Se você não era adepto do uso de tecnologia na educação, em 2020 você deve ter criado algumas rugas. Neste ano, estamos vivendo uma pandemia que assola o mundo todo e que tem como principal meio de prevenção o isolamento social – isto é, cada um que pode deve ficar em sua casa.
A educação, como um processo de desenvolvimento humano, técnico, científico e social, é fundamental para o crescimento e desenvolvimento (singular e coletivo) para os propósitos sociocultural e político-econômico de uma sociedade. Nesse momento de pandemia, continua sendo essencial para o coletivo de pessoas, mas requer que se desenvolva a partir de outros recursos que não demande que a população saia de casa para estudar. Dessa forma, instituições, professores e alunos precisaram se adequar a essa realidade para que o ensino possa fluir em novas formas de organização.
Tecnologia na Educação e o Futuro
As instituições de ensino em todos os níveis de escolarização têm como uma de suas funções a formação do cidadão para o mundo – e, nessa formação, prospectar os desafios que são factuais de ocorrer. Nesse sentido, os novos modos de organizar e desenvolver o processo de ensino, em tempos de pandemia, constitui uma tarefa que as instituições de ensino precisam observar e implementar. Contudo, como nessa Covid-19, ainda é tudo novo e incerto, todos os processos requerem reflexão e alternativas viáveis em sua continuidade e mudanças. Esses processos, tanto de adaptação quanto de mudanças irão exigir de todos participação e disponibilidade para o novo.
Nesse contexto, a maioria das instituições de ensino, por mais organizadas e com um planejamento de atividades sistematizadas, foram pegas de surpresa, pois não possuíam protocolos e/ou sistemas interativos para transformar o modelo de ensino presencial em totalmente digital – e à distância. Apesar dessa situação ter causado estranhamento à muitos, a inclusão da sala de aula digital é uma oportunidade de rever modos e processos com perspectivas de reformulações e benefícios a serem investigados.
Atualmente a tecnologia está presente na vida da grande maioria das pessoas e instituições, e é quase raro encontrar alguém que não tenha um celular ou que ainda não tenha utilizado aplicativos de diálogos ou de atividades comerciais. Considerando esse aspecto, a tecnologia tem promovido uma facilitação no processo de introdução de novas metodologias no processo educacional: os alunos têm demonstrado uma certa facilidade em lidar com aparelhos e redes, o que possibilita uma maior aderência às salas de aulas virtuais.
A partir dessa perspectiva, as discussões sobre o uso de tecnologias no processo educativo assumem novas dimensões, as quais podem se situar entre os desafios e os resultados dessa proposta. Contudo uma questão passa a assumir centralidade no processo ensino-aprendizagem: considerando a diversidade nos aspectos da cognição quais as formas mais adequadas de socializar e tornar produtiva as aprendizagens para a realidade dos estudantes?
Essa é uma questão desafiadora para a organização dos processos pedagógicos que se orientam na educação como um princípio emancipatório e democrático.
Vantagens no uso de tecnologias na educação
São diversas as vantagens do uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, vamos conhecer algumas delas?
O desenvolvimento de tecnologias da informação permite que diferentes plataformas e ferramentas sejam desenvolvidas e utilizadas no processo educacional. E-books, videoaulas (ao vivo e gravadas), podcasts, games como nossos jogos empresariais, entre outros.
O mundo digital permite criar possibilidades diferentes de ensino – e isso tende a promover a adesão dos estudantes, pois eles podem encontrar, nessas diferentes possibilidades, uma estratégia que se associe à forma mais adequada ou a que ele tem mais facilidade de aprendizado (lembrando que a aprendizagem pode ocorrer pelos diferentes sentidos: audição, visual, leitura, comunicação, escrita, cinestésica). O importante é sempre buscar algo que se diferencie de aprendizagens mecânicas, trazendo informações significativas para que os conteúdos da aprendizagem possam ser utilizados quando necessários.
É inegável que, nesse aspecto, as tecnologias se revestem de um meio para promover a aprendizagem o que lhe atribui um aspecto de vantagem ao acesso dos conteúdos de aprendizagem.
Uma outra vantagem no uso das tecnologias é a atualização das dinâmicas de interação decorrentes dos jogos de ensino. A utilização de jogos de conteúdos (gamificação) é uma estratégia que permite que os alunos se divirtam enquanto aprendem. É um processo interativo e que gera engajamento dos alunos enquanto estudam. Essa dinâmica permite, além dos processos de aprendizagem, as interações de criatividade, em que novas estratégias ou ações podem requerer novos conteúdos e interações.
Além disso, a criação de canais de comunicação entre professores e alunos, como uma estratégia de organização didático-pedagógica – como as redes sociais educacionais – permitem que as dúvidas sejam esclarecidas com maior agilidade, na relação tempo e distância.
Apesar de haver vantagens, é importante salientar que os profissionais da educação precisam acompanhar essas alternativas tecnológicas a fim de que as aulas digitais não sejam meramente expositivas. É importante destacar que a aula expositiva e a aula expositiva dialogada possuem valor significativo como estratégia de apresentação e discussão de conteúdos de aprendizagem, mas para que se possa explorar esse mundo digital com todos os seus benefícios, o professor precisa, além de entender os elementos que pode utilizar para que o aluno interaja no processo ensino-aprendizagem digital, de suporte de infraestrutura na estrutura organizacional do sistema de ensino.
Concluindo
Atualmente, não se pode dissociar processo educativo de tecnologia, pois esta pode ser uma aliada à forma como o ensino é realizado. O avanço das tecnologias permitiu que a educação contemple diferentes instrumentos de ensino, envolvendo e engajando os alunos – muitas vezes ainda não motivados e envolvidos em informações que hoje são facilmente acessíveis e disponibilizadas. Além dos ganhos de escala – pois com o uso de tecnologias é possível atingir estudantes de diferentes locais, os ganhos advindos com os mais diversos recursos tecnológicos como estratégias de ensino-aprendizagem permitem que estudantes identifiquem quais as formais mais eficientes de apreensão e retenção de conteúdo – e consumam esse tipo de produto: o processo torna-se mais dinâmico e eficiente.
Ressalta-se ainda, que os investimentos em infraestrutura são requeridos para a oferta e implementação da modalidade de ensino digital, assim como, processos de formação continuada de professores para dimensionar a organização didático-pedagógica dos conteúdos do processo de escolarização.
Fica o desafio de não deixar “nenhum a menos” e, para tanto, as condições objetivas e estruturais de acesso às tecnologias precisam ser garantidoras!!!! Ficam o desafio e as possibilidades!!!
Olá! Quem é o autor do texto?, gostaria de citar em um artigo.
Sem dúvida, é importante estarmos atentos a tudo descrito no artigo, a tecnologia vem justamente como uma ferramenta útil para facilitar nossa vida, isso se reflete na educação e sem dúvidas temos que arranjar formas eficientes de utilizar ela democratizando ainda mais o ensino para todos!