Sempre que falamos em empreender, ouvimos frases de que esse é um processo muitas vezes doloroso, mas se bem executado, bem recompensador. Theodore Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos da América, um dia disse: “faça o que você pode, com o que você tem, onde você estiver” – e essa se tornou uma das grandes frases impulsionadoras para empreendedores. Gerir uma empresa é andar em corda bamba, cuidando com todos os aspectos dela para que o sucesso seja alcançado. E como a gente está aqui para facilitar a sua vida, neste artigo você vai aprender um pouco mais sobre o uso da visão sistêmica no processo de gestão empresarial.
Gestão empresarial e visão sistêmica
A gestão empresarial é o movimento de organizar os diferentes setores de uma empresa para que essa empresa consiga “girar” da melhor forma possível: com dinamismo e eficiência. No entanto, não é uma tarefa simples! Cada vez mais, os gestores empresariais precisam ter características multifacetadas para que possam entender a empresa como um todo e conseguir organizá-la. Nessa perspectiva, o uso da visão sistêmica é um grande aliado.
Para compreender a importância da visão sistêmica, vamos lembrar o que ela representa? O termo “sistêmico” significa, no dicionário, algo “capaz de afetar inteiramente um organismo; generalizado”. Ou seja, refere-se a uma ideia de abrangência e completude. A visão sistêmica corresponde, portanto, à visão da empresa como um todo: analisando todo o seu cenário – agentes e situações – e alinhando as demandas em prol de uma melhor dinâmica de trabalho.
Para entender como a visão sistêmica pode auxiliar na gestão, vamos, primeiramente, entender quais as rotinas de cada um dos principais subsistemas (setores) de uma empresa: compras, fabricação, marketing e recursos humanos.
- No setor de compras, temos dois pontos importantes: a) a compra e venda de imobilizados, definindo se haverá ou não investimentos em prédios, salas, veículos, máquinas etc; b) a compra de insumos: a quantidade de insumos que pretende adquirir, de qual fornecedor e qual a forma de pagamento que irá optar.
- No setor de marketing, estrutura-se desde a escolha de preço de venda, perpassando a escolha das inserções de propaganda, até a estimativa de vendas e escolha das formas de pagamento até .
- No setor de fabricação, a escolha de quais e quantos produtos irá fabricar.
- No setor de recursos humanos, define-se a escolha de quantas pessoas deseja contratar, quais as decisões de demissões, qual o ritmo de trabalho (se vai demandar horas extras ou não), escolha de concessão de férias coletivas ou não.
- E no setor de finanças, são avaliadas quais as opções bancárias disponíveis para a empresa, como financiamento de imobilizado, empréstimos de giro, antecipação de recebíveis, aplicações financeiras etc.
Agora que verificamos exemplos de decisões e rotinas dos diferentes subsistemas de uma empresa, começamos a compreender e conhecer como eles funcionam. Esse é o principal ponto de partida para a gestão com base na visão sistêmica: conhecer cada um dos processos para, então, vislumbrar o todo.
Compreendendo e conhecendo os diferentes subsistemas de uma empresa, começa a ser mais factível a visão do todo e, assim, tomar decisões. Para colocar em prática a visão sistêmica, o gestor precisa encontrar uma forma de organizar a empresa como se ela fosse um único sistema todo integrado: as partes precisam se conectar.
Assim, o gestor precisa manter um diálogo constante com toda a equipe e também com os seus fornecedores e clientes. Esse contato direto é chamado de inter-relação entre as partes e essa inter-relação é o elo que se deve observar. Quando se trabalha com dinâmicas de inter-relação, é necessário perceber que mudanças em um subsistema impactam outro subsistema – portanto, elas não podem ser realizadas de qualquer forma.
Agora, inspirados nos nossos jogos de empresas e nas olímpiadas, vamos imaginar uma empresa que produz e comercializa Skates.
O setor de marketing vai estudar o mercado no qual a empresa está inserida e vai definir a estimativa de vendas. Com base nisso, a empresa vai organizar a quantidade de insumos que pretende adquirir e, caso necessário, a decisão de compra de novos imobilizados para a produção. Essa compra de insumos estará, também, alinhada com o setor de finanças, que avaliará as melhores propostas e disponibilidades de recursos para essa transação. O setor produtivo (fabricação) só poderá se organizar a partir da disponibilidade de insumos – ou seja, super alinhado com os demais setores. O setor de recursos humanos, por sua vez, também se alinhará aos demais setores, pontuando a quantidade e a forma com que os colaboradores trabalharão.
Imagine que o setor de recursos humanos concede férias a 50% do pessoal que trabalha no setor produtivo justo no mês em que o setor de compras adquire novos insumos e novas máquinas: teremos custos de compras e maquinário parado, pois não há mão de obra o suficiente para produção. Ou seja: um período de gastos sem que a produção se alinhe às expectativas.
Perceba, portanto, que a mudança em um dos elementos desse sistema, afetará todos os demais sistemas. E é assim que a visão sistêmica atua: analisando o todo para que os subsistemas funcionem com excelência.
A visão sistêmica não é desenvolvida do dia para a noite, é necessário que o gestor tenha bastante experiência para conseguir colocar em prática, mas ela é possível sempre que esse gestor buscar entender o negócio como um todo. Uma forma bastante interessante de desenvolver habilidades de visão sistêmica é o uso de softwares de simulação gerencial. A partir de dinâmicas criadas por um sistema, você é capaz de tomar decisões que envolvem todos os setores de uma empresa e, com essas decisões, avaliar quais seriam os resultados em um cenário simulado. Essa é uma forma incrível de refinar seus conhecimentos e habilidades.
Conclusão
Nesse artigo você pôde entender como a visão sistêmica auxilia no processo de tomada de decisão das empresas. Você aprendeu que a visão sistêmica é a capacidade de vislumbrar o cenário completo que envolve uma empresa e, a partir disso, analisar todos os agentes e todas as situações que fazem parte das rotinas de um negócio. A partir da ideia de visão sistêmica é possível compreender que, apesar de os setores de uma empresa trabalharem com coisas distintas, quanto mais alinhadas as decisões que os envolvem estiverem, mais chances de sucesso – e esse é o principal aspecto do uso da visão sistêmica na gestão empresarial.
Curtiu nosso texto? Já aplica ou tenta aplicar a gestão empresarial com base na visão sistêmica?
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