Quem não ouviu a expressão “esse mundo está de cabeça para baixo”, não experimentou viver no último ano: estamos passando por uma pandemia que mudou a vida de todos! E na vida acadêmica, isso também tem acontecido. Uma expressão voltou a ser bastante pesquisada e discutida nesse meio, a sala de aula invertida. Você conhece?

Se você nunca ouviu falar no assunto, fique tranquilo, nesse post nós vamos te explicar o que é a sala de aula invertida e quais os seus benefícios.

O que é a sala de aula invertida ?

A sala de aula invertida é um modelo de metodologia ativa que surgiu na década de 90 a partir de pesquisas realizadas nas universidades americanas de Harvard e Yale. Já nos anos 2000, Baker apresentou esse modelo como uma forma inovadora com o título flipped classroom field guide – ou flipped classroom!

Nessa metodologia, os alunos aprendem o conteúdo antes de o professor ensiná-los! Isso mesmo, no modelo de sala de aula invertida, a aprendizagem ocorre de forma diferente da qual estamos habituados: o professor separa alguns materiais para os alunos (textos, artigos, vídeos, filmes, podcasts, etc) sobre o tema e envia para os alunos. Os alunos devem, então, estudar esse conteúdo por conta própria. Depois disso, os alunos interagem com o professor, que traz o conteúdo e a discussão para a sala de aula.

Como fazer a sala de aula invertida?

Para aplicar a metodologia da sala de aula invertida, tem-se o flipped classroom field guide, que é um compilado de práticas sugeridas. O primeiro passo, com certeza, é o planejamento – tal qual ocorre nas metodologias mais comuns.

Depois disso, o professor deve pesquisar o material de fontes confiáveis que irá sugerir aos alunos e deverá estar atualizado nas novidades relacionadas à tecnologias disponíveis para o aprendizado. Depois disso, deve instrui-los à leitura e à imersão no conteúdo, explicando o que é a metodologia e como funcionará a dinâmica de aprendizado.

Mesmo havendo muitas maneiras de implementar a sala de aula invertida, estudos mostram que as mais bem sucedidas são aquelas que apresentam maneiras criativas de aumentar o tempo de envolvimento do aluno,

Dessa forma, é importante que, em sala de aula, haja a realização de atividades que envolvam uma quantidade significativa de questionários, discussões entre os alunos, resolução de problemas e outras atividades de aprendizagem ativa.

Essas atividades forçam os alunos a recuperar, aprofundar e aplicar o que foi aprendido fora da sala de aula. Como elemento importante do processo, nessas dinâmicas, os alunos recebem feedback em tempo real. Essa é uma oportunidade valiosa de aprendizado para os alunos. Portanto, crie amplas possibilidades para esses intercâmbios – seja entre alunos e/ou entre alunos e professor.

Destaco aqui que essas atividades devem usar o material trabalhado fora de sala de aula, mas não devem apenas repeti-los! E, para que haja sucesso, é necessário que as dinâmicas em sala de aula sejam bem planejadas e estruturadas.

Influência da tecnologia da informação na sala de aula invertida

É sabido que a tecnologia da informação é uma grande aliada ao processo de ensino. Ao passo que trazem muitas distrações aos estudantes, as ferramentas tecnológicas promovem, também, ambientes diferentes e interativos de aprendizagem.

Com a ajuda da tecnologia, os alunos podem produzir e interagir com conteúdos gerados por outros e por eles mesmos de diferentes maneiras. O professor instrutor deve incentivar os alunos a usarem sua criatividade na maneira como compartilham e interagem esse conteúdo.

É importante lembrar, no entanto, que nem todos os alunos têm acesso a tecnologias básicas – como computadores bons ou internet com alta velocidade. Ciente disso, certifique-se também que os alunos entendam a tecnologia antes de pedir que eles a utilizem!

E você, como professor, não pense que a tecnologia irá reduzir o tempo dedicado às atividades na metodologia de sala de aula invertida. Muitos professores relatam investir mais tempo em suas disciplinas – pelo menos no início do processo, em razão da criação de atividades. Não é a tecnologia que vai impulsionar o sucesso dessa aprendizagem combinada e, sim a pedagogia envolvida.

Vantagens e desvantagens da sala de aula invertida

Você já viu que a sala de aula invertida é uma metodologia que busca fazer o aluno como responsável pelo primeiro conteúdo com um novo tema. Dessa forma, na maioria das salas de aula invertidas, os alunos compreendem o conteúdo fora da classe e participam de atividades de aprendizagem engajadas dentro da classe.

Essa metodologia é importante no processo de ensino-aprendizagem pois permite que os professores envolvam seus alunos com práticas de aprendizagem baseadas em evidências que podem melhorar significativamente os resultados dos alunos.

Trata-se, portanto, de uma forma de trazer o aluno como expoente de seu conhecimento e que tem caído no gosto dos estudantes, pois eles podem acompanhar o conteúdo de acordo com seu ritmo e a partir de fontes que têm mais afinidade (eu, por exemplo, aprendo lendo, mas o meu irmão tem mais facilidade em aprender vendo vídeos).

Entretanto, existem algumas desvantagens. Ao abordarmos a relação das tecnologias da informação com a sala de aula invertida, mencionamos a primeira delas: é necessário que os alunos tenham um mínimo de acesso à tecnologias para que esse modelo possa ser aplicado. Não adianta promover diferentes ferramentas de ensino-aprendizagem se os alunos não tiverem como e nem souberem acessá-las.

Outra desvantagem – pelo menos no início do processo – está relacionada à autodisciplina dos estudantes! Em estudos, professores relataram a dificuldade em fazer com que seus alunos concluam as atividades pré-sala de aula e cheguem em sala de aula despreparados. Uma forma de contornar esse problema é estimular os alunos e destacar a importância dessa atividade. Uma forma bastante utilizada é o incentivo para que os alunos assistam a vídeos ou leiam os materiais em grupos – online, mesmo!

Considerações Finais

As salas de aula invertidas são uma forma de aprendizagem combinada, na qual o aluno é o elemento inicial do seu processo de aprendizagem: o professor compartilha materiais que devem ser estudados e, posteriormente, traz o aluno para a discussão e para a prática do conteúdo aprendido.

Trata-se de uma metodologia ativa que tem apresentado resultados significativos no desempenho dos estudantes, ainda mais em tempos de pandemia e de tecnologias. A tecnologia vem como um elemento extra e facilitador nesse processo, mas lembre-se que é a pedagogia que vai impulsionar o sucesso da sala de aula invertida.

Você já viu que a sala de aula invertida é uma metodologia que busca fazer o aluno como responsável pelo primeiro conteúdo com um novo tema. Dessa forma, na maioria das salas de aula invertidas, os alunos compreendem o conteúdo fora da classe e participam de atividades de aprendizagem engajadas dentro da classe.

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