Atualmente, a capacitação para o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e, quanto antes os alunos começarem a se preparar para enfrentar esse cenário, maiores serão as chances de sucesso. Mas o que fazer para que os futuros profissionais saiam da faculdade mais aptos para o que vão enfrentar?

Pensando nisso, reunimos, neste post, algumas dicas para que você consiga ajudar os estudantes não só a alcançarem o primeiro emprego, mas também a se manterem nele para garantir o aprendizado e a especialização em sua área de atuação. Confira!

Mostre como trabalhar em equipe

É bastante comum que, dentro da sala de aula, sejam feitas as conhecidas “panelinhas”. Não que isso também não ocorra dentro de uma empresa, porém, nesse contexto, as diferenças devem ser ignoradas, afinal, o trabalho e os objetivos do negócio vêm em primeiro lugar. É fundamental que os alunos aprendam a trabalhar em equipes diferentes.

Ajudá-los, desde o início do curso, a lidar com as falhas dos outros colegas e reconhecer as suas próprias é essencial para garantir uma boa atuação em qualquer ambiente de trabalho. Uma boa sugestão é fazer sorteios na hora de formar grupos, em vez de deixar que os próprios alunos realizem a escolha.

Explique como ter uma mentalidade vencedora

Pensamentos pesarosos e negativos só atrapalham o desenvolvimento. Mostre aos estudantes que, mesmo quando a situação não for favorável, eles devem ver o lado positivo e focar sempre na melhor saída, e não no problema.

Além disso, os alunos precisam ter em mente que, quando se fala no mercado profissional, executar somente o que é recomendado não é o suficiente. Eles terão que ter iniciativa, curiosidade, criatividade e outros atributos que os possam fazer pensar de forma vencedora.

Incentive os alunos a participarem de programas de extensão

Finalizar as disciplinas e obrigações curriculares é o mínimo para um universitário que pretende ser um profissional engajado. Sendo assim, realizar cursos extracurriculares também é um diferencial e tanto para aqueles que desejam obter destaque no mercado de trabalho e sair à frente dos concorrentes.

Vale citar que, há cerca de uma década, obter o desejado diploma já bastava para conseguir o emprego dos sonhos, já que não existiam muitas pessoas com curso superior disponíveis no mercado. Contudo, devido ao crescimento das vagas no ensino superior e à entrada de muitos alunos na disputa, hoje, o certificado de graduação não é mais garantia de trabalho.

Em razão disso, utilize o período da sua disciplina para desenvolver o máximo possível as competências da área. Assim, as chances de os seus alunos serem contratados após o término da faculdade aumentam consideravelmente.

Ofereça dicas práticas

Imagine que existe uma excelente vaga em vista, mas o aluno ainda não sabe como elaborar um bom currículo ou como agir diante de um recrutador/entrevistador. Sem contar que, mesmo tendo todo o conhecimento exigido, apenas na fase de seleção do CV, ele pode ser rejeitado.

Dessa forma, não deixe de ensinar a eles essa parte mais técnica. Peça para que os estudantes criem o próprio currículo como se estivessem em busca do primeiro emprego. Aponte e corrija os erros (ou falhas) que forem encontrados e diga o que precisa ser feito nessas situações. Dar instruções de como se portar em uma entrevista de emprego também é muito importante.

Estimule o autoconhecimento dos alunos

Todas as informações acima são absolutamente válidas e você deve utilizá-las na sua instituição. No entanto, se o aluno não tiver um bom autoconhecimento, pode correr o risco de fazer escolhas ruins, principalmente na hora de decidir qual carreira deseja seguir. Portanto, não deixe de ressaltar que se conhecer mais a cada dia é fundamental para o sucesso profissional.

Esperamos que este conteúdo possa ser útil na hora de você elaborar o programa de capacitação para o mercado de trabalho da sua instituição de ensino. Aproveite o gancho desta leitura e conheça algumas medidas em sala de aula que ajudam a estimular o aprendizado.

EnglishPortugueseSpanish