Diariamente passamos por situações em nossas vidas nas quais devemos tomar decisões, não é mesmo? A tomada de decisão vem sendo estudada por diversas áreas, pelos administradores, contadores, coaches, enfim, todos interessados em fazer a escolha certa no momento certo. E, assim, conseguir solucionar conflitos, sejam eles pessoais, empresariais ou quaisquer outros tipos de conflitos que possam surgir.

Mas, aqui neste artigo iremos focar na tomada de decisão empresarial.

A principal função de um gestor dentro de uma empresa é a de realizar a tomada de decisões, tarefa que geralmente não é muito fácil. Eles precisam decidir a melhor opção, visando o lado econômico do negócio, mas também o lado humano, pois sem a equipe de trabalho, os colaboradores, a empresa não vai para frente não é mesmo?!

Além disso, não se pode perder o “timing” do negócio, pois com a rapidez na geração das informações, atualmente, até isso conta para uma boa decisão.

Tomada de decisão em 5 Passos

É neste sentido que trazemos 5 passos para serem seguidos para realizar uma boa tomada de decisão.

 

1º Passo: Identificação do Problema

O motivo de uma pessoa precisar tomar uma decisão é a identificação de um problema. Esta etapa é de extrema importância, pois precisa ser definido exatamente qual é o problema. Com o problema definido, ficará mais fácil a identificação e resolução das próximas etapas.

Sendo assim, responda apenas uma pergunta: Qual o problema que precisa ser solucionado?

2º Passo: Levantamento de Dados

Nesta etapa você irá se aprofundar no problema, verificar quais foram as causas para ele ter surgido. Visto isto, é possível realizar diversos métodos para conseguir levantar os dados necessários para a tomada de decisão, como:

  • Entrevistas;
  • Pesquisas de mercado;
  • Elaboração de planilhas;
  • Elaboração de relatórios, dentre outros.

Enfim, tudo que possa tentar ajudar você a entender a origem do problema.

3º Passo: Identificação das Alternativas

Após realizar uma minuciosa análise nos dados coletados, você irá identificar alguns caminhos que você possa seguir para tentar solucionar o problema da melhor maneira possível. São esses caminhos que irão nortear a sua tomada de decisão.

4º Passo: Análise das alternativas

Analise todas as alternativas possíveis e imagináveis. Analisou?

Agora você coloca numa balança as vantagens e desvantagens de cada alternativa. Colocou?

Basta, agora, decidir qual é a melhor opção dentre todas as alternativas levantadas para solucionar determinado problema.

5º Passo: Tomada de Decisão e Acompanhamento

Após realizadas todas as análises é chegada a hora de realizar a tão esperada tomada de decisão. Nem sempre acertamos, mas o importante é sempre acompanharmos o impacto das decisões tomadas, tanto na economia do negócio, como nas rotinas gerais e, também, nas pessoas afetadas. Só assim, você saberá se tomou a decisão certa ou errada e tentará melhorar para as próximas vezes.

O ideal em todas as tomadas de decisões é sistematizar o contexto e criar cenários para todas as situações possíveis de ocorrerem, assim como é feito nos jogos empresariais. Onde são feitos simulados com os cenários empresariais de compra, venda e, até mesmo, escassez de produtos ou mão-de-obra.

E você, como costuma tomar decisões importantes?

EnglishPortugueseSpanish