Recebemos, recentemente, um relatório de análise de rodada feito por um professor que nos enviou para darmos nossa opinião. A análise está excelente e por isso resolvemos, com a devida autorização, compartilhar com vocês.

Período analisado: #4
Cenário: Skate II
Aplicado em: 20/05/2014
Turma: Administração – 4º período

Gráfico de demanda do jogo

Gráfico de demanda do jogo

1) A empresa Alfa vem se destacando no jogo, apresentando o maior lucro acumulado e melhor rentabilidade do Patrimônio Líquido (16,16%). Neste critério a empresa ZULU vem seguindo de perto com 13,63%, assim como as empresas Bravo e Lima com 12,1% e 10,6%. Algumas empresas apresentam rentabilidade negativa do PL, entretanto, podem avaliar o cenário e encontrar uma estratégia para reverter a situação. [Relatórios de Mercado: Rentabilidade].

2) O Mercado consumidor se mostra fortemente aquecido, especialmente pela sazonalidade, aliado ao fator preço baixo praticado por algumas empresas. Na participação no mercado já mostra evidências de concentração na empresa Alfa com 21,76% do share e vem se consolidando dessa forma ao longo do jogo. A empresa Charlie é a segunda melhor colocada com 12,76%. Importante considerar que conquistar uma boa parcela de mercado deve estar acompanhada de uma boa margem líquida (como é o caso da Alfa), e, neste aspecto, podemos destacar as empresas Lima e ZULU. Vale ressaltar que existem empresas projetando seus resultados apontando prejuízos na rodada 04 (Charlie, Tango, Eco, Lima, Fox. e Sierra). Recomendamos rever algumas estratégias de produção e marketing, mais alinhadas aos mercado. [Relatórios de Mercado: Market Share].

3) Os preços de venda, a partir do período 03, foram parcialmente liberados, havendo restrições apenas para variações demasiadamente alta ou baixa, na ordem de 30% para cima ou para baixo, em relação ao período anterior. Algumas empresas como Bravo e Charlie foram mais agressivas no preço ($ 115,00 e $ 123,00 respectivamente), em contraponto às empresas como Sierra,Charlie, Eco e Fox., com preços mais conservadores, entre $ 79,00 a $ 85,00. Isso justifica, em parte o comportamento da demanda, embora as apenas as empresas Alfa e Delta tenham se beneficiado com a redistribuição dos clientes perdidos pelas demais empresa, na ordem de 39%, que poderiam ter produzido uma quantidade maior para aproveitar esses ventos favoráveis. [Relatórios de Mercado: Market Share].

4) As vendas estão aquecidas, mas ainda não conseguem suprir a demanda. No período 05 esse cenário deverá se mostrar mais retraído (pós-sazonalidade). Mesmo assim, as empresas com vendas perdidas devem rever suas estratégias de produção e marketing. Não adianta praticar preços baixos se não tem produção e estoque de produtos suficientes para atender a demanda. Neste quesito está se beneficiando a empresa Alfa. Já a empresa Delta, ficou com um bom volume em estoque, decorrente do preço muito acima da média do mercado, nesta rodada. [Relatórios de Mercado: Market Share]

5) As empresas que fizeram investimentos na aquisição de novas máquinas poderão aproveitar a oportunidade para produzir mais e aproveitar o momento. No período 04 algumas empresas trabalharam com ociosidade tanto de máquinas como de pessoal. Outras estão com os recursos de produção muito bem afinados, e isso contribui fortemente para reduzir custos, que pode ser utilizado como alternativa competitiva. [Relatórios de Mercado: Balanços Patrimoniais de Todas as Empresas]

6) Recursos da produção:

  • Ainda tem empresa operando com ociosidade, especialmente de pessoal. Demitir pessoal pode resolver essa questão. [Relatórios Confidenciais: Recursos da Produção]
  • Tem empresa que está esquecendo de comprar componentes no período certo. Compras compulsória estão custando 25% mais caro que o preço de componentes comprados com antecedência [Relatórios Confidenciais: Estoque de Produtos e Insumos].
  • As empresas estão produzindo seus produtos a um custo que varia de $ 64,32 (Alfa) até 78,41 (Delta). Uma boa análise no relatório de custo de produção pode ajudar a entender este quesito [Relatórios Confidenciais: Custos por Produto].

7) Nesta rodada, várias empresas tiveram problemas com empréstimo especial, com destaque para a empresa Sierra. Com um empréstimo de $ 760.503, vai pagar juros de $ 91.260 na próxima rodada (e foi uma escolha no planejamento que deveria ter sido evitada). Precisamos evitar esse tipo de empréstimo a qualquer custo, especialmente se estamos apenas esquecendo de decidir no financeiro por um empréstimo mais barato. [Relatórios Confidenciais: Empréstimos e Financiamentos].

EnglishPortugueseSpanish