Qual a diferença entre saldo de caixa e lucro? Qual a diferença entre regime de caixa e competência?
São perguntas que normalmente me fazem quando aplico nosso simulador gerencial em empresas, instituições de ensino e até mesmo em recrutamento e seleção de pessoas. Essas dúvidas parecem ser bastante comuns para quem não está tão habituado com o mundo empresarial e financeiro.
Afinal, qual a diferença entre saldo de caixa e lucro?
Em uma empresa, toda movimentação de entrada ou saída de recurso gera uma informação financeira e/ou contábil que pode ser registrada pelo regime de caixa ou pelo regime de competência.
O Saldo de Caixa é um resultado proveniente do regime de caixa, normalmente representado pelo relatório de Entrada e Saída de Caixa. O lucro é um resultado proveniente do regime de competência, representado normalmente pelo relatório de Demonstração do Resultado (DR).
O Saldo de Caixa é um resultado financeiro, mede o quanto a empresa tem de dinheiro ou o equivalente disponível em determinado período. O saldo é a diferença entre as entradas (normalmente proveniente de vendas e empréstimos) e as saídas (pagamento de custos, despesas, impostos e amortizações). As entradas e saídas de caixa são registradas somente no momento em que se recebe ou se paga efetivamente.
O Lucro é um resultado econômico e mede o quanto a empresa está gerando de riqueza em um determinado período. É um resultado do total de vendas (receita bruta) menos custos, despesas e impostos. De forma simplificada, a grande diferença para o saldo de caixa é que as contas utilizadas para medir o lucro são contabilizadas no momento em que ocorrem, independentemente de terem sido recebidas ou pagas.
E o Brigadeiro?
Para esclarecer melhor a diferença entre os indicadores, vou mostrar como são calculados o lucro e o saldo de caixa, usando como exemplo um microempreendedor especializado em vender brigadeiros.
O microempreendedor investiu inicialmente R$ 200,00 e reportou que vendeu, no seu primeiro mês dedicado ao próprio negócio, 2.000 unidades de brigadeiro a um preço de R$ 2,00 a unidade.
Os gastos foram contabilizados da seguinte forma:
- R$ 1.280,00 de insumos (leite condensado, chocolate em pó e embalagem) que serão pagos ao fornecedor no mês seguinte.
- R$ 60,00 de gás e energia elétrica: que serão pagos no mês seguinte.
- R$ 200,00 de investimento em marketing digital pagos à vista.
- R$ 1.300,00 de pró-labore (salário do empreendedor) que serão pagos no mês seguinte.
- R$ 53,40 de imposto que serão pagos no mês seguinte.
O empreendedor informou, ainda, que recebeu 50% à vista e receberá 50% no mês (Mês 1) seguinte (Mês 2). Veja como ficou o saldo de caixa e o lucro do período:
Mês 1
Demonstração do Resultado (DR) | ||
---|---|---|
Receita de Vendas | R$ 4.000,00 | Valor total que a empresa vendeu (2.000 un x R$ 2,00) |
Custo do Produto Vendido | - R$ 2.640,00 | Soma dos gastos com insumos, energia elétrica, gás e mão de obra (pró labore) |
Despesa com Marketing | - R$ 200,00 | Gasto com marketing digital |
Imposto | - R$ 53,40 | Imposto fixo do MEI |
Lucro | R$ 1.106,60 | Resultado final |
Entrada e Saída de Caixa | ||
---|---|---|
Caixa Inicial | R$ 200 | Investimento Inicial do Empreendedor |
Receita de Vendas | R$ 2.000 | 50% das vendas à vista |
Despesa com Marketing | - R$ 200,00 | Gasto com Marketing Digital pagos à vista |
Saldo de Caixa | R$ 2.000 | O que sobrou para o próximo mês |
Mês 2
Demonstração do Resultado (DR) | ||
---|---|---|
Receita de Vendas | R$ 4.000,00 | Valor total que a empresa vendeu (2.000 un x R$ 2,00) |
Custo do Produto Vendido | - R$ 2.640,00 | Soma dos gastos com insumos, energia elétrica, gás e mão de obra (pró labore) |
Despesa com Marketing | - R$ 200,00 | Gasto com marketing digital |
Imposto | - R$ 53,40 | Imposto fixo do MEI |
Lucro | R$ 1.106,60 | Resultado final |
Lucro Acumulado | R$ 2.213,20 | Soma do Lucro do Mês 1 + Mês 2 |
Entrada e Saída de Caixa | ||
---|---|---|
Caixa Inicial | R$ 2.000 | Investimento Inicial do Empreendedor |
Receita de Vendas Mês 1 | R$ 2.000 | Vendas realizadas no mês 1, mas recebidas no mês 2. |
Receita de Vendas Mês 2 | R$ 2.000 | 50% das vendas à vista do Mês 2 |
Pró Labore | - R$ 1.300,00 | Pagamento do salário do empreendedor do mês 1 |
Fornecedor (Mês 1) | - R$ 1.280,00 | Pagamento dos insumos a prazo comprados no mês 1 |
Fornecedor (Mês 2) | - R$ 1.280,00 | Pagamento dos insumos comprados à vista no mês 2 |
Despesa com Marketing | - R$ 200,00 | Gasto com Marketing Digital pagos à vista |
Imposto | - R$ 53,40 | Pagamento do imposto fixo do Mês 1 |
Saldo de Caixa | R$ 1.886,60 | O que sobrou para o próximo mês |
Percebe-se que ambos indicadores são fundamentais e complementares para o controle gerencial de qualquer empresa.
Planejar bem o caixa é essencial para evitar surpresas desagradáveis, como chegar ao final do mês e perceber que não tem dinheiro para quitar as dívidas com fornecedores, mas saldo de caixa não significa, necessariamente, que a empresa está indo bem economicamente.
Mais importante que o saldo de caixa é entender se a empresa está gerando lucro, pois empresas que não geram lucro e registram prejuízos (lucro menor que zero) recorrentes tendem a ter um caixa desequilibrado, obrigando o empreendedor a injetar mais capital próprio ou buscando empréstimos com altas taxas de juros (capital de terceiros).
É isso!!! Curtiu nosso post? Assine nosso newsletter abaixo para receber mais conteúdo como esse 🙂