Este é o último post sobre Indicadores Econômicos Financeiros. Vamos falar sobre os indicadores de liquidez: liquidez geral, liquidez seca, liquidez corrente e liquidez imediata.
Vale lembrar que falamos já sobre:
- Indicadores Econômicos Financeiros – PT.1: Rentabilidade
- Indicadores Econômicos Financeiros – PT.2: Estrutura de Capital
Todos estes indicadores fazem parte das informações disponibilizadas dentro de nossos simuladores de empresas.
O que é liquidez?
Em Contabilidade, liquidez refere-se à agilidade em transformar os recursos da empresa em dinheiro. Compreender o que é liquidez e e aprender a calculá-las é fundamental para que as empresas se mantenham no mercado e, sobretudo, para que mantenham a saúde financeira da empresa.
Agora que você compreendeu o conceito de liquidez e de insolvência, você irá aprender algum dos principais indicadores econômico financeiros utilizados nessas análises, a saber:
- Liquidez geral
- Liquidez corrente
- Liquidez seca
- Liquidez imediata
Liquidez Geral
O índice de Liquidez Geral evidencia a capacidade das entidades de honrarem suas obrigações de curto e longo prazo.
- Curto prazo: elementos que se realizarão até o final do exercício social subsequente.
- Longo prazo: elementos que se realizarão após o final do exercício social subsequente.
Exemplo: Se estamos em 2020, os ativos e passivos de curto prazo são aqueles que se realizam (são recebidos ou devem ser pagos) até dia 31 de dezembro de 2021. Tudo aquilo que deve se realizar a partir do dia 01 de janeiro de 2022, deverá ser registrado no longo prazo!
Esse indicador ajuda as empresas a visualizarem sua saúde financeira e perceber se possuem ou não condições de quitar suas dívidas de curto e longo prazo caso passem por alguma situação emergencial.
Para conhecer a liquidez geral, deve-se observar dados do Balanço Patrimonial das entidades. Assim, vamos, agora, entender como esse indicador é calculado!
A fórmula para o cálculo da Liquidez Geral é:
A interpretação que deve ser dada ao resultado do cálculo da Liquidez Geral é de que quanto maior for esse índice, melhor será para a empresa! Perceba que todo resultado acima de 1 evidencia que os ativos de curto e longo prazo da empresa são superiores às suas dívidas de curto e longo prazo, o que mostra um panorama favorável para a saúde financeira da empresa.
Liquidez Corrente
Para conhecer a liquidez corrente, deve-se observar dados do Balanço Patrimonial das entidades – em particular os dados que permeiam o ativo e passivo circulante.
Dessa forma, vamos entender como esse indicador é calculado!
A fórmula para o cálculo da Liquidez Corrente é:
Perceba que o cálculo envolve as contas do ativo e passivo circulante e, para tanto, devem ser incluídos todos os elementos patrimoniais pertencentes a esses grupos, como, por exemplo, caixa, estoques, empréstimos a pagar, salários a pagar etc.
A interpretação que deve ser dada ao resultado do cálculo da Liquidez Corrente é de que quanto maior for esse índice, melhor será para a empresa! Todo resultado acima de 1 evidencia que os ativos de curto prazo da empresa são superiores às suas dívidas de curto, mostrando que, se tudo permanecer constante, a empresa é capaz de quitar suas obrigações nesse período.
Liquidez Imediata
O índice de Liquidez Imediata evidencia a capacidade das entidades de honrarem suas obrigações de curto prazo apenas com suas disponibilidades. É, portanto, um indicador mais conservador e que mostra a independência da empresa (em relação às suas obrigações) no que tange ao seus recursos imediatos.
Para conhecer a liquidez imediata, deve-se observar dados do Balanço Patrimonial das entidades. Dessa forma, vamos entender como esse indicador é calculado!
A fórmula para o cálculo da Liquidez Imediata é:
As contas que compõem o disponível das empresas são aquelas que remetem aos recursos imediatos da organização, como o dinheiro em caixa, recursos no banco, depósitos a vista e aplicações financeiras de curtíssimo prazo.
A interpretação que deve ser dada ao resultado do cálculo da Liquidez Imediata é de que quanto maior for esse índice, melhor será para a empresa! Todo resultado acima de 1 evidencia que os ativos disponíveis da empresa são superiores às suas dívidas de curto.
Liquidez Seca
O índice de Liquidez Seca evidencia a capacidade das entidades de honrarem suas obrigações de curto prazo sem que haja dependência de novas vendas. Tal qual a liquidez imediata, a liquidez seca é um indicador econômico financeiro conservador e que remete às condições da empresa de quitar suas dívidas caso venha a ter problemas de produção e vendas.
Para conhecer a liquidez seca, deve-se observar dados do Balanço Patrimonial das entidades. Dessa forma, vamos entender como esse indicador é calculado!
A fórmula para o cálculo da Liquidez Seca é:
A interpretação que deve ser dada ao resultado do cálculo da Liquidez Seca é de que quanto maior for esse índice, melhor será para a empresa! Todo resultado acima de 1 evidencia que a empresa não apresenta dependência de novas vendas para que seja capaz de quitar suas dívidas de curto prazo.
Quadro Resumido
Para que você possa analisar de forma completa, veja o quadro a seguir. Ele apresenta uma síntese dos índices de liquidez.
- Liquidez geral: Curto e longo prazo (AC, ARLP, PC e PNC)
- Liquidez corrente: Curto prazo (AC e PC)
- Liquidez imediata: Disponibilidades (Caixa, depósitos a vista, banco e aplicações financeiras).
- Liquidez seca: Curto prazo MENOS estoques.
Você deve estar se perguntando qual índice deverá ser usado para analisar a liquidez da empresa, não é mesmo?! Isso vai depender do tipo de informação que se quer saber! Para análises de fluxo de caixa sob condições normais (nas quais espera-se que as vendas continuem ocorrendo), os índices de liquidez corrente e imediata são mais adequados, mas para uma análise da saúde financeira e planejamento de curto e longo prazo, por exemplo, a liquidez geral oferece um excelente panorama para a empresa!
Assim, encerramos nosso conteúdo de indicadores! Faça os exercícios disponibilizados no nosso blog e teste seus conhecimentos!
Exercícios para aplicar em sala de aula
Até a próxima.