O caminho para um profissional da área de gestão se tornar líder de sucesso costuma ser longo e requer altos investimentos em cursos de qualificação. Por isso, cada vez mais os business games — jogos de negócios — têm entrado em cena, trazendo práticas dinâmicas e com excelentes resultados para mudar essa complexa realidade.

Além do mais, os especialistas apontam para uma linha de aprendizagem mais rápida, eficiente e em memória de longo prazo. Afinal, os jogos são capazes de imitar a prática com níveis de dificuldade, desafios, tomada de decisões e gosto pela vitória.

Então, se você pretende incentivar a formação de líderes promissores, mas ainda não sabe como, acompanhe nossas dicas sobre business games. Confira o artigo de hoje:

Conheça a tendência da Gamificação

O termo Gamificação é nada mais nada menos do que a aplicação das estratégias dos jogos com foco nos negócios, uma tendência do business games. Não é uma utilização aleatória, mas sim uma forma motivadora de promover aprendizagem na área de gestão.

Sendo assim, cabe à empresa escolher os jogos que vão transportar para o dia a dia de trabalho da sua equipe, algo tão extraordinário a fim de melhorar a prática dos negócios.

Alguns aspectos básicos podem ser destacados dentro dessa proposta: definição de metas, estímulo à criatividade, capacidade de trabalhar em grupo, competitividade e cooperação, resolução de problemas e tomada de decisões.

Vale destacar que a Gamificação prevê o estudo dessas estratégias para serem colocadas em prática, no caso dentro de uma empresa. Assim, os gestores são preparados para desenvolverem das tarefas mais simples a resolução de problemas de maneira mais atrativa, como nos jogos.

Como funciona essa metodologia?

Já percebeu como as crianças, os jovens e os adultos conseguem ficar tão vidrados em um jogo eletrônico? Então, essa metodologia tão atraente para as pessoas, com metas, regras, feedback e participação voluntária, é aplicada às tarefas diárias da empresa.

Para isso, a organização precisa estabelecer critérios envolventes como os de um game. Nesse caso, os colaboradores são desafiados a resolver problemas de forma mais prazerosa. Afinal, é jogo mas não quer dizer que seja fácil, certo?

De que forma ela pode ser aplicada?

Nessa perspectiva, os profissionais podem vivenciar situações de uma história épica, o combustível capaz de instigar à superação de metas, descoberta de novos caminhos e, mais do que isso, eficiência nas decisões.

Com o feedback em torno dos erros e dos acertos, os participantes são informados sobre as suas atuações, uma motivação a mais para se dedicarem aos negócios. Isso é ótimo para a empresa, não é? Ao final de cada acerto, ainda é possível implementar a política de pontos, uma espécie de bônus cumulativo.

Aposte também nos simuladores como business games

Imagine só como não seria fantástico embarcar em uma viagem que possibilitasse ter uma visão mais sistêmica sobre os desafios dos negócios da empresa? Pois foi com essa proposta que foram desenvolvidos os simuladores de gestão. São jogos online que simulam o cotidiano da gestão de negócios, inclusive as situações de conflito.

Por meio deles, é possível envolver os integrantes de uma equipe na disputa pela solução de problemas para o sucesso da empresa. Os jogos podem durar de horas a meses, o que dependeria de maior envolvimento dos participantes na tomada de decisões.

Cada etapa detém um nível de dificuldade, capaz de estimular os jogadores a tomar rumos diferentes até chegar à solução efetiva.

Outro aspecto considerado bastante motivador é o feedback sobre a trajetória percorrida, o que permite uma mudança nas decisões, por exemplo. São mecanismos que imitam a prática, só que de forma mais divertida.

Saiba escolher o jogo ideal

Da mesma forma que existem negócios com variados focos, os simuladores atendem a diferentes perfis, como bolsa de valores, varejo, segmento industrial, etc. Por isso, é fundamental estabelecer metas e fazer o devido planejamento antes de escolher o tipo de simulador ou mesmo a estratégia de Gamificação que seja eficaz.

Afinal, é de fundamental importância estabelecer regras claras nos business games e dar suporte aos jogadores — geralmente a prática é conduzida por um moderador — além do feedback constante.

Os jogos de negócios também servem para melhorar o engajamento da equipe, facilitar o relacionamento e contribuir para o aperfeiçoamento em determinada área de atuação assim como obter uma visão mais sistêmica. Os simuladores também dão a dimensão de situações externas, que envolvem clientes e até concorrentes. Fica a dica!

Estabeleça objetivos e vantagens de forma clara

Para obter bons resultados, o primeiro passo é saber estabelecer os objetivos de forma bem clara para a equipe. Assim, além da possibilidade de contar com maior empenho dos colaboradores, eles saberão exatamente para aonde querem ir, certo?

As vantagens também precisam estar bem explícitas para os participantes, pois não existem jogos sem recompensa, não é mesmo? Além do mais, não tem nada melhor do que obter o reconhecimento profissional.

Outra grande vantagem implícita nessa técnica é a oportunidade de ganhar confiança cada vez que as estratégias se tornam bem-sucedidas. Isso porque, os erros e acertos dão maior segurança para os negócios reais.

O mais importante é chegar ao fim dos business games com uma visão mais ampla se comparada à fase anterior a essa experiência, enxergando novas perspectivas para os negócios.

Dê o feedback instantaneamente aos participantes

O feedback para os jogadores tanto na Gamificação como nos simuladores é a peça-chave para a motivação da equipe, você sabia? Aliás, observe bem como não é exatamente desse jeito nos jogos computadorizados.

Dos mais simples aos mais complexos, eles dão sempre uma panorâmica de atuação. Se o jogador erra, ele perde vida por exemplo, que pode representar ter que reiniciar a fase. Já os acertos são aclamados como mudança de nível, logicamente com grau de dificuldade maior. Daí a motivação pela permanência na disputa.

Então, agora que você já sabe das grandes vantagens de investir em business games para tornar a gestão empresarial mais eficiente, não vá perder essa oportunidade. Se gostou das dicas, comente no nosso artigo e troque mais experiências para tornar o ramo dos negócios ainda mais promissor!

EnglishPortugueseSpanish