Atualmente o tema Gestão de Tempo está muito em alta. Todos estamos falando sobre isso, tanto em nossas vidas pessoais, como na profissional. Mas porquê isso é tão importante hoje em dia?

Com essa vida corrida nos dias de hoje precisamos, cada vez mais, planejar nossa rotina com a finalidade de darmos contas de tantas tarefas e atividades que precisam serem realizadas em um só dia.

A gestão do tempo é algo relevante para todos nós, assim conseguimos evitar a procrastinação de demandas extremamente importantes, porém que nem sempre gostamos de fazer. Mas, com diversos estudos, técnicas e aplicativos existentes hoje no mercado, podemos dar uma ajuda com isso… Vamos lá?

Técnicas de Gestão de Tempo

Com o avanço dos estudos nesta área de conhecimento, poderíamos ficar uma tarde inteira listando e conversando sobre o gestão de tempo, porém vou me atentar a duas técnicas mais conhecidas e que você já deve ter ouvido falar.

GTD – Getting Things Done

Este termo em português significa “fazer e acontecer”. É um método de produtividade muito conhecido, criado por David Allen, onde ele mostra 5 passos para conseguirmos dar conta de todas as atividades diárias e ainda sobrar tempo para o que realmente gostamos de fazer. Veja a seguir os 5 passos para uma melhora incrível na qualidade de sua vida:

  1. Coletar: tirar tudo o que está na cabeça e que requer atenção e anotá-las, para posterior análise.
  2. Processar: nesta etapa você vai pegar toda a lista que estava na sua cabeça, organizá-la e decidir quais ações serão tomadas e os resultados esperados.
  3. Organizar: todas as informações e atividades a serem realizadas, dependendo da quantidade de demandas é interessante separá-las por projetos, como por exemplo: pessoal, profissional e viagem.
  4. Revisar: veja periodicamente todas as suas atividades listas e, aqui, é muito importante redefinir as prioridades e acrescentar demais atividades e demandas que irão surgindo com o passar dos dias.
  5. Exercitar: último passo e não menos importante: Execute! De nada adianta utilizar a metodologia se não for para no final ir encerrando algumas atividades e incluindo outras na lista.

Pomodoro

Outra metodologia muito interessante e que pode ser utilizada em conjunto com o GTD é a técnica Pomodoro.

Esta técnica foi desenvolvida por um italiano chamado Francisco Cirillo ele diz que devemos trabalhar em blocos de tempos, mas como isto funciona? É simples!

Basta você trabalhar ou estudar por 25 minutos sem interrupção, depois descansa por 5 minutos, trabalha por mais 25 minutos e faz novamente a pausa. E, assim, sucessivamente.

Tem como maior objetivo evitar a procrastinação e interrupções das atividades, sendo assim, você consegue manter o foco por aquele período de tempo e obter os resultados esperados.

Mas, atualmente, com o avanço da tecnologia, estão surgindo no mercado diversos aplicativos e softwares para nos auxiliar na gestão do tempo, que anda sendo uma riqueza escassa em nossas vidas.

Podemos citar alguns:

  • Trello: é um gerenciador de tarefas que permite delegar atividades, determinar prazos e fazer comentários pelos quadros.
  • Asana: também é um gerenciador de atividades, nele você consegue descrever as tarefas e subtarefas a serem executadas, bem como gerenciar pela data que elas precisam ser concluídas.
  • Google Calendar: para marcar compromissos e lembretes de coisas importantes, assim você não esquecerá de nada!
  • Toggl: com este aplicativo você consegue gerenciar o tempo gasto em cada atividade que está sendo realizada.

Dentre diversos outros que podem ser encontrados pela internet.

E você, o que faz para melhor administrar o seu tempo?

EnglishPortugueseSpanish