Diante de tantas mudanças que vêm ocorrendo, fomos forçados, de certa forma, a nos adaptar de inúmeras maneiras e em diferentes esferas.

No ambiente acadêmico as aulas online passaram a acontecer com mais frequência do que antes em várias disciplinas e, inclusive, nas disciplinas que fazem o uso de jogos de empresas.

Tenho recebido, nos últimos meses, contatos de professores e consultores, que antes aplicavam o jogo presencialmente, solicitando mais informações de como os jogos empresariais poderiam ser utilizados em um ambiente 100% online.

A primeira observação que faço é que os cursos ou disciplinas com jogos empresariais, tanto no ambiente acadêmico como corporativo, funcionam perfeitamente bem 100% a distância. O software, na verdade, sempre foi completamente online e várias instituições de ensino e empresas já aplicavam e aplicam nosso simulador em ambiente totalmente remoto antes mesmo da pandemia. Precisamos apenas replicarmos no online o que era feito antes na dinâmica presencial utilizando as diversas soluções que estão disponíveis no mercado.

E que soluções são essas? Basicamente, de comunicação.

Soluções de Videochamada

As soluções de videochamada são aquelas que permitem que você transmita e receba áudio e vídeo online ao vivo. Eu não vou me estender em listar dezenas soluções aqui. Vou falar de duas que, entre todas que testei, gostei mais: Google Meet e Zoom.

Tecnicamente falando, não há dúvidas, o Zoom tem muito mais recursos que o Google Meet, mas normalmente não precisamos de tantos recursos assim. Vou listar o que acho relevante para o caso de aplicarmos a dinâmica de jogos de empresas online, além do óbvio falar e ouvir:

  • Compartilhar tela. Esse recurso é interessante para poder apresentar o simulador no momento inicial da aula e para as próprios equipes poderem se entender melhor a partir de uma visão unificada.
  • Criar várias salas. IMPORTANTÍSSIMO para uma dinâmica de jogos de empresas ao vivo, pois o jogo é em equipe e como estão todos online, cada equipe precisa estar em uma sala virtual separada das demais depois de uma apresentação geral. Um jogo com 4 equipes, por exemplo, precisa de 5 salas: uma sala geral (todos os participantes de todas as equipes) e uma para cada equipe.
  • Trocar mensagens de texto. Especialmente importante para passar links (URLs) relevantes para determinado momento na conversa ou fazer algum questionamento de resposta curta aos participantes.
  • Silenciar participantes. Parece detalhe, mas este recurso ajuda demais na organização da aula, pois em um ambiente virtual pequenos ruídos de vários participantes ao mesmo tempo tornam a aula desagradável e algumas vezes impraticável.

Estes 4 recursos são, na minha opinião, essenciais para dar uma aula tranquila de jogos empresariais 100% online e tanto Zoom quanto Google Meet conseguem atender estes 4 requisitos. O Google Meet precisa de um pouco mais de preparação antes, mas atende bem e é mais barato. Inclusive até 30/09/2020 ele está gratuito. Depois ele pode ser adquirido pelo pacote G Suite, que além do Google Meet tem outras ferramentas interessantes como o Google Drive (ferramenta para armazenamento de arquivos na nuvem).

O plano G Suite básico que oferece o Google Meet para até 100 participantes, sem limite de tempo, custa cerca R$ 24,30 (visto no dia da postagem). O plano do Zoom que oferece tempo ilimitado para várias pessoas parte de U$ 14,99 ou aproximadamente R$ 80,00 (conversão e preço do dia da postagem).

Outras soluções de comunicação

Obviamente para realizar uma aula online ao vivo você precisa comunicar o horário e endereço virtual das salas com antecedência. Além disso, você pode enviar materiais e tirar algumas dúvidas antes e depois da aula utilizando diversas formas de comunicação.

Em ambiente acadêmico o termo AVA é comum – sigla de Ambiente Virtual de Aprendizagem – e nada mais é que uma grande plataforma de comunicação que permite trocar mensagens, avisos, organizar atividades e tarefas, avaliar, monitorar turmas e mais.

Além do AVA, o próprio puro e simples e-mail pode ser uma excelente forma de comunicação.

Grupos de WhatsApp são ótimos também, mas devem ser utilizados com cautela, visto que criam ambientes para todos se comunicarem a qualquer momento quase que imediatamente e pode demandar bastante atenção do professor ou consultor. Eu, particularmente, só abro grupos de WhatsApp para avisos e alertas e bloqueio o grupo para apenas o Administrador poder enviar mensagens.

O pacote Google Docs ajuda bastante também. Eu utilizo o Google Apresentações (Google Slides) para passar orientações quanto à formação de equipes e links para as salas de reuniões do Google Meet. Aqui está um exemplo. A vantagem do Google Apresentações é que a apresentação fica na nuvem e qualquer atualização ou alteração que fizer já fica disponível instantaneamente para quem está acompanhando diretamente pelo link.

[Vídeo] Recursos dentro do jogo

Dentro do jogo existem inúmero recursos que facilitam a aplicação e listei alguns neste vídeo abaixo. Vale a pena conferir.

 

As vezes parece que não, mas a tecnologia está aí para nos aproximar e, se utilizada de forma certa, ela estará a nosso favor e conseguiremos dar uma aula 100% online tão boa quanto uma aula presencial.

Curtiu? Fique atento, pois nas nas próximas semanas vou postar um vídeo de como podemos organizar uma aula de jogos utilizando o Google Meet, combinado?

EnglishPortugueseSpanish