Metodologias ativas são uma combinação de métodos dinâmicos de aprendizado, onde o aluno é colocado como o protagonista do processo.

As transformações no mundo têm sido constantes e muito intensas, no entanto, quando o tema é educação, as mudanças não são tão rápidas tanto quanto são pretendidas.

Em plena era do conhecimento, aprender ainda é um tabu e desmistificar o processo de aprendizado é uma necessidade predominante no mundo escolar. Aprender exige estar presente e motivado para aventurar-se em caminho tão vasto e cheio de atalhos e armadilhas. Aprender exige, acima de tudo, autoconhecimento. Afinal de contas, é um processo individual e cada um tem que encontrar os melhores recursos para dominar os conteúdos e assim conquistar os seus objetivos.

Ao colocarmos o aluno no centro do processo, fica claro o quanto o aprendizado envolve questões físicas e emocionais. Adquirir um novo conhecimento ou habilidade requer equilíbrio, saúde, empatia, ambiente propício e bem-estar do estudante. Com tantos requisitos, pode-se dizer que aprender não é algo tão simples, certo?

Bom, se a educação tradicional demonstra, cada vez mais, sozinha não solucionar os problemas de aprendizagem, as inovações, por sua vez, surgem para trazer soluções significativas. É neste cenário que surgem as metodologias ativas: um jeito dinâmico de aprender e ensinar.

O que são metodologias ativas e como elas podem tornar as aulas mais engajadas?

O comportamento desmotivado dos estudantes frente às salas de aulas é um elemento que traz preocupação tanto aos pais dos alunos, quanto ao corpo pedagógico. Pode ser bastante frustrante disputar a atenção dos estudantes ao mesmo tempo em que se tenta ensinar. Uma aula expositiva facilmente perderá a atenção para a tela do celular. São adversidades que desanimam tanto o profissional quanto o aluno e, a médio prazo, podem acabar em abandonos de aulas e até mesmo do curso inteiro.

Enquanto na metodologia tradicional disputa a atenção dos alunos, as metodologias ativas são compostas por diversos métodos dinâmicos de aprendizado, onde o aluno é colocado como o protagonista e líder do processo de estudo. Ainda que simples, esta é uma decisão que desperta a curiosidade e a vontade de aprender. É uma provocação que instiga diferentes caminhos e forma conexões ao colocar o aluno em movimento e revelar novos horizontes. Trata-se de uma prática capaz de influenciar e motivar os discentes não só a aprender, como também a liderar, solucionar problemas e até mesmo ensinar.

Nas metodologias ativas, de modo geral, o conteúdo que é trabalhado em sala não é exposto apenas quando a aula começa. Ele é entregue previamente aos alunos, que são convidados a relacionar o tema com o que já sabem e conhecem na realidade vivida por eles e por seus colegas. Mais do que um material, é um convite para que o aluno descubra sobre o assunto.

Os formatos, assim como os métodos, podem variar e este conteúdo pode ser entregue em forma de texto, vídeos, podcasts, pesquisas ou qualquer outra maneira que torne possível a transmissão das informações.

Em um segundo momento, essas informações são utilizadas para resolver problemas, fazer debates, levantar hipóteses, elaborar jogos ou qualquer outra maneira de desenvolver o conhecimento e promover o aprendizado em sala de aula.

Crie desafios, faça combinados, programem-se para o inesperado e até para a diversão na hora de aprender

O educador atua como mediador, então, após as informações serem entregues é que a mágica passa a acontecer. Nesse momento é fundamental inspirar para que cada um incorpore e enriqueça a informação recebida de tal forma que de fato ocorra transformações internas. Portanto, criar jogos, gincanas, pesquisas, debates ou outra atividade instigante e em sintonia com o ambiente e com as necessidades reais do grupo são essenciais para que a metodologia seja ativada e integrada ao sistema educacional.

A metodologia ativa proporciona muitas vantagens tanto para os alunos quantos para os professores. No entanto, trata-se de uma metodologia que exige dedicação de todos durante sua implantação. Pela sua inovação, requer a formação do processo dessa prática. É um novo jeito de fazer algo que sempre foi realizado de modo tão diferente do que é exercido na metodologia ativa. Portanto, é natural que a novidade venha acompanhada de uma necessidade de explicação do método. Por ser lúdica, o aluno pode ter a impressão de que apenas está se divertindo em parceria com os colegas e professores.

É nesse momento em que os os jogos digitais, como jogos empresariais, se mostram uma excelente pedida, uma vez que eles trazem estrutura para o aprendizado, além de se comunicarem com uma linguagem similar a dos alunos, que nasceram em meio às telas.

Mesmo para os não nativos digitais, os jogos são uma maneira de aproximar o aprendizado do aluno enquanto divertem, desenvolvem o senso de liderança e criam um vínculo de afeto com o professor e a instituição de ensino. Para o professor, a vantagem está também em poder acompanhar minuciosamente a evolução e a dificuldade de cada aluno, bem como ter claro a compreensão da classe como um todo acerca do tema exposto.

O processo das metodologias ativas consiste em práticas aplicadas para despertar recursos internos que são colocados em movimento de forma gradativa e constante. Isso integra e valoriza o potencial de cada um, assim como estimula e inspira talentos. É certamente algo valioso e que pode trazer bons frutos para todas as partes.

A metodologia ativa permite desenvolver nos alunos habilidades que são benéficas para o desenvolvimento psicossocial, visto que a prática faz o aluno sair do seu local de conforto e o encoraja a enfrentar os desafios que surgem durante o processo. Se envolver um jogo digital, então, é a receita perfeita para se ter uma aula boa e eficiente. O futuro de cada aluno agradece, afinal a vida é cheia de fases para passar, além de obstáculos para superar e é melhor chegar preparado.

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