Indicadores econômicos financeiros. Ao ouvir essas três palavrinhas você já imagina que elas se referem a números, não é mesmo?! E você está certo! Os indicadores econômicos financeiros revelam dados numéricos sobre as empresas e eles são muito importantes para a tomada de decisão.

Se você já conhece com nossos jogos empresariais, vai perceber que estes indicadores também estão presentes lá e este material pode servir de apoio para suas aulas.

Você conhecerá neste post os principais aspectos sobre indicadores econômico-financeiros, aprendendo seus conceitos, suas aplicabilidades e seus cálculos! Além de encontrar, ao final do conteúdo, alguns exercícios testar seus conhecimentos.

Vamos lá?!

O que são indicadores?

No dicionário, o termo indicador significa “que indica algo”. Portanto, as informações obtidas a partir de um indicador mostram alguma informação sobre alguma coisa. Nessa lógica, um indicador econômico financeiro apresenta indica algum dado econômico financeiro sobre algo ou alguém. Mais especificamente na área de negócios, um indicador econômico financeiro apresenta informações sobre as empresas e essas informações ilustram a situação econômica delas.

Um indicador econômico financeiro reflete o
desempenho de uma empresa em relação a um ponto específico dela.

Agora que você compreendeu o conceito de indicadores econômicos financeiros, você irá aprender algum dos principais indicadores econômicos financeiros utilizados em análises de negócios.

Os indicadores econômicos financeiros mais utilizados são:

  • Rentabilidade
  • Estrutura de capital
  • Liquidez
  • Insolvência

Cada um desses indicadores possui particularidades e, por isso, vamos estuda-los um a um! A princípio, é importante que você saiba:

  • A rentabilidade mede os rendimentos das empresas a partir dos investimentos nela realizados.
  • A estrutura de capital mostra como a empresa obtém seus recursos: se por meio de capital de seus sócios ou se por meio de capital de terceiros.
  • A liquidez, por sua vez, mostra a capacidade da empresa de arcar com suas obrigações (dívidas).
  • A insolvência, por fim, mostra a capacidade da empresa de arcar com suas obrigações a partir de um modelo estatístico.

Nesse post, você aprenderá sobre os índices de rentabilidade. Nos próximos conteúdos, vamos falar mais dos demais indicadores.

Rentabilidade

A rentabilidade demonstra o quão rentável uma empresa é. Em outras palavras, os índices de rentabilidade mostram o potencial de uma empresa de gerar retorno a partir do investimento realizado nela. Existem quatro principais indicadores de rentabilidade:

  • Margem líquida
  • Giro do Ativo
  • Rentabilidade do Ativo
  • Rentabilidade do Patrimônio Líquido

Margem líquida

A margem líquida é um índice econômico-financeiro que mostra a saúde financeira da entidade a partir da sua lucratividade.

Esse indicador será calculado a partir da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Dessa forma, a partir do índice de margem líquida, é possível que os usuários compreendam a situação econômica e financeira da entidade.

A fórmula para o cálculo da margem líquida é:

O lucro líquido corresponde ao resultado líquido apurado no exercício (a última linha da DRE) e a receita líquida corresponde à diferença entre o total de receitas de vendas e os impostos que incidiram sobre essas vendas e está evidenciado, geralmente, na terceira linha da DRE.

O valor da margem líquida deverá ser expresso em percentual e quanto maior for esse percentual, melhor para a empresa!

A margem líquida é importante pois é possível ver se a empresa está tendo lucro e quanto esse lucro representa diante de todas as suas vendas. Isso ajuda a analisar a forma como a empresa tem gerido seus recursos.

Giro do Ativo

O giro do ativo é um índice econômico-financeiro que mostra a capacidade da entidade de utilizar seus ativos para gerar vendas.

Esse indicador será calculado a partir da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e do Balanço Patrimonial (BP). Dessa forma, a partir do índice de giro do ativo, é possível que os usuários compreendam se a empresa vem empregando seus recursos em ativos que trazem ou não rentabilidade.

A fórmula para o cálculo do giro do ativo é:

O resultado de vendas corresponde às receitas líquidas de vendas (encontradas na DRE), calculado a partir da diferença entre o total de receitas de vendas e os impostos que incidiram sobre essas vendas. O total do Ativo, por sua vez, é encontrado no BP e dá-se pela soma de todos os ativos da empresa.

O valor do giro do ativo deverá ser expresso em percentual e quanto maior for esse percentual, melhor para a empresa!

O giro do ativo é importante pois é possível ver se a empresa está auferindo receitas a partir de seus recursos ativados. Isso ajuda a analisar a forma como a empresa tem gerido as aplicações de seus recursos.

Rentabilidade do Ativo

A rentabilidade do Ativo é um índice econômico-financeiro que mostra a evolução da entidade no uso de seus ativos para gerar vendas. O indicador é bastante conhecido por sua sigla ROA (que deriva do inglês Return on Assets).

Esse indicador será calculado a partir da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e do Balanço Patrimonial (BP). Dessa forma, a partir do índice de rentabilidade do ativo, é verificar a eficiência da empresa na gestão de seus ativos.

A fórmula para o cálculo da rentabilidade do ativo é:

O resultado do período refere-se ao resultado operacional, que consiste no resultado antes dos cálculos de juros e tributos. O total do Ativo, por sua vez, é encontrado no BP e dá-se pela soma de todos os ativos da empresa.

O ROA deverá ser expresso em percentual e quanto maior for esse percentual, melhor para a empresa!

Conhecer o ROA é importante pois é possível ver se a empresa está apresentando rentabilidade a partir de seus ativos.

Saiba que a fórmula para o cálculo da rentabilidade do ativo pode ocorrer de duas formas. Ele pode ser realizado para calcular a rentabilidade do período ou a rentabilidade acumulada ao longo de diferentes períodos – nesse segundo caso, deve-se utilizar o valor acumulado dos resultados operacionais da empresa e calcular o valor médio de seus ativos.

 

Rentabilidade do Patrimônio Líquido

A rentabilidade do Patrimônio Líquido é um índice econômico-financeiro que mede a capacidade da entidade de agregar valor a partir de seu capital próprio. O índice rentabilidade do Patrimônio Líquido é conhecido por sua sigla ROE (que deriva do inglês Return on Equity).

Esse indicador será calculado a partir da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e do Balanço Patrimonial (BP). Dessa forma, a partir do índice de rentabilidade do ativo, é verificar a eficiência da empresa na gestão de seus ativos.

A fórmula para o cálculo da rentabilidade do patrimônio líquido é:

O ROE deverá ser expresso em percentual e quanto maior for esse percentual, melhor para a empresa!

Conhecer o ROE é importante pois é possível visualizar o quanto de lucro a entidade gera a partir do dinheiro investido nela por seus sócios e acionistas.

Saiba que a fórmula para o cálculo da rentabilidade do patrimônio líquido pode ocorrer de duas formas. Ele pode ser realizado para calcular a rentabilidade do período ou a rentabilidade acumulada ao longo de diferentes períodos – nesse segundo caso, deve-se utilizar o valor acumulado dos resultados líquidos da empresa e calcular o valor médio de seu patrimônio líquido.

Exercícios

Clique no botão abaixo para receber alguns exercícios de fixação no seu e-mail.

Receber Exercícios

 

 

 

 

EnglishPortugueseSpanish