Em nosso dia a dia precisamos tomar diversas decisões, que nem sempre são fáceis e, podemos perceber, que no ambiente empresarial não é diferente. Depois de ler este artigo, você vai ver que sempre aplicou a análise SWOT na sua vida toda e não sabia, quer ver?

Matriz SWOT

A Matriz SWOT é uma ferramenta originária da Administração Clássica. Seu nome é uma sigla de 4 palavras inglesas: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). O objetivo principal, após sua elaboração, é conseguir observar a empresa como um todo, sobre diversas perspectivas e, a partir daí, fazer uma análise detalhada dos próximos caminhos a serem seguidos.

Em grandes empresas este tipo de análise já é muito difundido e o alto escalão consegue identificar todas as variáveis de uma maneira clara e objetiva, sendo elaborado junto com os demais pontos do Planejamento Estratégico da empresa.

Por outro lado, empresas de pequeno e médio porte já não tem tanta facilidade, porém é possível sim, inserir a cultura estratégica desde o início em empresas que estão começando, para que elas consigam se desenvolver e crescer cada vez mais e se destacar no seu ramo de atuação.

Como é feita a Análise SWOT

Para começarmos a entender um pouco mais como é feita a Análise SWOT, também conhecida como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), veja a figura a seguir.

O fator mais difícil deste tipo de análise é identificar os aspectos demonstrados nessa matriz, pois nem sempre está claro o que são forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da empresa, então vejamos a seguir.

  • FORÇA: neste item iremos listar tudo que a empresa tem de pontos fortes, como: preços competitivos, conhecimento de mercado, qualidade de produto, comunicação, dentre outros.
  • OPORTUNIDADES: aqui, podemos identificar todas os itens que podem estar a nosso favor, como: diferencial da marca, crescimento de novos empresários, formação de novas parcerias.
  • FRAQUEZAS: você irá listar tudo aquilo em que a empresa precisa melhorar, como: falta de mão de obra qualificada, lucro reduzido, não saber quais são seus custos diretos e indiretos.
  • AMEAÇAS: neste item, é tudo que está alheio a empresa, que precisa ser estudado com muito cuidado, como: concorrência, mudanças na legislação, novas tecnologias, alterações culturais.

Mas não se engane, saber identificar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças não é uma tarefa fácil. E, é por isso, nem sempre as pequenas e médias empresas conseguem utilizar esta ferramenta com eficácia.

A identificação de todos os pontos da análise SWOT por si só não tem serventia nenhuma se você não colocar em prática alguma ação. O objetivo principal é a partir desses pontos maximizar o que há de melhor na sua empresa e minimizar os pontos fracos identificados.

Sendo assim, após a elaboração da matriz SWOT é preciso fazer a análise, mas como podemos fazer isso?

A partir dos dados coletados você consegue:

  • Fazer uma análise do mercado no qual está inserido;
  • Definir algumas estratégias de curto, médio e longo prazo;
  • Elaborar metas para cada estratégia estipulada;
  • Por fim, o alcance do resultado esperado.

Viu como é simples elaborar e analisar a Matriz SWOT? Lembre-se que para tomarmos diversas decisões esse tipo de análise é muito recomendado, principalmente quando estamos elaborando o Planejamento Estratégico da nossa empresa. É ela quem irá definir os próximos passos e, consequentemente, o sucesso neste caminho empreendedor.

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