Segue um resumo das principais modificações realizadas no simulador para este primeiro semestre de 2018.

1. Novos indicadores de Ranqueamento

Dois novos indicadores:

  1. Valor de Ações: valor das ações cotadas em uma bolsa de valores fictícia. É um cálculo matemático que leva em consideração a rentabilidade da empresa, grau de endividamento, vendas e patrimônio líquido. O professor pode configurar os pesos que deseja dar para cada item pelo painel ‘Configurações Ranking’.
  2. Rentabilidade sobre Capital Investido: conhecido, também, pela sua sigla em inglês ROIC, indica o percentual de lucro acumulado sobre o Capital Próprio investido (Resultado Acumulado do Período / Patrimônio Líquido do P#0).

2. Decisões Automáticas

Quando uma equipe não confirma as decisões ela ‘cai’ nas decisões automáticas. Por padrão, o sistema calcula o preço, propaganda e prazo para que esta empresa não interfira negativamente no mercado com preços defasados. Além deste comportamento criamos outros dois que o professor pode escolher pelo painel ‘Configurações Gerais‘:

  1. Copiar do Período Anterior: o sistema vai considerar as decisões que a equipe que não confirmou lançou no período imediatamente anterior.
  2. Considerar aquilo que foi feito até o momento: o sistema vai considerar as decisões que a equipe lançou até o momento da simulação.

3. Oferta de Recursos entre Empresas

É um novo recurso que permite que as empresas ofereçam seus insumos em excesso para seus concorrentes comprarem. Além disso, permite transferência de dinheiro de uma empresa para outra. Esta é a primeira versão e, se for bem aceito, pretendemos adicionar outros recursos também como máquinas e produto acabado.

É um recurso muito interessante para ser utilizado especialmente em aulas presenciais, mas que deve ser utilizado com cuidado, pois uma equipe pode ‘jogar sujo’ e favorecer uma outra.

Para utilizar o mediador precisa habilitar o recurso no painel ‘Configurações Gerais’. Por padrão está desabilitado.

4. Diagnóstico das Empresas

Boa novidade para os mediadores que agora tem um relatório que faz um diagnóstico de alguns aspectos que poderiam ser melhorados nas empresas. Ele pode ser acessado pelo menu ‘Relatórios do Mercado’ > ‘Relatórios do Mediador’. Dica ao utilizar: clique sobre o diagnóstico para mais detalhes.

5. Ajustes em Relatórios

  1. Visão Geral (o relatório inicial): alteramos o gráfico de ranking para dar uma ênfase maior na posição da equipe e sua variação. O gráfico de linha passa a mostrar a o histórico do valor do indicador (não mais o histórico de posição).
  2. Recursos da Produção: deixamos um pouco mais claras as informações de horas de mão de obra e máquina.
  3. Market Share: adicionamos uma tooltip nas regiões (R.#1, R.#2…) para ficar mais evidente a região das empresas
  4. Balanços Patrimoniais de Todas as Empresas: adicionamos o índice de liquidez corrente na tabela ‘Outras Informações’.
  5. Ranking: o gráfico, por padrão, carregará o histórico do valor  do indicador (não mais do posicionamento). A tabela do ranking passa a exibir a variação em relação ao período anterior.
  6. O Relatório do Mediador Ranking/Desempenho passa a ser chamado de Desempenho por Participante.
  7. O Relatório do Mediador Análise do Período (Resumo) passa a se chamar Resumo de Indicadores.

6. Outras melhorias

Além das atualizações acima fizemos mais algumas melhorias no sistema:

  • As mensagens com URL enviadas pelo mural serão convertidas automaticamente em links;
  • Otimização de dados para dar mais velocidade ao sistema;
  • Mais tooltips dentro dos relatórios;
  • E mais outros pequenos ajustes de interface.

Acho que é isso. Espero que gostem.

Qualquer dúvida ou para mais esclarecimentos, conte com nosso suporte.

Quer ficar por dentro das próximas atualizações do simulador? Assine nosso newsletter abaixo.

EnglishPortugueseSpanish