discussões devem articular conteúdo com o momento que vivemos, ajudando a entender nossa existência no mundo e as relações que contribuíram para gerar problemas como a pandemia e as crises econômicas e sociais.

Nesses processos formativos há, ainda, o uso de diferentes aplicativos e plataformas digitais, algumas de texto, de áudio e de vídeo que fizeram com que o professor migrasse de processos analógicos para os digitais. Neste outro post, vimos como utilizar algumas tecnologias para aplicação de jogos empresariais a distância.

Mas enfim… O desafio, nesse passo, é conseguir reter a atenção do aluno frente às diferentes distrações que ele encontra enquanto assiste à aula de sua casa. Assim, o professor precisa se qualificar para ganhar e manter o ibope. O uso de ferramentas (que, por si só, já se constituem como desafios paralelos) que demandem interação dos alunos pode ser uma saída para essa questão.

Por fim, não se pode esquecer que o professor também possui uma vida em casa. E, nessa vida, ele precisou inserir uma dinâmica escolar (e uma sala de aula!). Se isso não for visto como um super desafio, então nós precisamos rever alguns conceitos na sociedade, você não acha?!

E você, quais são os maiores desafios que você vem enfrentando e enxergando sobre a educação a distância na atualidade? Comenta aqui!

EnglishPortugueseSpanish