Mais do que transmitir conhecimento, o professor também tem a missão de ajudar na formação social do aluno, de modo que ele saia da instituição de ensino sabendo conviver em sociedade e atendendo às necessidades exigidas pelo mercado de trabalho.
Nesse contexto, o trabalho em grupo na sala de aula torna-se de suma importância para auxiliar o discente a desenvolver respeito para com os seus colegas, saber ouvir e expor opiniões que divergem das suas e aprimorar a sua capacidade intelectual.
Dessa forma, o docente cumpre o papel de preparar cidadãos para aceitar pontos de vista diferentes e, também, para delegar e receber tarefas, trabalhando em equipe como normalmente acontece no mercado de trabalho atual.
Atividades em grupo desenvolvem as capacidades de interação dentro da turma, cooperação e responsabilidade. Além disso, o estudo coletivo contribui para que os estudantes com maior dificuldade tirem dúvidas com os colegas e melhorem o seu desempenho.
Confira abaixo como você pode tornar o trabalho em grupo mais dinâmico e interessante dentro da sua sala de aula!
Envolva conteúdos teóricos em situações práticas
Ficar sentado em uma cadeira recebendo conhecimento teórico por horas pode ser monótono e desestimulante para os alunos. Para acrescentar dinamismo nas suas aulas, procure envolver conteúdos teóricos em situações práticas.
Primeiro, trabalhe a base teórica e, posteriormente, complemente a aula por meio de atividades práticas em grupo, exigindo que os saberes recém-adquiridos sejam trabalhados a partir de perspectivas reais.
Trabalhar o aprendizado em situações cotidianas ajuda o estudante a se aproximar da realidade que enfrentará no mercado de trabalho e a desenvolver as habilidades exigidas para tal, além de fortalecer o conhecimento. Estabeleça tarefas em equipes em que os discentes desempenhem um papel condizente com o setor de atuação.
Por exemplo, na aula de Administração, você pode pedir um trabalho que simule a gestão de uma empresa. Essa experiência enriquece o processo de aprendizagem.
Utilize simuladores e jogos empresariais no trabalho em grupo na sala de aula
A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, e o professor também pode usá-la como aliada para melhorar os trabalhos aplicados em grupo. Uma alternativa moderna e eficiente é o uso de jogos empresariais ou simuladores de gestão de negócios, que permitem que os alunos coloquem em prática e coletivamente os seus conhecimentos teóricos.
Tanto os jogos empresariais quanto os simuladores proporcionam aos estudantes a experiência de lidar com atividades comuns no seu dia a dia profissional. Quando usadas em grupo, essas ferramentas estimulam o desenvolvimento da liderança, divisão do trabalho, comunicação, criatividade, colaboração e competição.
Leve o aprendizado para fora da sala de aula
Uma estratégia interessante para sair da mesmice e fazer com que os alunos assimilem melhor os conteúdos é levar o aprendizado para fora da sala de aula, o que pode ser feito a partir de trabalhos coletivos dentro de empresas da área estudada. Isso dá aos discentes a oportunidade de saber como a profissão funciona na prática.
Nesse caso, o professor pode agendar visitas nas dependências das empresas que possuem parceria com a instituição de ensino e levar os estudantes para executar atividades coletivas no local.
Além de trazer um panorama de como será a vida profissional deles após se formarem, esse método também possibilita que os estudantes pratiquem os seus conhecimentos e aprimorem as suas habilidades, uma vez que terão que tomar decisões em grupo para solucionar questões reais.
Aplicar trabalho em grupo na sala de aula é indispensável para complementar a formação dos alunos e prepará-los para o futuro profissional. Além de inserir novas técnicas e ferramentas para aprimorar o processo de aprendizagem, o professor também deve estar presente em todas as etapas da realização das atividades em equipe, acompanhando e orientando os estudantes.
Gostou das nossas dicas ou tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário no post para que possamos ajudar!