A implementação de tecnologia e inovação tem sido o carro-chefe das instituições de ensino que visam atrair mais alunos, principalmente diante das rápidas transformações advindas do mundo digital. Porém, tais recursos só serão capazes de liderar a concorrência se estiverem associados a um eficiente plano de marketing escolar.

Com isso, é de fundamental importância estabelecer um diferencial competitivo na estratégia da unidade, como a utilização de simuladores na formação dos alunos. Além de tecnologia, essa ferramenta on-line eleva os níveis de aprendizagem e mobiliza a totalidade da turma.

Portanto, se a ideia é tornar a sua instituição uma referência na preparação integral dos alunos para o mercado de trabalho, conheça mais sobre esse diferencial no post a seguir:

Conheça as vantagens de utilizar o simulador

Primeiramente, é preciso entender o conceito dos simuladores digitais. Na realidade, essas ferramentas são jogos on-line que imitam a prática nos negócios, como gestão empresarial, economia, entre outros.

Essa verdadeira inovação tecnológica tem possibilidades de adaptação a várias disciplinas de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. Por meio dela, os alunos são convidados a iniciar um jogo com desafios, diferentes níveis de dificuldade, prazos para cumprir metas e resolução de problemas.

De modo geral, pode-se dizer que é uma forma concreta de lançar dificuldades próprias de uma carreira no cotidiano escolar. Só que essas metas, muito arriscadas se experimentadas na vida real, não passariam de uma simulação.

Além disso, outras características bastante avaliadas no profissional, hoje em dia, podem ser desenvolvidas nos jogos on-line, como a cooperação no trabalho em equipe e o espírito de iniciativa.

Saiba a importância de tê-lo como diferencial competitivo

De que adiantaria dispor de equipamentos de última geração, simuladores digitais, professores atualizados e laboratórios para o exercício da prática se a excelência no processo de ensino-aprendizagem não estivesse associada à imagem da unidade?

Afinal, para que a sua estratégia de marketing seja eficaz, o mais importante é estabelecer apenas um diferencial capaz de reunir vantagens significativas para os seus potenciais clientes, no caso, os alunos.

Nesse aspecto, os simuladores digitais têm tudo para colocar a sua instituição de ensino à frente da concorrência. Eles possibilitam aulas mais prazerosas e dinâmicas, provocam a capacidade de iniciativa e a resolução de problemas. É ou não é uma ferramenta poderosa na formação integral dos alunos?

Além do mais, muitos atributos no mundo do marketing servem apenas como percepções genéricas sobre o produto. Já quando você investe em um único produto de qualidade, as chances de reconhecimento por esse diferencial aumentam, o que de fato entra na cabeça das pessoas.

Vantagens

Com tantas inovações tecnológicas que se tornaram acessíveis após a popularização dos dispositivos móveis, tem sido cada vez mais desafiadora a tarefa de atrair esses alunos para a capacitação profissional. Por isso, é tão importante estabelecer vantagens imediatas que atendam a esse novo perfil de jovens, já inseridos no mundo digital.

Benefícios

Assim que você definir um diferencial competitivo de marketing escolar com relevante poder de mercado, esteja certo: colher os frutos a partir daí será questão de tempo. Basta canalizar o seu produto de modo que o público-alvo perceba os significativos benefícios que podem ser obtidos com a realização de um curso na sua instituição.

Inclua o simulador na comunicação com o público-alvo

Para chegar até aqui, provavelmente você teve que focar o seu público-alvo, não é verdade? Isso porque é preciso conhecer o perfil desses futuros alunos para descobrir o que realmente é visto como diferente no universo de busca pela capacitação profissional.

Agora, é hora de direcionar o potencial do simulador na comunicação externa, de forma clara e objetiva. Para isso, é muito importante dispor do melhor produto e buscar conhecimento sobre como potencializá-lo na sua unidade.

Vamos imaginar que você adquiriu alguns simuladores on-line, mas não soube conduzir bem as experiências com os alunos e, consequentemente, obteve resultados pouco relevantes. Sem dúvida, essa estratégia cairia por terra.

Mas, como não é nesse lugar que queremos chegar, precisamos concentrar toda a atenção nessa peça valiosa. Quanto mais você detiver know-how sobre o seu diferencial, mais será possível obter melhores índices e reforçar a comunicação no marketing escolar.

Algumas empresas especializadas em simuladores, inclusive, oferecem esse suporte às instituições. Invista nessa etapa!

Atraia novos alunos com o marketing escolar

Quem reuniu experiência de gestão escolar ao longo dos últimos anos sabe que é uma verdadeira batalha diária prender a atenção dos alunos nas aulas teóricas. Afinal, eles têm um ritmo frenético de se comunicar no dia a dia, com mídias interativas que dispõem de som e imagem em tempo real.

São muitos atrativos capazes de colocar as tradicionais aulas expositivas em segundo plano. Por esse motivo, a adesão ao simulador no marketing escolar pode ser promissora, tanto para a instituição como para a vida profissional desses alunos.

Daí em diante, você poderá realizar aulas superprodutivas com participação de praticamente 100% da turma. Em vez de disputar atenção com a internet nos seus dispositivos móveis, você terá a grande chance de fazer dessa tecnologia forte aliada para aulas mais significativas.

Que tal conferir mais alguns aspectos positivos?

Superação das dificuldades

Por mais que os alunos estejam engajados no processo de ensino-aprendizagem, as dificuldades fazem parte do desenvolvimento da turma. Portanto, a utilização do simulador é capaz de dar a chave para a superação dos participantes. Aliás, essa é uma característica marcante dos jogos digitais: lançar níveis de dificuldade.

Para ultrapassar essas barreiras, o aluno tem a oportunidade de errar e recomeçar até chegar a uma conclusão acertada. Essa possibilidade faz do jogo uma excelente ferramenta de ensino, promovendo aprendizagem a partir dos próprios erros.

Aprendizagem efetiva

Todo mundo, algum dia na vida, já experimentou decorar um longo trecho para uma prova decisiva ou apresentação teórica de um trabalho escolar. No entanto, pouco tempo depois, toda aquela decoreba parece ter sumido da memória como num passe de mágica.

Como também não é segredo para ninguém que o mesmo não acontece quando se vive na prática determinada experiência, essa proposta dos simuladores é mesmo instigante. Por meio deles, é possível promover a aprendizagem efetiva, que faça sentido para os alunos. Experimente esse recurso!

Menor índice de retenção

Com toda a turma envolvida em disputas que imitam a prática, inclusive com possibilidades de aprendizagem dentro do tempo de cada um, certamente o índice de retenção ou recuperação cairá na sua unidade de ensino. A lógica é bem simples: se a aprendizagem ocorreu de fato, a promoção desse aluno é certa!

Todas essas informações, provavelmente, já deram uma ideia de como as vantagens do simulador podem ser exploradas no marketing escolar para atrair novos alunos. Afinal, os bons resultados podem ser facilmente comprovados na sua instituição.

Entre em contato conosco e conheça mais detalhadamente essa oportunidade para disparar na concorrência!

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