Metodologias ativas são uma combinação de métodos dinâmicos de aprendizado, onde o aluno é colocado como o protagonista do processo.
As transformações no mundo têm sido constantes e muito intensas, no entanto, quando o tema é educação, as mudanças não são tão rápidas tanto quanto são pretendidas.
Em plena era do conhecimento, aprender ainda é um tabu e desmistificar o processo de aprendizado é uma necessidade predominante no mundo escolar. Aprender exige estar presente e motivado para aventurar-se em caminho tão vasto e cheio de atalhos e armadilhas. Aprender exige, acima de tudo, autoconhecimento. Afinal de contas, é um processo individual e cada um tem que encontrar os melhores recursos para dominar os conteúdos e assim conquistar os seus objetivos.
Ao colocarmos o aluno no centro do processo, fica claro o quanto o aprendizado envolve questões físicas e emocionais. Adquirir um novo conhecimento ou habilidade requer equilíbrio, saúde, empatia, ambiente propício e bem-estar do estudante. Com tantos requisitos, pode-se dizer que aprender não é algo tão simples, certo?
Bom, se a educação tradicional demonstra, cada vez mais, sozinha não solucionar os problemas de aprendizagem, as inovações, por sua vez, surgem para trazer soluções significativas. É neste cenário que surgem as metodologias ativas: um jeito dinâmico de aprender e ensinar.
O que são metodologias ativas e como elas podem tornar as aulas mais engajadas?
O comportamento desmotivado dos estudantes frente às salas de aulas é um elemento que traz preocupação tanto aos pais dos alunos, quanto ao corpo pedagógico. Pode ser bastante frustrante disputar a atenção dos estudantes ao mesmo tempo em que se tenta ensinar. Uma aula expositiva facilmente perderá a atenção para a tela do celular. São adversidades que desanimam tanto o profissional quanto o aluno e, a médio prazo, podem acabar em abandonos de aulas e até mesmo do curso inteiro.
Enquanto na metodologia tradicional disputa a atenção dos alunos, as metodologias ativas são compostas por diversos métodos dinâmicos de aprendizado, onde o aluno é colocado como o protagonista e líder do processo de estudo. Ainda que simples, esta é uma decisão que desperta a curiosidade e a vontade de aprender. É uma provocação que instiga diferentes caminhos e forma conexões ao colocar o aluno em movimento e revelar novos horizontes. Trata-se de uma prática capaz de influenciar e motivar os discentes não só a aprender, como também a liderar, solucionar problemas e até mesmo ensinar.
Nas metodologias ativas, de modo geral, o conteúdo que é trabalhado em sala não é exposto apenas quando a aula começa. Ele é entregue previamente aos alunos, que são convidados a relacionar o tema com o que já sabem e conhecem na realidade vivida por eles e por seus colegas. Mais do que um material, é um convite para que o aluno descubra sobre o assunto.
Os formatos, assim como os métodos, podem variar e este conteúdo pode ser entregue em forma de texto, vídeos, podcasts, pesquisas ou qualquer outra maneira que torne possível a transmissão das informações.
Em um segundo momento, essas informações são utilizadas para resolver problemas, fazer debates, levantar hipóteses, elaborar jogos ou qualquer outra maneira de desenvolver o conhecimento e promover o aprendizado em sala de aula.
Crie desafios, faça combinados, programem-se para o inesperado e até para a diversão na hora de aprender
O educador atua como mediador, então, após as informações serem entregues é que a mágica passa a acontecer. Nesse momento é fundamental inspirar para que cada um incorpore e enriqueça a informação recebida de tal forma que de fato ocorra transformações internas. Portanto, criar jogos, gincanas, pesquisas, debates ou outra atividade instigante e em sintonia com o ambiente e com as necessidades reais do grupo são essenciais para que a metodologia seja ativada e integrada ao sistema educacional.
A metodologia ativa proporciona muitas vantagens tanto para os alunos quantos para os professores. No entanto, trata-se de uma metodologia que exige dedicação de todos durante sua implantação. Pela sua inovação, requer a formação do processo dessa prática. É um novo jeito de fazer algo que sempre foi realizado de modo tão diferente do que é exercido na metodologia ativa. Portanto, é natural que a novidade venha acompanhada de uma necessidade de explicação do método. Por ser lúdica, o aluno pode ter a impressão de que apenas está se divertindo em parceria com os colegas e professores.
É nesse momento em que os os jogos digitais, como jogos empresariais, se mostram uma excelente pedida, uma vez que eles trazem estrutura para o aprendizado, além de se comunicarem com uma linguagem similar a dos alunos, que nasceram em meio às telas.
Mesmo para os não nativos digitais, os jogos são uma maneira de aproximar o aprendizado do aluno enquanto divertem, desenvolvem o senso de liderança e criam um vínculo de afeto com o professor e a instituição de ensino. Para o professor, a vantagem está também em poder acompanhar minuciosamente a evolução e a dificuldade de cada aluno, bem como ter claro a compreensão da classe como um todo acerca do tema exposto.
O processo das metodologias ativas consiste em práticas aplicadas para despertar recursos internos que são colocados em movimento de forma gradativa e constante. Isso integra e valoriza o potencial de cada um, assim como estimula e inspira talentos. É certamente algo valioso e que pode trazer bons frutos para todas as partes.
A metodologia ativa permite desenvolver nos alunos habilidades que são benéficas para o desenvolvimento psicossocial, visto que a prática faz o aluno sair do seu local de conforto e o encoraja a enfrentar os desafios que surgem durante o processo. Se envolver um jogo digital, então, é a receita perfeita para se ter uma aula boa e eficiente. O futuro de cada aluno agradece, afinal a vida é cheia de fases para passar, além de obstáculos para superar e é melhor chegar preparado.
A metodologia ativa provoca maior socialização e sobretudo bem monitorada, a competição saudável.
A metodologia ativa traz inumeros benefícios para os processos socio-educacionais, particularmente neste momento de pandemia onde já implica maior dificuldade de integração fisica, pra nao dizer impossibilidade. Estou ansioso em utilizar esse metodo, para interagir com todos, aprendendo ao mesmo tempo em que nos divertirmos.