Se há um assunto que é consenso entre 10 em cada 10 empresários é que EDUCAÇÃO e EMPREENDEDORISMO deveriam andar de mãos dadas. Empreender é um processo complexo e que demanda diferentes tipos de conhecimento. Não basta ter um produto legal em um mercado disposto a adquiri-lo. Se você não souber gerir a sua empresa, as chances de fracasso são grandes. É por isso que entendemos que a gamificação é um processo tão relevante no processo educativo.

Nesse artigo, vamos te explicar o que é a gamificação e quais são os seus benefícios. Vamos lá?

O que é gamificação?

A gamificação vem do inglês gamification e consiste no uso de elementos de jogos para atingir um objetivo. Pode ser utilizado por universidades, empresas e até mesmo por pessoas que buscam aprimorar e testar seus conhecimentos a partir de desafios.

O objetivo principal da gamificação é aumentar o engajamento das pessoas sobre um determinado assunto, despertando a curiosidade dos envolvidos nas dinâmicas. Os resultados do processo de gamificação são importantes e auxiliam no desenvolvimento pessoal e até profissional dos participantes.

Você sabia?

O famoso jogo Minecraft, onde você se aventura por um mundo criado por blocos – de terra, pedra, areia ou outros elementos da natureza – é muito comum entre crianças e adolescentes e essa fama despertou interesse também de educadores. Isso mesmo! O Minecraft possui uma versão chamada Minecraft Education Edition (ou MinecraftEDU) e, nessa versão, o educador pode criar diferentes propostas pedagógicas a fim de que os alunos se interessem pelo conteúdo e, assim, seja criada uma maior interação em sala de aula.

Arquétipos de Bartle

Richard Bartle é um escritor e pesquisador inglês que estudou a interação existente no uso de games como ferramenta de engajamento e motivação. De acordo com Bartle, existem quatro arquétipos (ou quatro tipos de jogadores) que são identificados em um game:

  • Os assassinos: utilizam suas habilidades para derrotar os outros jogadores – e essa é sua maior motivação para o jogo. Quadros de liderança e rankings são elementos que geram engajamento para esse tipo de jogador.
  • Os exploradores: buscam descobrir todos os aspectos do jogo e o desconhecido, explorando cada detalhe do jogo. Se engajam a partir de conquistas que outros não realizam.
  • Os socializadores: mantêm seu foco na socialização, isto é, nas relações que estabelecem com outros jogadores e com os networks que podem realizar. Se engajam com chats e listas de contatos.
  • Os empreendedores: jogam para obter status e atingir as metas definidas – seja de forma rápida e/ou de forma completa. Conquistar as metas é o que engaja esse tipo de jogador.

Cada jogador possui uma motivação específica e, às vezes, alguns jogadores possuem mais de um arquétipo. Você identifica qual é o seu? Conta pra gente: o que te motiva a jogar?

Como se “usa” gamificação

Seja para aumentar seus conhecimentos, para motivar equipes em sua empresa ou seja para desenvolver habilidades em alunos, o primeiro passo para a utilização da gamificação é entender qual objetivo se busca atingir.

Com um objetivo bem definido, você pode desenvolver um jogo ou utilizar algum preexistente, pensando sempre em três elementos importantes: metas, regras e feedback.

  • A meta consiste no MOTIVO pelo qual o participante está no jogo.
  • As regras apresentam as DIRETRIZES do jogo.
  • O feedback mostra aos jogadores o seu desempenho e PROGRESO em relação à meta estabelecida.

Com esses três elementos bem estruturados, você poderá elaborar um game e utilizar como dinâmica em alguma atividade. É um processo interessante e, que de acordo com estudos, tem trazido resultados animadores!

Benefícios da gamificação

A gamificação promove diferentes benefícios, desde o desenvolvimento de habilidades pessoais e interpessoais como o desenvolvimento de conhecimentos técnicos sobre determinado tema. Temos como exemplo o uso de jogos de empresa para testar as dinâmicas empresariais, como o Simulare. Nos jogos de empresa, os participantes precisam alinhar todos os conjuntos envolvidos numa simples transação de compra e venda: produto, políticas e mercado. A partir de cada um desses conjuntos, são tomadas decisões que envolvem itens como a compra de insumos, a definição de preço de venda, o mercado de atuação, a inserção de propagandas, etc.

A gamificação permite que os participantes aprendam as rotinas de uma empresa, por exemplo, praticando a partir de um jogo – onde podem jogar sozinhos ou em uma competição (falando nisso, você já ouviu falar do Torneio Empreendedor?). Por permitir que os jogadores tenham um feedback daquilo que estão fazendo, o participante se mantém motivado e engajado – e isso é o principal benefício do uso dessa ferramenta.

Conclusão

A gamificação é uma ferramenta na qual são utilizados elementos de jogos para atingir um objetivo. Pode ser utilizada em ambientes corporativos, ambientes educacionais ou até mesmo por pessoas que buscam aprimorar suas habilidades em um determinado assunto. Pesquisadores mostram que existem 4 tipos de jogadores (assassinos, exploradores, socializadores e empreendedores) e cada um desses tipos reflete a motivação do participante no jogo.

A gamificação é uma estratégia interessante e que traz interesse e engajamento dos participantes.

EnglishPortugueseSpanish